Livro do Mês

Março 2018

Querido Gabriel
Com muito amor e uma narração profunda, o autor e narrador, Halfdan W. Freihow, descreve a complexa relação com o filho mais novo, Gabriel, a quem foi diagnosticado autismo aos três anos. Uma relação tocada por vezes pela frustração e pela incompreensão, mas feita de muita dedicação e de amor incondicional. Um testemunho doce e sincero sobre o poder do amor e dos laços familiares.
Pé de pai
Um pai é capaz de se transformar nas coisas mais incríveis: num trator, num escadote, num colchão ou num esfregão… Um livro da autoria de Isabel Minhós Martins e ilustrações de Bernardo Carvalho que olha de perto a relação de cumplicidade entre pai e filho. E que convida filhos e pais a descobrirem-se junto, ao virar de cada página.
O rei vai Nu
Com adaptação de Ana Oom e ilustração de Maria João Lopes, a história fala-nos de um rei, muito vadoso, que gostava de ser notado pela aparência, esquecendo o que era importante, governar o reino. Certo dia é posto à prova de forma exemplar. A narrativa incide sobre o papel de um mau exemplo que sobressai pela vaidade e ignorância.
As Primeiras-damas
Uma fotobiografia dos dezassete Presidentes da República Portuguesa desse 1911 até 2006. Trata-se de um acervo documental inédito que retrata a história dos Presidentes e o seu papel na política portuguesa destacando, de igual modo, os apetos familiares e menos conhecidos de cada um através das suas esposas.

Fevereiro 2018
Um panda muito só
Longe daqui, no interior da floresta húmida, vive um panda solitário, que queria ter um amigo, mas não sabia como. Talvez os outros animais lhe soubessem mostrar… Ele bem tenta fazer como os outros fazem, mas nada parece resultar. Uma linda história inspiradora sobre fazer amigos e sermos nós próprios.
O amor não pára p’ra jantar
Este livro pode ser sedutor, pode ser apaixonante, pode até ser inquietante. Pode ser alegre, pode ser fantasia, pode até parecer sem nexo sem princípio sem meio nem fim, ou pode ser da mais racional lógica. Pode despertar um desejo inesperado, trazer consigo o mais sublime dos sentimentos . Pode ser inebriante , sobre amores inimagináveis, ou arrastar-te para a normalidade que é o caos da rotina de um casal normal apaixonado e com muitas fantasias! Pode ser uma mistura de tudo isto. Mas é sem dúvida um livro que não te vai deixar indiferente. «O amor não pára p’ra jantar » é a primeira obra de Cândido Arouca sobre o amor, um tema inesgotável .Nesta obra todos os sentidos são explorados de uma forma às vezes provocadora mas irresistível!
Amantes debaixo de chuva
Depois do casamento do seu único filho, Júlia faz arrumações na casa e descobre um dos diários de quando era adolescente. Apercebe-se então do imenso vazio que, sem que ela tenha dado por isso, foi tomando conta da sua vida e transformando aquela jovem estudante de letras cheia de sonhos na dona de casa desiludida e decepcionada do presente. O choque e´ tal que Júlia desfaz um casamento que parece não ter já razão de ser e parte com destino a Stressa, uma pequena localidade no Norte de Itália onde espera encontrar-se e reflectir sobre o futuro. de quem a elegeu, sempre determinada a ver um Afeganistão democrático, onde as mulheres possam viver em liberdade e dignidade. Neste impressionante testemunho, Malalai Joya leva- nos ao interior do seu país e mostra-nos as situações de desespero que este povo tem de enfrentar diariamente. Descreve muitos dos actos de revolta que estão a ajudar o país a mudar: as mulheres que vão para a rua e protestam pacificamente contra a opressão em que vivem; os homens que protestam com elas de modo a que os fundamentalistas não as punam por andarem sozinhas; as famílias que dão o que podem à causa, nomeadamente as caves das suas casas para que possam servir de escolas clandestinas para raparigas, a quem é negado o acesso ao ensino.
Apaixonados 
Um maravilhoso livro escrito e ilustrado por Rébecca Dautremer.  Ernesto está apaixonado pela Salomé, mas não sabe como dizer-lhe. Todos querem dar a sua opinião. Apaixonar-se é...Um livro fascinante para entrar nos mistérios e segredos do amor.

Janeiro 2018
O ano da morte de Ricardo Reis
Um tempo múltiplo. Labiríntico. As histórias das sociedades humanas. Ricardo Reis chega a Lisboa em finais de dezembro de 1935. Fica até setembro de 1936. Uma personagem vinda de uma outra ficção, a da heteronímia de Fernando Pessoa. E um movimento inverso, logo a começar: «Aqui onde o mar se acaba e a terra principia»; o virar ao contrário o verso de Camões: «Onde a terra acaba e o mar começa.» Em Camões, o movimento é da terra para o mar; no livro de Saramago temos Ricardo Reis a regressar a Portugal por mar. É substituído o movimento épico da partida. Mais uma vez, a história na escrita de Saramago. E as relações entre a vida e a morte. Ricardo Reis chega a Lisboa em finais de dezembro e Fernando Pessoa morreu a 30 de novembro. Ricardo Reis visita-o ao cemitério. Um tempo complexo. O fascismo consolida-se em Portugal.
Vou amar-te para sempre
O Ursinho vai partir com a mãe para conhecer o mundo. 
Através das várias estações do ano, os dois percorrem terras distantes lindas e encontram novos animais. 
Há tanto por descobrir! 
"Um dia terás uma grande aventura só´ tua", diz a Mamã Ursa ao filhote. 
Mas será o seu amor capaz de o alcançar quando estiver longe? 
Um livro sobre autonomia e a inquebrável ligação entre pais e filhos.
O Gigante - Secreto do Avô
Autor vencedor do prémio Melhor Livro Ilustrado da Waterstones Quando o avô lhe diz que existe um gigante escondido na sua cidade, que ajuda toda a gente em segredo, o Billy não acredita. Por isso, decide procurá-lo. Mas quando finalmente o vê com os seus próprios olhos, ele fica aterrorizado! O que o Billy não sabe é que aquele enorme e assustador gigante está prestes a ensinar-lhe uma importante lição... Divertida e ternurenta, esta é uma história GIGANTE sobre a amizade e a aceitação da diferença, que não vai deixar ficar ninguém indiferente. 

Quando Lisboa Tremeu
Lisboa, 1 de Novembro de 1755. A manhã nasce calma na cidade, mas na prisão da Inquisição, no Rossio, irmã Margarida, uma jovem freira condenada a morrer na fogueira, tenta enforcar-se na sua cela. Na sua casa em Santa Catarina, Hugh Gold, um capitão inglês, observa o rio e sonha com os seus tempos de marinheiro. Na Igreja de São Vicente de Fora, antes da missa começar, um rapaz zanga-se com sua mãe porque quer voltar a casa para ir buscar a sua irmã gémea. Em Belém, um ajudante de escrivão assiste à missa, na presença do Rei D. José. E, no Limoeiro, o pirata Santamaria envolve-se numa luta feroz com um gangue de desertores espanhóis. 
De repente, às nove e meia da manhã, a cidade começa a tremer. Com uma violência nunca vista, a terra esventra-se, as casa caem, os tectos das igrejas abatem, e o caos gera-se, matando milhares. Nas horas seguintes, uma onda gigante submerge o terreiro do Paço e durante vários dias incêndios colossais vão atemorizar a capital do reino. Perdidos e atordoados, os sobreviventes andam pelas ruas, à procura dos seus destinos. Enquanto Sebastião José de Carvalho e Melo tenta reorganizar a cidade, um pirata e uma freira tentam fugir da justiça, um inglês tenta encontrar o seu dinheiro e um rapaz de doze anos tenta encontrar a sua irmã gémea, soterrada nos escombros.

Dezembro 2017

Cidades de Papel
Quentin Jacobsen e Margo Roth Spiegelman são vizinhos e amigos de infância, mas há vários anos que não convivem de perto. Agora que se reencontraram, as velhas cumplicidades são reavivadas, e Margot consegue convencer Quentin a segui-la num engenhoso esquema de vingança. Mas Margot, sempre misteriosa, desaparece inesperadamente, deixando a Quentin uma série de elaboradas pistas que ele terá de descodificar se quiser alguma vez voltar a vê-la. Mas quanto mais perto Quentin está de a encontrar, mais se apercebe de que desconhece quem é verdadeiramente a enigmática Margot. Cidades de Papel é um romance entusiasmante, sobre a liberdade, o amor e o fim da adolescência.
Eu e Tu
Reinvenção contemporânea de uma fábula inglesa do século XIX, este livro reconta a célebre história dos três ursos e da menina dos "caracóis dourados" que lhes invade a casa, come da sua comida e dorme nas suas camas, com uma reviravolta moderna e actual...
As Famílias Não São Todas Iguais
Neste livro interactivo, as crianças vão abrindo janelas, girando rodas e seguindo setas que as conduzirão à conclusão de que existem diferentes tipos de famílias
Para que serve o ouriço?
Num passeio pelo campo, um menino encontra um ouriço. Feliz, resolve levá-lo para casa e pensa em mil e uma coisas que poderá fazer com ele. Mas o ouriço parece estar triste... E o menino descobre, finalmente, para o que é que ele serve. Queres saber o que ele fez ao seu novo amigo?
Vaticanum
Um comando do Estado Islâmico entra clandestinamente no Vaticano e o papa desaparece. Horas depois surge na Internet um vídeo em que os terroristas mostram o sumo pontífice em cativeiro e fazem um anúncio chocante. O papa será decapitado em direto à meia-noite.O relógio começa a contar.O rapto do papa desencadeia o caos. Milhões de pessoas saem às ruas, os atentados sucedem-se, multiplicam-se os confrontos entre cristãos e muçulmanos, vários países preparam-se para a guerra. Apanhado no epicentro da crise quando trabalha nas catacumbas da Basílica de São Pedro, Tomás Noronha vê-se envolvido na investigação para descobrir o paradeiro do papa e cruza-se com um nome enigmático. OMISSIS A pista irá conduzi-lo ao segredo mais sombrio da Santa Sé. Usando informação genuína para nos revelar o que se esconde nos bastidores do Vaticano, o escritor favorito dos portugueses está de regresso com o thriller do ano. Com "Vaticanum", José Rodrigues dos Santos mostra uma vez mais por que razão é considerado o mestre do mistério real.

Novembro 2017

A cidade que queria viver no campo
Ela nasceu casinha. E sempre que a primavera a visitava, o seu regaço florescia.Mas quando as pessoas chegaram, a saia verde que ela vestia começou a transformar-se. As casas espreguiçaram-se, as ruas alargaram-se e as janelas entreabriram-se com o sopro das histórias que moravam dentro. Numa das janelas havia um menino que passava as tardes inteiras a conversar com a sua amiga. Até ao dia em que ele teve de partir.
Cem anos de solidão
"Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o coronel Aureliano Buendía haveria de recordar aquela tarde remota em que o pai o levou a conhecer o gelo." Com estas palavras - tão célebres já como as palavras iniciais do Dom Quixote ou de À Procura do Tempo Perdido - começam estes Cem Anos de Solidão, obra-prima da literatura comtemporânea, traduzida em todas as línguas do mundo, que consagrou definitivamente Gabriel García Márquez como um dos maiores escritores do nosso tempo.
DIAeBETES e a Escola da Amizade
Olhando a Escola e como esfera privilegiada de Cidadania(s), Suporte Social na Doença e potenciadoras de Saúde, esta história procura (in)formar acerca de noções básicas sobre diabetes tipo 1 e cuidados básicos na prevenção da diabetes tipo 2. Para uma escola inclusiva é preciso envolver todos os seus elementos e promover (in)formação acerca da diabetes, esclarecendo dúvidas, desmistificando e fazendo mais. Afinal, se A Diabetes Existe, a Inclusão Persiste...
Caderno de educação financeira
Este caderno tem como objetivo apoiar os alunos e os professores do 1º ciclo do ensino básico na implementação de conteúdos definidos no Referencial de Educação Financeira (REF) para este ciclo de ensino. Através de um conjunto de situações vividas pelo Tomás e pela Clara com a sua família, são abordados de uma forma lúdico-didática os temas/subtemas - Necessidades e Desejos, Despesas e Rendimentos, Poupança, Risco e Incerteza e Meios de Pagamento
 Outubro 2017
A Buxa Mimi no Inverno
Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura Educação pré-escolar. Leitura com apoio do educador ou dos pais A bruxa Mimi e o seu gato Rogério estão fartos do Inverno. O jardim está coberto de neve, a fonte congelou, das árvores...
Tu és aquilo que comes
Sim, é mesmo verdade - nós somos aquilo que comemos! Tudo aquilo que ingerimos afecta o nosso organismo, o modo como este funciona, o seu aspecto e o seu bem ...
Dicionário por Imagens da Música
Livro Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura. Educação Pré-Escolar, 1º e 2º Anos de Escolaridade. Apoio a projectos relacionados com Música / Artes...



27 Histórias para comer a sopa
Mesmo que a sopa tenha pouco sal, podemos sempre torná-la mais apetecível contando uma história. E se forem 27, ainda melhor ...
Maio de 2017 
Os filhos da Roda
Décadas atrás, todos nós ouvíamos da boca dos nossos avós, frequentes alusões aos "meninos da roda", às "crianças expostas" ou "abandonadas"...
Quem quer ser Bilionário
Na história do jovem Ram concentra-se toda a comédia, a tragédia, a alegria e a amargura da Índia moderna. Passado na Índia contemporânea, Quem Quer Ser Bilionário? é uma mistura de comédia, drama e romance que revela as extraordinárias e insuspeitas formas que nos permitem saber aquilo que sabemos.


Amigos do peito
Neste livro somos levados pela mão de um menino que mora num bairro como tantos outros. Ele quer falar-nos de amigos, amigos do peito. Para isso, o menino leva-nos pelas ruas do seu bairro. Por sinal, este bairro é muito parecido com o nosso: há uma escola, um bar, uma casa à esquina, um jardim, prédios. Mas as ruas e as casas não são a única coisas que nos parecem familiares, também a voz do menino nos soa familiar, bastante semelhante à nossa… E os amigos de quem ele fala parecem ser os nossos, porque todos temos amigos do peito e todos brincamos com eles num bairro qualquer: este espaço comum que nos recorda que somos todos feitos de amigos e sítios, e que nos faz estremecer por dentro quando os revemos. Um texto poético de Cláudio Thebas maravilhosamente interpretado e amplificado nas belíssimas ilustrações de Violeta Lópiz.

Grande Coisa
O Billy tem um problema (infelizmente bastante comum): é um rapaz extremamente difícil de contentar. O pai esforça-se, mostrando-lhe as coisas mais espantosas do mundo, mas o Billy a tudo responde com um enfadonho encolher de ombros e um lacónico “Grande Coisa.” É verdade que os pais podem ter uma paciência infinita – e o pai do Billy parece tê-la – mas, há momentos em que um pai tem mesmo de tomar medidas drásticas. Veremos como reagirá o Billy à solução do pai... e se terá de engolir as suas próprias palavras (se isso chegar a acontecer diremos também como ele... Grande Coisa!). Um livro em que pais e filhos facilmente se reconhecerão... e que fará rir leitores de todas as idades.

Março de 2017 

Pé de Pai
Um pai é capaz de se transformar nas coisas mais incríveis: num tractor, num escadote, num colchão ou num esfregão... Um livro que olha de perto a relação de cumplicidade entre pai e filho. E que convida filhos e pais a descobrirem-se juntos ao virar de cada página. 
Fiz das pernas coração
«Os catorze contos reunidos neste livro provêm da tradição oral portuguesa, muito embora, em outras versões, alguns possam pertencer também à literatura popular de outros países e culturas, como é comum acontecer. Na selecção dos textos, procurei contemplar diferentes tipos de narrativas, nomeadamente os contos de encantamento, as histórias de animais, as lendas e as facécias. Sendo esta última uma categoria em que a nossa tradição oral é, a meu ver, particularmente rica, optei por lhe dar algum relevo, na convicção também de que o carácter jocoso e burlesco de tais contos poderia conferir à colectânea uma tonalidade mais humorística do que é habitual em obras deste tipo. [...]»


Brincar também é poesia
Este livro é um conjunto de poemas que foram escolhidos ao longo de anos de trabalho com crianças.


O diário da nossa paixão
Nicholas Sparks, o jovem autor deste inesperado bestseller, nunca esqueceu o ensinamento que a relação amorosa dos pais da sua mulher, casados há mais de 62 anos, lhe transmitiu - a possibilidade de viver em estado de paixão mesmo depois de vários anos de convívio. Foi por isso que decidiu escrever este comovente romance de amor que acompanha o enamoramento entre um homem e uma mulher, que só no final das suas vidas concretizam uma paixão arrebatadora.

Fevereiro de 2017

Os dias do Amor
365 poemas de amor escritos por 365 poetas de todos os tempos e de todos os lugares. 365 vozes que se erguem em 365 poemas de amor em todas as formas, em várias nacionalidades, um para cada dia do ano.Desde Shakespeare, Hölderlin, Edgar Allan Poe, entre outros, a poetas portugueses contemporâneos como Ramos Rosa, Vasco Graça-Moura, Sérgio Godinho, Alice Vieira, entre muitos outros, unidos para celebrar o Amor.
O Romance de Rita R.
Livro Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura 7º Ano de Escolaridade Programa de Português - Leitura Orientada na Sala de Aula - Grau de Dificuldade II Um computador portátil usado, a preço irresistível. Não resisti. Só passados dias o liguei. Estava a transbordar de documentos! Não abri nem um. Se encontrasse um diário também não o leria. Eu tenho princípios.Tentei encontrar o vendedor, sem resultado. Que fazer? Não tinha alternativa: ouvi o áudio-diário da Rita. Era um diário típico de uma adolescente. Li também as receitas, as tentativas de escrever um romance, olhei para as fotografias, li os e-mails.


Beijinhos não dou!
O Jaime gosta muito de que lhe dêem palmadinhas nas costas e apertos de mão, mas não suporta beijinhos. Com uma família enorme cheia de tios e de tias, o rapaz precisa urgentemente de arranjar uma maneira de fugir aos beijinhos lambuzados, aos beijinhos que picam, aos beijinhos peganhentos e aos beijinhos que mais parecem um aspirador. Mas não é nada fácil, porque toda a gente tem a mesma grande mania: andar sempre a dar beijinhos, por tudo e por nada. Biaaarc!
Amor que nojo!
O Samuel está farto dessa coisa nojenta do amor. Para onde quer que olhe, vê pessoas aos beijinhos e aos abraços "Blhac!" Só lhe resta uma solução... Montar a sua bicicleta e partir para longe de tanto amor. Mas, nem mesmo no interior da selva ou nas profundezas do oceano, ele consegue escapar... Uma divertida e ternurenta história sobre a universal necessidade de Amor.   O Samuel está farto dessa coisa nojenta do amor. Para onde quer que olhe, vê pessoas aos beijinhos e aos abraços "Blhac!" Só lhe resta uma solução...



Janeiro de 2017

Uma escuridão bonita
Vencedor do Prémio Nacional de Ilustração 2013 - DGLAB Eleito um dos melhores livros de 2013 para a infância e juventude, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) do Brasil. Numa das muitas noites em que falta a luz em Luanda,...
Não fiz os trabalhos de casa porque...
Sempre que não tenhas feito os trabalhos de casa. É impossível fazer os trabalhos de casa quando um avião de macacos aterra à nossa porta. Além disso, os elfos esconderam todos os lápis. E houve também um problema com...
Primo Levi
Uma das mais lúcidas e impressionantes visões dos campos de extermínio nazis. Na noite de 13 de Dezembro de 1943, Primo Levi, um jovem químico membro da resistência, é detido pelas forças alemãs. Tendo confessado a sua ascendência judaica, é...
O paraíso são os outros
«O amor constrói. Gostarmos de alguém, mesmo quando estamos parados durante o tempo de dormir, é como fazer prédios ou cozinhar para mesas de mil lugares.» "O Paraíso São os Outros" é a história de uma menina que se dedica a observar os casais....

Dezembro de 2016

Os pequenos Cientistas
Conheces a Casa dos Pequenos Cientistas? É uma casa muito especial, tem pés e anda sempre a correr mundo. Cada manhã, os seus habitantes acordam num lugar diferente do planeta, sempre com novos fenómenos para investigar. É lá que vivem a Carla, a Luísa, o Vicente e muitos outros meninos cheios de curiosidade e desejo de experimentar e compreender o mundo que os rodeia. Se também gostas de fazer experiências para desvendares os segredos das ciências da natureza e da tecnologia, tens aqui uma oportunidade fantástica. Vem descobrir... 


A Tábua de Flandres
Livro fundamental para os amantes do mistério, "A Tábua de Flandres" foi a obra que tornou Arturo Pérez-Reverte o escritor espanhol contemporâneo mais lido em todo o mundo. No final do século XV, um velho mestre flamengo introduz num dos seus quadros um enigma que pode mudar a história da Europa. No quadro, o duque de Ostenburgo e o seu cavaleiro estão embrenhados numa partida de xadrez enquanto são observados por uma misteriosa dama vestida de negro. Todavia, à época em que...
O Japão é um lugar estranho
Escrito com a destreza narrativa de um romancista de créditos firmados (vencedor do Booker Prize por duas vezes), este livro traz em si, também, a urgência da reportagem e a capacidade de observação do melhor jornalismo. Revela-nos aquilo a que muita gente ainda não terá dado a atenção necessária: que há uma nova geração de adolescentes ocidentais a crescer, nesta primeira década do século XXI, sob a influência da cultura popular japonesa. Peter Carey conduz o filho e é conduzido (levando-nos a nós também nessa viagem) pelos labirintos de uma cultura cheia de códigos mais...
A princesa dos gelos
Houve um tempo em que existia o Grande Reino, um vasto território nos confins do Reino da Fantasia. Um feiticeiro malvado governava sobre todo o reino, até que um valente cavaleiro o derrotou. Depois, baniu a magia e dividiu o reino em cinco, entregando-os às suas filhas: as Princesas do Reino da Fantasia. No entanto, agora alguém quer reunificar os Cinco Reinos, alguém que quer conquistar o coração de Nives, a princesa do Reino dos Gelos Eternos.

Novembro de 2016

Ditos e provérbios
Os provérbios e ditos populares encerram uma sabedoria profunda por vezes inacessível para as crianças, que têm neste livro um bom guia para compreenderem máximas que se habituaram a ouvir da boca dos crescidos.


Frederico, o cinto de segurança
Frederico é um cinto de segurança que vive numa bela viatura chamada Vixie. Por vezes, o seu dono, um senhor muito simpático chamado Felício, leva ao seu lado o Zé Azeitona, um homem cheio de confiança que, infelizmente, nunca coloca o cinto. Frederico sente-se triste e desconsolado… Afinal, para que é que ele nasceu? A sua função é proteger os passageiros...


História do cerco de LisboaHá muito que Raimundo Silva não entrava no castelo. Decidiu-se a ir lá. O autor conta a história de um narrador que conta uma história, entre o real e o imaginário, o passado e o presente, o sim e o não. Num velho prédio do bairro do Castelo, a luta entre o campeão angélico e o campeão demoníaco. Raimundo Silva quer ver a cidade. Os telhados. O Arco Triunfal da Rua Augusta, as ruínas do Carmo. Sobe à muralha...


Outono Atividades criativas para a educação infantil
Este livro tem diversas actividades de expressão plástica sobre este tema. Todas as actividades são bastante acessíveis. Por isso vamos dar ainda mais cor ao Outono com uma destas actividades?

Maio de 2016

Bullying - Manual Anti-Agressão
Demasiado alto ou baixo, demasiado gordo ou magro, demasiado esperto ou burro, uma religião ou raça diferente, óculos, aparelho, gaguez, timidez, deficiência… qualquer tipo de vulnerabilidade perceptível fará da criança um alvo provável no recreio da escola. Neste livro encontra um conjunto de instruções para afastar as crianças de situações de agressão e abuso.
Triunfo do amor português
São doze histórias de amor português que o tempo consolidou, recriadas pelo escritor Mário Cláudio. Entre o domínio da História e do lendário, MC actualiza e tenta tornar compreensíveis estas histórias de amor que foram também de transgressão. ("As verdadeiras histórias de amor são uma transgressão", disse o autor ao Primeiro de Janeiro). No prefácio ao livro, Agustina Bessa-Luís escreve: " O 'Triunfo do Amor Português', recolhendo lendas, inventando situações e personagens, pertence ao campo semântico da palavra cuja origem é a do encantamento É uma conversa mágica [...]".
De Que São Feitos os Sonhos
Ricardo Alberty, Sophia de M. Breyner Andresen, Matilde Rosa Araújo, Maria Rosa Colaço, Carlos Correia, Luísa Dacosta, Madalena Gomes, Esther de Lemos, Ilse Losa, Álvaro Magalhães, Maria Alberta Menéres, António Mota, Adolfo Simões Müller, Leonel Neves, Manuel António Pina, António Torrado Alice Vieira e a própria coordenadora deste volume, Luísa Ducla Soares, (re)encontram-se nesta obra para falar das suas vidas, das suas infâncias e das circunstâncias que motivaram a sua escrita para os mais novos. A estes depoimentos juntam-se ainda narrativas assinadas por cada um dos autores mencionados. A presença de uma composição visual feita de fotografias pessoais e íntimas de cada um dos escritores cativa a atenção de pequenos e grandes leitores que, com facilidade, aderem a este livro feito de imaginação, sonho, curiosidades e literatura de qualidade.
Vê se adivinhas
Qual é a coisa qual é ela que quando estás deitado está de pé e quando estás de pé está deitado?" Neste livro, cada página tem uma só adivinha e a solução de cada uma está na própria ilustração. As adivinhas deste livro são curtas e divertidas e as ilustrações apelativas. Um livro para crianças em idade pré-escolar e nos primeiros anos da escola.

Abril de 2016

25 abril
Foi no ano de 1974. No dia 25 de abril passava pouco da meia noite. Em muitas casas o rádio estava sintonizado na renascença, onde estava prestes a passar "Grândola Vila Morena", do músico Zeca Afonso.
Alek
Alek nasceu no Sudão em tempos de paz, porém aos 8 anos a guerra chegou e a família fugiu. Durante meses viveu com apenas uma refeição por dia e viu o pai morrer por falta de cuidados. Fugiu para Londres onde fez de tudo um pouco até ser descoberta e virar modelo. Conseguiu vencer os preconceitos em relação à sua pele muito escura e triunfou.
História de uma flor
«Nas ruas havia flores vermelhas por toda a parte. No peito das mulheres, dos homens, nos olhos das crianças, nos canos silenciosos das espingardas. Nem era uma guerra, nem uma festa. Era o mundo de coração aberto.» No 34.º aniversário da Revolução dos Cravos, um livro que é um poema à beleza e à liberdade ganha nova dimensão nesta edição autónoma, exemplarmente ilustrada.
Shirley
A história é protagonizada por uma mulher de personalidade forte. Neste caso, são duas heroínas, Shirley Keelder e Carolina Helstone (personagem inspirada na irmã de Charlotte, Anne), cujos comportamentos desafiam os padrões da época. Em pleno século XIX, em Yorkshire, no auge das guerras Napoliónicas e no período mais tumultuoso da Revolução Industrial, estas mulheres vão procurar impor-se num mundo de homens e enfrentar duras provações, sobretudo no amor.

Março de 2016

ChocolataLivro recomendado para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada. O que faz um hipopótamo fêmea sair da selva e ir à cidade? Uma óptima casa de banhos! Chocolata acordou cedo, pegou numa mini-mala e partiu para a cidade. Lá comprou roupa, sapatilhas, biquini de tamalho XL e camisa de dormir e à tarde foi à casa de banhos, onde encontrou outros animais. Antes de regressar a casa, o hipopótamo fêmea não esqueceu de comprar uma prenda ao Teófilo: um livro sobre a selva africana. O amigo esperava-o ansioso para ouvir as novidades.
Mulherzinhas
Este livro conta-nos uma história de aquecer o coração, a história de quatro irmãs que crescem na nova Inglaterra durante a Guerra Civil Americana.
Onde Vamos Papá?Eivado de um humor negro que oscila entre a ternura e a revolta, esta pequena jóia literária narra um conjunto de instantâneos da vida de um pai a braços com “dois fins do mundo”, os seus dois filhos deficientes profundos. Marcadamente autobiográfico, o livro constituiu a grande sensação literária da rentrée francesa de 2008, ocupando por diversas semanas os tops de vendas. Uma abordagem inédita sobre a deficiência mental, um livro de antologia que cativará todos os leitores
O Quarto de Jack
Para Jack, de 5 anos, o quarto é o mundo todo. É onde ele e a Mamã comem, dormem, brincam e aprendem. Embora Jack não saiba, o sítio onde ele se sente completamente seguro e protegido, aquele quarto de 11m2, é também a prisão onde a mãe tem sido mantida contra a sua vontade. Contada na divertida e comovente voz de Jack, esta é uma história de um amor imenso que sobrevive a circunstâncias aterradoras e da ligação umbilical que une mãe e filho.

Fevereiro de 2016

Amo-te poemas para gritar ao coração
Uma colectânea onde se encontram reunidos 25 poemas arrebatadores para dar largas ao amor e despertar para a poesia.
Apaixonado
Um maravilhoso livro escrito e ilustrado por Rébecca Dautremer. Ernesto está apaixonado pela Salomé, mas não sabe como dizer-lhe. Todos querem dar a sua opinião. Apaixonar-se é...
Oliver Jeffers "O coração e a garrafa"
O Coração e a Garrafa fala-nos de uma menina fascinada com o mundo à sua volta. Até que um dia algo aconteceu que a fez pegar no seu coração e guardá-lo num sítio seguro. Pelo menos durante algum tempo… Só que, a partir daí, nada parecia fazer sentido. Saberia ela quando e como recuperar o seu coração? Com esta história comovente, Oliver Jeffers explora os temas difíceis do amor e da perda...
Romeu e Julieta
Romeu e Julieta já não são apenas os nomes dos protagonistas da peça shakespeariana, mas identificam ícones intemporais do amor romântico, tornando se sinónimos de jovens apaixonados, universalmente reconhecidos e glosados.

Janeiro de 2016

O Livro do Aprendiz de Feiticeiro
O Livro do Aprendiz de Feiticeiro: No qual poderás descobrir feitiços, poções e histórias fantásticas, bem como aprender a criar mais de 50 objectos mágicos...


O Meu Dia de AnosA história deste livro desde o seu nascimento até me vir parar às mãos...
Meninos Soldados
Este livro tenta aprofundar a nossa compreensão para este terrível fenómeno que tem aumentado dramaticamente nas últimas décadas. Retrata o uso de crianças como soldados nos conflitos armados, tanto pelos governos como por guerrilhas militares em diversos lugares do mundo: Ruanda, Colômbia, Sri Lanka, Uganda e Afeganistão. As crianças são vítimas das maiores atrocidades e contam, na primeira pessoa, o que são obrigadas a fazer e o sofrimento por que passam às mãos destes grupos. A grande força do livro recai na forma como as histórias das crianças são usadas para ilustrar o problema das meninos-soldados: como são recrutadas – incluindo recrutamento voluntário, rapto, coerção, etc. Expõe também as deficiências no sistema das Nações Unidas para evitar situações como estas. "Falar das crianças-soldados é falar de uma das novas formas de escravatura e de um dos maiores insultos à consciência e ética humanas. É falar também do profundo sentimento de horror e de medo em que vivem estas crianças – os rapazes como carne picada para as metralhadoras e as minas; as meninas como carne para sexo em permanente disposição – quase sempre raptadas às suas pobres e indefesas famílias ou fugidas da sua miséria, da sua falta de esperança, da sua orfandade de pais e de humanidade."
Introdução à História
Edição revista, aumentada e criticada por Etienne Bloch. Prefácio de Jacques Le Goff.  Co-fundador, em 1929, da revista Annales, o grande historiador Marc Bloch, foi uma das vítimas de Klaus Barbie. Fuzilado em 1944, deixou inacabada uma obra de metodologia, Introdução à História, publicada em 1949 graças ao empenho de Lucien Febvre.Nesta nova edição da obra póstuma de Marc Bloch, o seu filho Etienne Bloch, oferece-nos o texto integral, sem qualquer alteração aos originais. Com efeito, Lucien Febvre não teve à sua disposição todos os manuscritos e ele próprio introduzira algumas pequenas modificações. Fica assim reunido, o conjunto dos manuscritos de Bloch, incluindo uma redacção anterior à que é conhecida, até aqui inédita, assim como os diferentes planos e folhas de esboço, a partir dos quais foi elaborada a redacção definitiva.E dizer quanto esta edição é capital parece desnecessário. Não só vamos descobrindo a obra na sua forma integral, como a vemos a dar forma a uma legitimação da ciência histórica, definindo práticas, objectivos, uma ética.

Dezembro de 2015

108 pérolas de sabedoria
“Os ensinamentos do Dalai Lama, repletos de bom senso e sabedoria pragmática, nunca deixam de me acompanhar, dia após dia, nesta via de transformação do espírito que é o budismo tibetano’. Constituem, para mim, etapas, chaves que favorecem a transformação interior. Daí esta obra, na qual vos...
A herança do silêncio
Na década anterior à revolução islâmica, o Irão é um país prestes a explodir. Yaas, a narradora desta história, nasceu numa família dividida: o pai descende de judeus ricos da alta sociedade, enquanto a mãe cresceu nos bairros de lata da zona sul de Teerão. Bahar casou com Omid aos 16 anos, acreditando que estava a viver um conto de fadas; mas o marido cedo se revela uma pessoa fria e ausente e, à medida que os sonhos de Bahar vão morrendo - os seus planos para estudar e trabalhar liminarmente proibidos pelo seu novo estatuto -, apenas o nascimento de Yaas surge como uma esperança. Quando o casamento dos pais parece...
O grande livro do natal
Este álbum de Natal é uma compilação de contos originários dos quatro cantos do mundo, ilustrados a várias mãos e transbordantes de espírito natalício! Desde os mais clássicos e conhecidos - como os de Charles Dickens, de Hans Christian Andersen e dos irmãos Grimm - a outros mais actuais e inovadores, os contos deste maravilhoso livro são ecléticos e abrangentes, pois tocam os vários aspectos desta quadra festiva.
Romanceiro de natal
Este "Romanceiro de Natal" revisita o Natal e as suas personagens e tradições em 20 poemas escritos pelos poetas João Manuel Ribeiro e Vergílio Alberto Vieira e ilustrados por Joana Bragança.

Novembro de 2015

Doçura amarga
Conta-se aqui a história de Loló, uma adolescente que se vê confrontada com o aparecimento de um problema de saúde, a diabetes, e que, com coragem e muito apoio da família e dos amigos, aprende a viver uma nova vida. Aspectos como a proximidade das situações recriadas das vivências do potencial destinatário, a naturalidade discursiva ou, ainda, os inúmeros indícios deixados escapar e a exigir uma decifração pelo leitor desempenham nesta obra um importante papel na sedução do receptor...
Memórias da Maria Castanha
Sentindo que tinha ainda muito que estudar, investigar e divulgar sobre a castanha, [o autor] resolveu arredondar aquelas duas obras numa trilogia, acrescentando-lhes estas Memórias da Maria Castanha – Vocabulário, variedades de castanhas, expressões, provérbios, receitas tradicionais e outros saberes etnográficos do castanheiro. (…) Estas Memórias são uma espécie de vade-mécum da relação do povo com a castanha. (…)
Jaime e as bolotas
O Jaime plantou uma bolota que germinou e cresceu, mas… nem todas as bolotas plantadas chegam a ser árvores...
Tantos Animais e outras lengalengas de contar
Manuela Castro Neves é professora há muitos anos. Ao longo desta experiência criou várias lengalengas inspiradas pelos primeiros conceitos matemáticos. Nestas pequenas histórias, marcadas pelo ritmo sonoro da repetição de palavras e pela existência de padrões, a matemática funciona como uma espécie de mote para a autora se divertir e divertir todos os leitores...

Setembro / outubro de 2015

A alimentação
Junta-te ao Tiago, Sofia e a um monstrinho divertido, numa história cheia de informações e jogos, e descobre com eles os segredos da alimentação.
Boas Maneiras com os Livros da Biblioteca
Porque é que devemos sussurrar na biblioteca, levantar a mão nas aulas ou comer com a boca fechada? Os primeiros leitores divertir-se-ão aprendendo os "comos" e os "porquês" de se ser amável e educado através das coloridas ilustrações e atractivos textos desta colecção. Inclui-se ainda uma página de piadas relacionadas com cada situação.
O Milagre da Música
 Marcos não hesita e continua a tocar o seu violino, embora haja guerra na sua cidade. Tem a certeza de que a música é a mais poderosa arma para impedir as bombas. Conseguirá acabar com elas? Como?
O saco das nozes
Num domingo, na missa, o abade de uma freguesia criticava o que o povo fazia, os hábitos que não aprovava. Um deles era o facto de os homens já não mandarem em casa. Então, decide oferecer um saco de nozes a quem provar que é o homem e não a mulher quem manda em casa. Será que encontrará alguém merecedor de tal prémio?

Julho de 2015

O livro dos avós
Este livro, da autoria do famoso apresentador de televisão Jorge Gabriel, conhecido por ser um apaixonado pelos Avós, é uma colectânea de divertidos jogos com ilustrações e diversas histórias, para que possa partilhar em família, e acima de tudo, é o livro que permite que todos os avós possam passar tempo de qualidade com os seus netos...
Uma biblioteca
A Biblioteca é uma força viva ao serviço da educação, cultura e informação, e um agente essencial para a promoção da paz e do bem-estar espiritual através do pensamento dos homens e mulheres...
Fábulas "La Fontaine"
Tocando, assim, temáticas como o egoísmo, o individualismo, a gula, a diferença entre o ser e o parecer, a importância da paciência ou o espírito de vingança, estas fábulas, sendo exemplares do ponto de vista do discurso literário a partir do qual se constroem, encontram-se frequentemente marcadas por uma evidente actualidade.
O mundo dá muita volta
É bem verdade que - como diz o povo e Calouste Gulbenkian teve ocasião de ver confirmado no Deutsches Museum, ao examinar, com curiosidade cientifica, o mecanismo que reproduz os movimentos dos astros do nosso sistema planetário - o mundo dá muita volta... 
Junho de 2015
Milly Molly - Contos com valores para...
Conhecer, Respeitar e Brincar. Plano Nacional de Leitura Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, de...
Os desafios do milénio
É um livro que aborda vários temas protagonistas deste nova era. Na realidade, o livro trata de um conjunto de questões que fazem história neste novo milénio, ainda recente, mas que já tanto nos parece querer oferecer. Um conjunto de conversas entre Francisco Amaral e uma série de personalidades, de idêntica importância, e que tentam esclarecer o leitor sobre as realidades do nosso tempo.
Direitos da criança
Quando a cor azul da amizade unir as crianças de todo o mundo, uma ponte feita de arco-íris levará a todas elas um gesto de amor e conduzirá ao tesouro da harmonia e do bem-estar. Partindo do texto da Declaração Universal dos Direitos da Criança este livro pretende contribuir para que os princípios... 
Ganchos, tachos e biscates
É mais um trabalho do sociólogo José Machado Pais, sem dúvida a maior referência no âmbito dos estudos sobre culturas juvenis em Portugal. A obra é uma deambulação por percursos, trajectórias de vida, que o autor designa como encruzilhadas labirínticas, trajectórias em yô-yô, e que nos remetem para a questão de fundo – a precariedade laboral vivida por muitos jovens.

Maio de 2015

AMIGOS 
Partilhavam amizade, brincadeiras e confidências até que a distância os separou. Voltarem a juntar-se vale bem uma longa viagem, atravessando um rio, uma montanha, uma floresta...
Uma carta coreográfica
Uma carta escrita para si. Esta carta quer acordá-lo para a força expressiva e transformadora que o corpo tem. O corpo transporta consigo sentidos escondidos atrás dos seus movimentos, gestos, posturas e olhares. Seja qual for o contexto, o corpo desvenda sempre partes da sua identidade, da sua personalidade...
Labirinto da saudade
Somos, enfim, quem sempre quisémos ser. E todavia, não estando já na África, nem na Europa, onde nunca seremos o que sonhámos, emigrámos todos, colectivamente, para Timor. É lá que brilha, segundo a nova ideologia nacional veiculada noite e dia pela nossa televisão, o último raio do império que durante séculos nos deu a ilusão de estarmos no centro do mundo...
Ricardo Araújo Pereira "Mixórdia de Temáticas"
Foi composto em caracteres Hoefler Text e impresso pela Guide, Artes Gráficas, sobre papel Coral Book de 90 gramas, numa tiragem de 30 mil exemplares, em Outubro de 2012...

Abril de 2015

Abril Mulher
Baseado nas histórias das mulheres de Abril.
Manoel de Oliveira
Vida e obra de Manoel de Oliveira.
Ciência a brincar
O céu está, todos os dias e todas as noites, por cima de nós. É maravilhoso à noite, quando as estrelas brilham...
O menino que se apaixonou por uma guitarra
A guitarra pela qual o menino se apaixonou tinha um primo de quatro cordas chamado violino, mas foi sempre com a bela guitarra que preferiu conversar e tocar promessas de fidelidade e eterna ternura.

Março de 2015

A vovó ensina-te a cozinhar
Este é o primeiro livro da coleção "A vovó ensina-te..." Se queres aprender a fazer doces e bolinhos, refrescos e gelados, ...
Amada Vida
Alice Munro possui um inigualável talento - o de nos transmitir de modo conciso a essência da vida. E é sob a forma de contos que...
O meu Pai
Um livro para filhos e filhas de todas as idades - e especialmente para os pais...
Peregrinação
É uma obra onde se misturam elementos autobiográficos, memórias e pura ficção de Fernão Mendes Pinto.

Fevereiro de 2015

Os dias do amor
365 poemas de amor escritos por 365 poetas de todos os tempos e de todos os lugares 365 vozes que se erguem em 365 poemas de amor em todas as formas, em várias nacionalidades, um para cada dia do ano.Desde Shakespeare, Hölderlin, Edgar Allan Poe, entre outros, a poetas portugueses contemporâneos... 
Amo-te
Uma colectânea onde se encontram reunidos 25 poemas arrebatadores para dar largas ao amor e despertar para a poesia. Ideal para adolescentes ...
Diário e registo histórico de Invenções e Descobertas
De tempos a tempos, a história humana é marcada pelo despontar de grandes mentes cujo géni...
Máscaras de Encantar e Fantasias Originais
Encontras aqui vários projetos para construir, pintar, coser, preparar e vestir para o Carnaval.

Janeiro de 2015

Histórias de encantar escritas por jovens autores
Era uma vez uma fada que se chamava Ajudaris e que vivia com sete duendes no vale das letras encantadas: Crianças autoras, pais felizes, professores generosos…
História de Portugal “Contada às crianças”
Vamos contar-te a História de um País muito antigo, tão antigo que é mesmo um dos mais antigos da Europa…
A Pedra dos Desejos
O Tatu é muito tímido e não tem amigos. Mas tem um bom coração e decide satisfazer os desejos do Macaco, do Flamingo e do Rato…
Antologia Poética “Verso a Verso”
Esta coletânea agrupa textos de nomes incontornáveis do universo literário destinado a crianças, aos quais se juntam autores mais recentes nesta área...

Dezembro de 2014

Por ser Natal
Com textos e ilustrações de vários autores e com a colaboração de alunos do 4.º ano de escolaridade da EB1 de Santa Apolónia, de Coimbra.
Sou autista
Um livro inesquecível que enaltece a diferença. «Vivo com o autismo», escreve o autor, sublinhando aquilo que considera mais como uma qualidade do que ...
Uma Vida Melhor
Esta «história indecente para os meninos lerem às escondidas» conta-nos a infância do senhor doutor Luís e a sua busca por uma vida melhor. Quando finalmente descobre onde poderá encontrá-la, o senhor doutor Luís vende o escritório e compra uma quinta, onde se põe outra vez a brincar, reencontrando a natureza.



Silent night Holy Night
Millions of people in the world can finish the lyrics to this beautiful and Christmas carol. But not many can tell you where it came from. Now Wener Thuswaldner and renowned...

Novembro de 2014

Churchill
Uma vida plena de aventuras, aliada a uma firme convicção de que estava destinado a um desígnio maior. Uma personagem inquieta que evidenciava uma impaciência que deu origem à sensação de que Churchill nunca estava parado…
A Cidade e as Serras
A Cidade e as Serras é um romance de Eça de Queirós, pertencente à última fase do escritor, onde se afasta do realismo e abandona a crítica pesada que fazia ...
As Origens de Portugal 
O Sr. Quadrado
… O quadrado, antes, não existia! Efetivamente, se pensarmos bem, o homem primitivo podia ver círculos, como o da Lua ou o que produz uma pedra atirada à água… Efetivamente, a sua primeira casa, depois das cavernas, era precisamente de forma redonda, uma simples… 

Outubro de 2014

A Constituição da República Portuguesa trocada por [para] miúdos
Um livro importante para a educação política que deve ter lugar...
O livro de Agustina Bessa-Luis
Para comemorar os 80 anos de Agustina Bessa-Luís, a editora Três Sinais lança na semana do aniversário da escritora "O Livro de Agustina", onde a autora de ...
As melhores histórias de Óscar Wilde
Oscar Wilde foi criado numa família protestante (convertendo-se à Igreja Católica depois), estudou na Portora Royal School de Enniskillen e no Trinity College ...
José Malhoa - Pintores Portugueses
Uma coleção única de pintores ...

Setembro de 2014

Convoquem a Alma
Dez anos depois de Ontem, Um Anjo Disse-me, o Professor Carvalho Rodrigues leva-nos numa viagem em que ponto de partida e de chegada são coincidentes...
A História Secreta de Pedro e o Lobo
Original recriação da narrativa Pedro e o Lobo, a versão de João Paulo Cotrim e João Fazenda, para além de contar a história clássica da rapaz que captura um lobo, pondo à prova a sua esperteza, desmonta a sua organização enquanto trama de uma "história musical", fazendo interferir os instrumentos que dão voz ... 
A Rapariga que Roubava Livros
Quando a morte nos conta uma história temos todo o interesse em escutá-la. Assumindo o papel de narrador em A Rapariga Que Roubava Livros, vamos ao seu encontro na Alemanha, por ocasião da segunda guerra mundial, onde ela tem uma função muito activa na...
Romeu e Julieta
A mais bela história de amor de todos os tempos...

Julho de 2014

A fada das Pedras
Um bom livro que fala de diversas histórias mineiras.  
Há Fogo na Floresta
Livro Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura 3º Ano de Escolaridade Leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade I. Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustrações de Pedro Mendes, trazem-nos duas histórias inéditas e ajudam-nos a defender a nossa floresta, com informações úteis... 
O que são o Bem e o Mal?
As crianças fazem perguntas, todo o género de perguntas, e normalmente são perguntas importantes. O que fazer com elas? Em "O que são o bem e o mal?", há seis grandes questões para jogar com as ideias e ver para lá das aparências. Tens o direito de roubar para comer? Deves ser simpático com os... 
Vieira da silva
com uma valiosa e vasta documentação fotobiográfica e reprodução a cores de uma parte considerável das pinturas e ilustrações de Vieira da Silva, que no total somam mais de três dezenas. Cremos que esta obra é uma das mais importantes e mais completas que à notável artista têm sido dedicadas.

Junho de 2014

Os direitos das crianças
No ano em que a ONU comemora 20 anos sobre a Declaração dos Direitos das Crianças, Luísa Ducla Soares explica, aos mais novos, o significado de alguns dos Direitos das Crianças como, entre outros, o direito a ter um nome, a uma educação, à protecção, o direito a ter uma família e a poder brincar. Mas a autora termina lembrando que as crianças têm também deveres. Com ilustrações de Maria João Lopes, este livro é para crianças e adultos.
Histórias da Música em Portugal
Histórias da Música em Portugal, com texto de Mário João Alves e ilustrações de Madalena Matoso, é uma viagem através dos séculos que nos desvenda os seus episódios musicais mais surpreendentes e singulares.O CD que acompanha o livro reúne algumas das obras mais representativas do nosso património...
Momentos Cristiano Ronaldo
“Cristiano Ronaldo”… “Eu sei que este nome diz muito a quem gosta de futebol, que é a minha grande paixão. Conhecem-me muito bem… quando me vêem nos relvados, sabem como jogo, como finto, percebem bem as minhas expressões, mas há muito de mim que não é do domínio publico.” Não existe em todo mundo...
Sophia de Mello Breyner Andresen - "Obra Poética"
A presente edição, agrupando pela primeira vez num único tomo a obra poética da autora, segue e actualiza os critérios de fixação de texto adoptados na segunda das referidas séries, a série das edições «revistas». Publica-se igualmente, neste volume, um conjunto de poemas dispersos em revistas, em livros colectivos, em jornais e num cartaz, desde textos que remontam à primeira fase da produção de Sophia, dos anos 1940, até aos últimos poemas escritos em 2001. Alguns destes textos já foram dados a conhecer na antologia Mar, a partir da 5.a edição, saída em 2004 (selecção e organização de Maria Andresen de Sousa Tavares).

Maio de 2014

CORAÇÃO DE MÃE
"Os cardiologistas e outros cientistas fizeram por estes dias uma descoberta que veio espantar o mundo. Ao observarem, ao detalhe, um coração de mãe descobriram que este órgão não é apenas um músculo que bate sem parar..."
Mexe-te!
"O funcionamento de cada parte do corpo humano é algo de fascinante. Para que não tenhas dúvidas e percebas tudo à primeira, a colecção O NOSSO CORPO coloca ao teu alcance tudo o que necessitas para satisfazer a tua curiosidade, desde descobertas cientificas fundamentais, factos surpreendentes e actividades divertidas que te põem à prova. Tudo acompanhado de ilustrações claras e fotografias precisas."
Poesia 1997/2000 de Vasco Graça Moura
"Vasco Graça Moura, poeta, ficcionista, ensaísta e tradutor, reúne neste livro a sua obra poética de quase quatro décadas. Graça Moura é um escritor de referências múltiplas, literárias e culturais, com uma relação particular com a literatura, como uma abrangente "versão do mundo", que transporta para a sua obra, transformando-a, num estilo virtuoso (também no sentido musical do termo) e de harmonia classicista..." 
A Porta do Tempo de Ulysses Moore
"Em Kilmore Cove, na Cornualha, existe uma antiga mansão que esconde inquietantes mistérios. Jason e Julia, dois irmãos gémeos de onze anos, são os seus novos habitantes. Juntamente com Rick, um novo amigo, descobrem que o ex-proprietário, Ulysses Moore, deixou pistas e códigos que os conduzirão, através de túneis e passagens secretas, à maior aventura das suas vidas..."

Abril de 2014

História De Uma Flor - ARAÚJO, MATILDE ROSA
«Nas ruas havia flores vermelhas por toda a parte. No peito das mulheres, dos homens, nos olhos das crianças, nos canos silenciosos das espingardas. Nem era uma guerra, nem uma festa. Era o mundo de coração aberto.» No 34.º aniversário da Revolução dos Cravos, um livro que é um poema à beleza e à liberdade ganha nova dimensão nesta edição autónoma, exemplarmente ilustrada.


Salgueiro Maia-um Homem da Liberdade
«Salgueiro Maia foi, na modéstia e isenção do seu comportamento e na honradez do seu carácter, uma referência. Compreendeu como poucos o papel que deve caber aos militares numa sociedade democrática.»
Um Senhor Muito Velho Com Umas Asas Enormes
Gabriel García Márquez
O espetáculo de fantasia da obra de Gabriel García Márquez fez do escritor colombiano o grande mestre do realismo mágico, Prémio Nobel de Literatura e símbolo de uma das mais marcantes correntes da Literatura Contemporânea. O universo criativo e encantado do autor de "Cem Anos de Solidão...
Março de 2014
As Viagens Gulosas D'Astérix
Astérix e Obélix adoram viajar... e adoram a boa comida. Em cada canto do mundo que percorrem, descobrem especialidades e petiscos apetitosos.Este livro é uma compilação de 27 receitas de doces e salgados, explicadas passo a passo. Fáceis de preparar, far-vos-ão reviver as inesquecíveis peripécias dos nossos heróis.
Notas de Cozinha de Leonardo da Vinci
É um pequeno tratado ameno e divertido que permitirá conhecer melhor os conceitos vigentes no Renascimento em relação à alimentação e às regras de etiqueta. Um livro, no mínimo, curioso, ilustrado com desenhos da autoria de Leonardo da Vinci com planos para construção de máquinas extraordinárias, receitas invulgares onde descobrimos uma importante invenção, a que ele deu o nomew de Spago Mangiabile (fio comestível), que mais tarde passaria a ser conhecido por Spaghetti.
A Cozinha de Robin dos Bosques
Folhas, frutos, raízes, flores e cogumelos: A floresta oferece muitas delíciaS! Este livro propõe mais de 40 receitas originais para cozinhar pratos a partir das plantas das nossas florestas. Uma iniciação botânica e culinária rica em descobertas e em sabores insólitos, para te regalares ao longo do ano inteiro.
A Arte de Esconder legumes
Como conseguir que os seus filhos comam diariamente as cinco porções recomendadas de frutas e legumes? Ou até mesmo uma ou duas? A resposta é simples: use artimanhas. Se disfarçar ou esconder alimentos saudáveis, os seus filhos não se aperceberão de que estão a comê-los. Neste livro encontrará finalmente respostas.

Fevereiro de 2014

Amo-te
Existem quase tantas formas de dizer "amo-te" como escritores e poetas que cantaram o amor. Reunimos neste livro as mais belas declarações de amor dos mais famosos amantes da literatura universal. 


Apaixonados
Um maravilhoso livro escrito e ilustrado por Rébecca Dautremer. Ernesto está apaixonado pela Salomé, mas não sabe como dizer-lhe. Todos querem dar a sua opinião. Apaixonar-se é... Um livro fascinante para entrar nos mistérios e segredos do amor.


Só no escuro podes ver as estrelas
Há muito tempo que Sofia deixou de ter vontade de acordar. É verdade que está desempregada, que tem um namorado desinteressante e que vive com uma mãe deprimida, mas tirando estes pequenos "infortúnios", tão banais nos dias que correm, não se pode queixar da vida. Na verdade, a existência de Sofia não é muito diferente da de todos nós. Mas de uma noite para a outra, o seu mundo fica virado do avesso. E tudo começa a mudar no momento em que um estranho entra na sua vida.


Uma vida ao teu lado
Quando Sophia Danko conhece Luke, algo dentro dela muda para sempre. Luke é muito diferente dos homens ricos e privilegiados que a rodeiam. Através dele, Sophia conhece um mundo mais genuíno e puro do que o seu, mas também mais implacável. Ela tem uma vida protegida. Ele vive no limite. À medida que se descobrem e apaixonam, Sophia encara a possibilidade de um futuro diferente do que tinha imaginado. Um futuro que Luke tem o poder de reescrever... 

Janeiro de 2014

500 anos de tradição festa das fogaceiras
Esta é a história da comemoração, em 20 de Janeiro, da morte 
do mártir S. Sebastião e do voto que lhe foi feito pelas Terras de Santa Maria...

De Tormes ao chiado
Este livro apresenta trechos seleccionados de nove das obras mais apreciadas de Eça, 
enriquecidas com aguarelas do talentoso pintor francês Duhamel. O seu conjunto é um belíssimo livro de 
cabeceira, para os fiéis leitores do genial escritor e também um adequado livro-presente para os que não o 
conheçam.

Os Maias
Foi há muito tempo. Foi antes de tu nasceres, foi também antes de eu nascer... Foi no tempo em 
que as casas tinham nomes. Nesse Outono distante, a casa que os Maias vieram habitar em Lisboa ... 

Planta E come
Um livro repleto de imagens e informações para ensinar às crianças como se cultivam alguns 
legumes e vegetais, na horta ou em vasos, que depois servem de ingredientes às deliciosas receitas 

ilustradas passo a passo...

Dezembro de 2013

A Prenda de Natal
"Eddie sonha com uma bicicleta há muito, muito tempo. Apesar de ter apenas doze anos, sabe que o sonho vai ser difícil de concretizar, pois a família debate-se com problemas financeiros desde que o pai morreu. Ainda assim, acredita que a sua mãe vai conseguir o milagre, e que na manhã mágica do dia 25, junto à modesta árvore de Natal, encontrará a tão desejada prenda…"
O Pai mais Horrível do Mundo
"Para o Gui, o filho mais incrível do mundo. Excerto: O meu papá é o pai mais horrível do mundo.Ele só sabe dizer "não".Proíbe-me de brincar. Obriga-me a trabalhar. (...) O jornalista João Miguel Tavares inspirou-se no seu filho Gui para retratar o mais antigo conflito doméstico: a vocação..."
Por ser Natal
"Colectânea de textos narrativos e líricos de autoria diversificada, onde se incluem também textos de crianças do 1º ciclo do Ensino Básico, Por ser Natal revisita e recria o imaginário natalício, a sua simbologia e o seu significado, a partir de diferentes..."
O Cãozinho que chegou no Natal
"Megan não tinha muitas ilusões sobre o amor... até ao dia em que conheceu Ian. Colegas de um curso de teatro, sentiram de imediato que havia algo de especial entre eles. Daí a casarem-se foi um pequeno passo. Só mais tarde, porém, se aperceberam de que havia um terrível problema: não conseguiam ter..."

Novembro de 2013



Ciência para meninos em poemas pequeninos
"Estes poemas embalam tantas viagens, e para destinos que estão logo aqui à espera do nosso olhar renovado..."



Contos da Dona Terra
 "Que os animais falavam, já todos sabíamos. E as pedras? E os rios? E será que o próprio planeta Terra não fala? Se falasse, o que é que diria?..."


Uma Horta para ser Feliz
"Quer transformar a sua casa num autêntico jardim comestível?
Não importa onde viva ou quanto espaço tenha: alfaces na varanda, tomates no terraço, abóboras em vasos e morangos no pátio das traseiras, onde haja um pouco de espaço, luz - e vontade! ..."


Os Maias
"Foi há muito tempo. Foi antes de tu nasceres, foi também antes de eu nascer... Foi no tempo em que as casas tinham nomes. Nesse Outono distante, a casa que os Maias vieram habitar em Lisboa ..." 

Maio 2013









Tudo o que temos cá dentro, de Daniel Sampaio

Nuno é um jovem perturbado pelo suicídio daquela que ele nem pode sequer definir como namorada, tão fugaz foi a relação entre os dois. Mas o suicídio de Rita é apenas o início da revelação de alguns segredos de família que envolviam a, também recente, morte do avô.






Cão como nós, de Manuel Alegre.

Não era um cão como os outros. Era um cão rebelde, caprichoso, desobediente, mas um de nós, o nosso cão, ou mais que o nosso cão, um que não queria ser cão e era cão como nós.




O Segredo da Mãe. Um conto de Nuno Júdice inspirado na obra de Graça Morais.

Neste livro poderás ler um conto de um autor e ver a obra de um pintor que, se calhar, ainda não conheces. Todavia, nesta coleção, em vez de o pintor fazer desenhos para ilustrar o texto, é antes o escritor que faz uma história para ilustrar a pintura, ajudando-te a conhecer de um modo original a obra de ambos.




Mais alto do que as palavras, de Jenny Mccarthy.
A viagem de uma mãe ao mundo do autismo. «Este é o livro que espero que corra o mundo. Foi para o escrever que nasci.»
Quando ouvimos falar da famosa modelo e actriz Jenny McCarthy, companheira de Jim Carrey, somos de imediato remetidos para o fantástico mundo das celebridades, do charme e do glamour. No entanto, a vida de Jenny não se distingue da de qualquer outra mãe.
Tudo começou numa manhã igual a tantas outras, à exceção de se ter deparado com um ataque convulsivo do seu filho Evan, então com 2 anos. Teve então início a atormentada odisseia de visitas a hospitais, que culminaram com a terrível realidade: «Lamento imenso, o vosso filho tem autismo.»
Longe de uma sentença, o diagnóstico representou o início de uma longa jornada na busca de uma cura para o autismo. Uma viagem feita de coragem e de fé, pela qual a autora nos conduz pelos meandros do «assombrado» mundo das crianças autistas, até, através de novas terapias e tratamentos, conseguir vislumbrar a luz a fundo do túnel. Porque, quando o nosso filho é diagnosticado com autismo, toda a nossa vida se altera.


Abril 2013




O tesouro: Uma história de Manuel António Pina sobre um grande tesouro: a liberdade.







25 de Abril, Revolução dos Cravos :refere-se a um período da história de Portugal resultante de um golpe de Estado militar, ocorrido a 25 de abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo[1], vigente desde 1933[2], e que iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático, com a entrada em vigor da nova Constituição a 25 de abril de 1976.[3] [4][5]
Este golpe, normalmente conhecido pelos portugueses como 25 de Abril, foi conduzido por um movimento militar, o Movimento das Forças Armadas (MFA), composto por oficiais intermédios da hierarquia militar, na sua maior parte capitães[6] que tinham participado na Guerra Colonial e que foram apoiados por oficiais milicianos, estudantes recrutados, muitos deles universitários. Este movimento nasceu por volta de 1973, baseado inicialmente em reivindicações corporativistas como a luta pelo prestígio das forças armadas[7], acabando por se estender ao regime político em vigor[8]. Sem apoios militares, e com a adesão em massa da população ao golpe de estado, a resistência do regime foi praticamente inexistente, registando-se apenas quatro mortos em Lisboa pelas balas da DGS[9].
Após o golpe foi criada a Junta de Salvação Nacional, responsável pela nomeação do Presidente da República, pelo programa do Governo Provisório e respectiva orgânica. Assim, a 15 de maio de 1974 o General António de Spínola foi nomeado Presidente da República. O cargo de primeiro-ministro seria atribuido a Adelino da Palma Carlos[10].
Seguiu-se um período de grande agitação social, política e militar conhecido como o PREC (Processo Revolucionário Em Curso), marcado por manifestações, ocupações, governos provisórios, nacionalizações[11] e confrontos militares, apenas terminado com o 25 de Novembro de 1975[12][13][14].
Estabilizada a conjuntura política, prosseguiram os trabalhos da Assembleia Constituinte para a nova constituição democrática, que entrou em vigor no dia 25 de Abril de 1976, o mesmo dia das primeiras eleições legislativas da nova República.
Na sequência destes eventos foi instituído em Portugal um feriado nacional no dia 25 de abril, denominado "Dia da Liberdade".




Novembro 2012

O que é o Natal?


Padre José Luís Borga

Sinopse: O Natal é uma das épocas mais importantes do ano.
Vamos a muitas festas e recebemos presentes.
Mas qual é o verdadeiro significado do Natal?
Quando aconteceu o primeiro Natal?
E quem é esse Deus que nasce para todos os homens?
Neste livro, o Padre José Luís Borga fala de tudo isto e apresenta-te o Francisco, um menino como tu, com quem vais de certeza simpatizar.


A Invenção de Hugo Cabret



Brian Selznick

Sinopse: Órfão, guardião dos relógios e ladrão, Hugo vive por entre as paredes de uma movimentada estação de comboios parisiense, onde a sua sobrevivência depende de segredos e do anonimato. Mas quando, repentinamente, o seu mundo se encaixa – tal como as rodas dentadas dos relógios que vigia – com o de uma excêntrica rapariga amante de livros e o de um velho amargo, dono de uma lojinha de brinquedos, a vida secreta de Hugo e o seu segredo mais precioso são colocados em risco. Um desenho misterioso, um bloco que vale ouro, uma chave roubada, um homem mecânico e uma mensagem escondida do falecido pai de Hugo formam a espinha dorsal deste intrincado, terno e arrebatador mistério.

Plano Nacional de Leitura: Livro recomendado para o 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

O Quarto de Jack

Emma Donoghue

Sinopse:Original, poderoso e soberbo, Jack é inesquecível: a coragem e o imenso amor numa história perturbante contada pela voz da inocência.
Para Jack, de cinco anos, o quarto é o mundo todo. É onde ele e a Mamã comem, dormem, brincam e aprendem. Embora Jack não saiba, o sítio onde ele se sente completamente seguro e protegido, aquele quarto é também a prisão onde a mãe tem sido mantida contra a sua vontade. Contada na divertida e comovente voz de Jack, esta é uma história de um amor imenso que sobrevive a circunstâncias aterradoras, e da ligação umbilical que une mãe e filho. O quarto é um lugar que nunca vai esquecer; o mundo é um sítio que nunca mais olhará da mesma maneira.

Plano Nacional de Leitura: Livro recomendado no programa de português do 8º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula – Grau de Dificuldade II








Tudo o que temos cá dentro, de Daniel Sampaio

Nuno é um jovem perturbado pelo suicídio daquela que ele nem pode sequer definir como namorada, tão fugaz foi a relação entre os dois. Mas o suicídio de Rita é apenas o início da revelação de alguns segredos de família que envolviam a, também recente, morte do avô.






Cão como nós, de Manuel Alegre.

Não era um cão como os outros. Era um cão rebelde, caprichoso, desobediente, mas um de nós, o nosso cão, ou mais que o nosso cão, um que não queria ser cão e era cão como nós.




O Segredo da Mãe. Um conto de Nuno Júdice inspirado na obra de Graça Morais.

Neste livro poderás ler um conto de um autor e ver a obra de um pintor que, se calhar, ainda não conheces. Todavia, nesta coleção, em vez de o pintor fazer desenhos para ilustrar o texto, é antes o escritor que faz uma história para ilustrar a pintura, ajudando-te a conhecer de um modo original a obra de ambos.




Mais alto do que as palavras, de Jenny Mccarthy.
A viagem de uma mãe ao mundo do autismo. «Este é o livro que espero que corra o mundo. Foi para o escrever que nasci.»
Quando ouvimos falar da famosa modelo e actriz Jenny McCarthy, companheira de Jim Carrey, somos de imediato remetidos para o fantástico mundo das celebridades, do charme e do glamour. No entanto, a vida de Jenny não se distingue da de qualquer outra mãe.
Tudo começou numa manhã igual a tantas outras, à exceção de se ter deparado com um ataque convulsivo do seu filho Evan, então com 2 anos. Teve então início a atormentada odisseia de visitas a hospitais, que culminaram com a terrível realidade: «Lamento imenso, o vosso filho tem autismo.»
Longe de uma sentença, o diagnóstico representou o início de uma longa jornada na busca de uma cura para o autismo. Uma viagem feita de coragem e de fé, pela qual a autora nos conduz pelos meandros do «assombrado» mundo das crianças autistas, até, através de novas terapias e tratamentos, conseguir vislumbrar a luz a fundo do túnel. Porque, quando o nosso filho é diagnosticado com autismo, toda a nossa vida se altera.


Abril 2013




O tesouro: Uma história de Manuel António Pina sobre um grande tesouro: a liberdade.







25 de Abril, Revolução dos Cravos :refere-se a um período da história de Portugal resultante de um golpe de Estado militar, ocorrido a 25 de abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo[1], vigente desde 1933[2], e que iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático, com a entrada em vigor da nova Constituição a 25 de abril de 1976.[3] [4][5]
Este golpe, normalmente conhecido pelos portugueses como 25 de Abril, foi conduzido por um movimento militar, o Movimento das Forças Armadas (MFA), composto por oficiais intermédios da hierarquia militar, na sua maior parte capitães[6] que tinham participado na Guerra Colonial e que foram apoiados por oficiais milicianos, estudantes recrutados, muitos deles universitários. Este movimento nasceu por volta de 1973, baseado inicialmente em reivindicações corporativistas como a luta pelo prestígio das forças armadas[7], acabando por se estender ao regime político em vigor[8]. Sem apoios militares, e com a adesão em massa da população ao golpe de estado, a resistência do regime foi praticamente inexistente, registando-se apenas quatro mortos em Lisboa pelas balas da DGS[9].
Após o golpe foi criada a Junta de Salvação Nacional, responsável pela nomeação do Presidente da República, pelo programa do Governo Provisório e respectiva orgânica. Assim, a 15 de maio de 1974 o General António de Spínola foi nomeado Presidente da República. O cargo de primeiro-ministro seria atribuido a Adelino da Palma Carlos[10].
Seguiu-se um período de grande agitação social, política e militar conhecido como o PREC (Processo Revolucionário Em Curso), marcado por manifestações, ocupações, governos provisórios, nacionalizações[11] e confrontos militares, apenas terminado com o 25 de Novembro de 1975[12][13][14].
Estabilizada a conjuntura política, prosseguiram os trabalhos da Assembleia Constituinte para a nova constituição democrática, que entrou em vigor no dia 25 de Abril de 1976, o mesmo dia das primeiras eleições legislativas da nova República.
Na sequência destes eventos foi instituído em Portugal um feriado nacional no dia 25 de abril, denominado "Dia da Liberdade".




Novembro 2012

O que é o Natal?


Padre José Luís Borga

Sinopse: O Natal é uma das épocas mais importantes do ano.
Vamos a muitas festas e recebemos presentes.
Mas qual é o verdadeiro significado do Natal?
Quando aconteceu o primeiro Natal?
E quem é esse Deus que nasce para todos os homens?
Neste livro, o Padre José Luís Borga fala de tudo isto e apresenta-te o Francisco, um menino como tu, com quem vais de certeza simpatizar.


A Invenção de Hugo Cabret



Brian Selznick

Sinopse: Órfão, guardião dos relógios e ladrão, Hugo vive por entre as paredes de uma movimentada estação de comboios parisiense, onde a sua sobrevivência depende de segredos e do anonimato. Mas quando, repentinamente, o seu mundo se encaixa – tal como as rodas dentadas dos relógios que vigia – com o de uma excêntrica rapariga amante de livros e o de um velho amargo, dono de uma lojinha de brinquedos, a vida secreta de Hugo e o seu segredo mais precioso são colocados em risco. Um desenho misterioso, um bloco que vale ouro, uma chave roubada, um homem mecânico e uma mensagem escondida do falecido pai de Hugo formam a espinha dorsal deste intrincado, terno e arrebatador mistério.

Plano Nacional de Leitura: Livro recomendado para o 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

O Quarto de Jack

Emma Donoghue

Sinopse:Original, poderoso e soberbo, Jack é inesquecível: a coragem e o imenso amor numa história perturbante contada pela voz da inocência.
Para Jack, de cinco anos, o quarto é o mundo todo. É onde ele e a Mamã comem, dormem, brincam e aprendem. Embora Jack não saiba, o sítio onde ele se sente completamente seguro e protegido, aquele quarto é também a prisão onde a mãe tem sido mantida contra a sua vontade. Contada na divertida e comovente voz de Jack, esta é uma história de um amor imenso que sobrevive a circunstâncias aterradoras, e da ligação umbilical que une mãe e filho. O quarto é um lugar que nunca vai esquecer; o mundo é um sítio que nunca mais olhará da mesma maneira.

Plano Nacional de Leitura: Livro recomendado no programa de português do 8º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula – Grau de Dificuldade II

Sem comentários:

Enviar um comentário