terça-feira, 20 de março de 2018



20 de março | Dia Mundial da Higiene Oral

Saúde Oral nas Bibliotecas Escolares (SOBE)

No âmbito do projeto SOBE (Saúde Oral na Biblioteca Escolar), no 1º período, foram atribuídos kits de higiene oral, com escova de dentes, pasta e conselhos de escovagem, a todos os alunos do JI e do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Escariz. Nessa altura iniciou-se a sensibilização à importância dos cuidados a ter com a higiene oral e solicitou-se a sua implementação nos vários estabelecimentos de ensino. Os dinamizadores do projeto apelaram ainda a que se faça esta implementação de forma correta e sistemática e distribuíram os cheques dentista. Como em anos anteriores, com o intuito de promover boas práticas envolvendo a comunidade educativa, têm sido realizadas ações de sensibilização sobre a temática; promoção e sessões de leitura, quer a partir de sugestões formuladas no manual SOBE,  quer a partir de outros documentos que integram o fundo documental das BE e da BM. 

No dia 20 de março, Dia Mundial da Higiene Oral, foi tempo para sensibilizar os grupos que passaram pela Biblioteca com a leitura e exploração das mensagens contidas num jogo de cartas. Mais uma vez o lúdico serviu um propósito nesta sensibilização.


Nos próximos dias 22 e 23 de março, durante as Jornadas do Conhecimento, altura em que todos os alunos visitam a escola Sede do Agrupamento, a BEE levará a cabo mais uma atividade neste sentido, uma encenação para sensibilizar alunos da educação Pré-escolar e do 1º CEB e que contará com o apoio da docente de Educação Musical, Orlanda Sá, e da sua turma do 6º ano. A temática será explorada aliando leitura, música e teatro, tendo por base o livro "Dentinho, dentola, dentão" de José Fanha. 
Assim se dará mais um passo na promoção da saúde oral!

Sem comentários:

Enviar um comentário