Concursos

Ano letivo 2017/18

CONCURSO DE FOTOGRAFIA “A NATUREZA NO SEU ESPLENDOR”


Leitor do período 

Com este concurso pretende-se:
  • Incentivar a requisição domiciliária;
  • Estimular o gosto pela leitura e pela escrita;
  • Premiar os leitores mais aplicados.











Ano letivo 2016/17

Escritor do mês - Abril 2017


Escritor do mês - Março 2017

Quero Saber - Março 2017


Escritor do mês - Fevereiro


Quero Saber - Fevereiro 2017


Quero Saber - Janeiro 2017

 

Escritor do mês - Janeiro

 

Escritor  do mês - novembro


Quero Saber - Outubro / Novembro

Escritor do mês - Outubro


Quero Saber - Setembro / Outubro


7 dias, 7 dicas sobre os medias 

Regulamento (PDF)

Concurso "Quadras de S. Martinho"

Regulamento (PDF)

BiblioMascote

Regulamento (PDF)

Dá Voz à Letra

e ganha uma viagem a Londres!


Grava um vídeo com a duração máxima de 3 minutos a ler, em voz alta, um texto à tua escolha.
Envia o teu vídeo entre 28 de setembro e 30 de outubro de 2015 (15h00GMT)
e habilita-te a uma viagem a Londres para 2 pessoas!


CANDIDATURAS ABERTAS ATÉ 30 DE OUTUBRO de 2015

“Basta ler em voz alta o texto que mais gostas”
O Concurso Dá Voz à Letra é organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian, em cooperação com a Câmara Municipal do Porto, através da ação do Pelouro da Cultura, e a Porto Editora. Destina-se a jovens entre os 13 e os 17 anos da Área Metropolitana do Porto.
Esta é a 2ª edição do: Dá Voz à Letra. A primeira edição decorreu o ano passado em Lisboa, contando com elevada adesão (mais de 400 candidaturas) por parte dos jovens da Área Metropolitana de Lisboa.
Não é mais um concurso de promoção da leitura ou da escrita. É um concurso de leitura para jovens, mas que terão que ser livres para apresentar o texto que preferem, e fazê-lo de forma inteligível.
Comprometer os jovens com a leitura é fácil? Não. É uma idade em que o prazer de ler está, geralmente, distante, tal o número de solicitações que as diferentes culturais juvenis promovem. Mas, por outro lado, tem um formato cativante. Os jovens terão que apresentar um pequeno vídeo de 3 minutos lendo o texto que mais gostam. Podem ler o texto e dizê-lo retirando-o da letra de uma canção, de um excerto de um conto, ou até de um texto seu que está publicado no seu perfil do facebook. Mas terão que convencer um júri que esse texto e essa apresentação têm uma força que se distingue. Assim, de uma forma aparentemente simples, pede-se a um jovem para selecionar, analisar, ler, dizer, construir uma narrativa, criar uma cumplicidade entre o texto e a voz, entre leitor e autor. O dá voz à letra dá relevo a faculdades que não são muito cultivadas no meio escolar, nomeadamente o estar em público, o falar em público, o ser capaz de construir através de um texto uma personagem, uma vida diferente às palavras pela interpretação, pela oralidade.
O que é que os jovens da Área Metropolitana do Porto, das escolas públicas ou privadas, terão que fazer para concorrer? Aceder ao site www.davozaletra.gulbenkian.pt e apresentar uma candidatura individual até ao dia 30 de outubro. Os jovens com melhor prestação serão apurados para uma semi-final e final, que culminará num grande espetáculo na Biblioteca Municipal Almeida Garrett que se realizará no dia 13 de fevereiro de 2016. Antes disso, serão preparados por reconhecidos peritos, como um coach de voz e um encenador. A melhor prestação será avaliada por um júri bem conhecido do público na final a realizar na BMAG. O prémio principal é uma viagem a Londres.

Sem comentários:

Enviar um comentário