terça-feira, 24 de abril de 2018

23 de abril | Dia Mundial do Livro e dos Direitos do autor


"Dar Imagem à Palavra" Uma atividade de mão dada com a criação e a liberdade de expressão

Abordagem ao tema e sua exploração no atelier desenvolvido na Biblioteca no dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro
Dar imagem à palavra, uma atividade inserida no âmbito do "Aprender com a Biblioteca Escolar", dinamizada pela professora Sara Alves, uma atividade que envolveu 2 turmas do 8º ano (A e D), propondo abraçar a liberdade de expressão mas também a responsabilidade de valorizar o livro enquanto objeto de criação de autores e ilustradores. 



"Ao celebrarmos o livro, celebramos atividades – escrita, leitura, tradução, publicação – através das quais o ser humano se eleva e se realiza; e celebramos, fundamentalmente, as liberdades que as tornam possíveis. O livro é o ponto de encontro das mais essenciais liberdades humanas, nomeadamente a liberdade de expressão e de edição."

Audrey Azoulay, Diretora Geral da UNESCO 

  
Este pequeno trecho retirado da comemoração de 23 de abril de 2018,  leva-nos ao dia 25 de abril, o dia da liberdade, o dia em que em 2018 se comemoram 44 anos de democracia.


Celebremos o livro e a leitura, a liberdade e a expressão e não esqueçamos os nossos direitos mas também os nossos deveres de cidadãos.


E para a promoção da cidadania aderimos a "Miúdos a votos" 





A Biblioteca preparou este dia de acordo com os procedimentos propostos pelo projeto "Miúdos a votos" a que a nossa Escola Básica e Secundária de Escariz aderiu e durante o dia 23 forma muitos os alunos que se deslocaram às mesas de voto para exercerem o seu direito nesta escolha.





Sem comentários:

Enviar um comentário