Novidades

Março de 2018

O meu pai
José Jorge Letria compõe várias quadras para celebrar o Dia do Pai. Ilustrado por Joana Quental.
Sapatinhos vermelhos
Adaptado por Ana Oon e ilustrado por Raquel Santos, conta-nos a vida de uma menina pobre que andava descalça e que sonhava um dia poder vir a ter uns sapatos bonitos e elegantes. A representação de uma infância só e difícil, mas confiante no futuro.
A ofensa
Kurt é um jovem alfaiate, com uma namorada judia e uma vida pacata que é mobilizado para a guerra. No seu último jantar em família, antes de partir, Kurt recebe de seu pai um valioso conselho " O heroísmo foi inventado para os que carecem de futuro". E Kurt tinha um futuro à sua frente... No entanto, um acontecimento dramático e cruel transforma para sempre a sua vida. Ao assistir a um acto de extrema violência e desumanidade levado a cabo pelos seus companheiros, Kurt perde a sensibilidade do seu corpo; deixa de sentir. É então internado num hospital em França, onde começa uma nova vida e ganha uma nova identidade na sequência de mais um acto violento e vingativo, já no final da guerra. Uma história que, apesar de triste, o autor, Ricardo Menéndez Salmón consegue narrar com uma beleza linguística e uma cadência poética que transformam este pequeno livro numa grande obra.
Tia Guida
 É um livro sobre o cancro. Para aqueles que têm e para aqueles que os veem ter. O autor, André Fernandes, convida o leitor a conhecer a experiência que viveu ao lado da sua tia Margarida – a sua mãe de amor – no momento em que a vida a forçou a enfrentar um cancro terminal. É um livro que retrata o amor antes da doença, durante a doença e para lá dela.
Fevereiro de 2018
Diário de um Banana – Assim vais longe
O maior pesadelo do Greg está prestes a acontecer: a mãe organizou uma viagem de carro para toda a família, com a desculpa de que é a melhor forma de passarem tempo juntos. Não há nada que vá fazer o carro voltar para trás, nem mesmo a entrada em cena de um porco à solta ou um ataque de gaivotas assassinas. E quando parece que nada pode piorar a situação, o Greg descobre uma forma de deixar toda a gente à beira de um ataque de nervos. Pois é, Greg, assim vais longe!
Ter uma irmã é…
A relação entre irmãos às vezes não é tranquila, mas é sempre única e especial. Era uma vez o João, um rapaz que queria ter um jardim zoológico, mas que não sabia muito bem se teria jeito para tratar de tantos animais diferentes. Um dia, o João teve uma irmã e achou que era a coisa mais fácil do mundo. Com o passar do tempo, percebeu que ter uma irmã é um desafio tão grande como de ser dono de um jardim zoológico!
Ter um irmão é…
A relação entre irmãos às vezes não é tranquila, mas é sempre única e especial. Era uma vez a Carolina, uma rapariga que gostava de cor-de-rosa, lilás, violeta e todas as outras cores parecidas com estas. Um dia, a Carolina teve um irmão e descobriu que ter um irmão é tão giro quanto ter um arco-íris em casa. Não é todos os dias que aparece, mas todos os dias vemos algumas das suas cores, e com isso ficamos felizes.
O filho de mil homens
Raramente a Literatura universal produziu um texto tão sensível e humano quanto este. O filho de mil homens é uma obra da ourivesaria literária de Valter Hugo Mãe. Uma experiência de amor pela humanidade que explica como, afinal, o sonho muda a vida. Crisóstomo, um pescador solitário, ao chegar aos quarenta anos de idade decide fazer o seu próprio destino. Inventa uma família, como se o amor fosse sobretudo a vontade de amar. Sempre com a magnífica capacidade poética de Valter Hugo Mãe, esta história é um elogio a todos quantos resistem para além do óbvio.

Janeiro de 2018

Histórias de Encantar
A Ajudaris é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) com estatuto de utilidade pública. As Histórias da Ajudaris são um dos seus vários campos de ação, tendo como objetivos fundamentais: . Fortalecer hábitos de leitura e escrita; . Promover a inclusão e a integração social através da arte; . Despertar a ...
O Reino do Meio
O Reino do Meio é o título do terceiro romance de uma trilogia que aborda as ideologias do fascismo e do comunismo e os grandes acontecimentos que marcaram as sociedades portuguesa, chinesa, soviética e japonesa.
O Diário de um Banana 12
O livro 12 da coleção mais fixe de todos os tempos, O Diário de um Banana, já chegou!br> Junta-te ao Greg e à sua família (de loucos!) em mais uma viagem inesquecível! Para fugir ao stress das férias, os Heffleys embarcam numa aventura hilariante. Em vez de passarem o Natal em casa, os pais do Greg decidem pôr-se a milhas da confusão. Eles só queriam umas férias calmas, sem imprevistos e recheadas de paz. 
O problema é que, com os Heffleys, raramente as coisas correm como planeado, e esta «viagem de sonho» vai transformar-se num verdadeiro pesadelo. 
Não acreditas? Então, espera só para ler... 
Há um Tigre no Jardim
Quando a avó lhe diz que viu um tigre no jardim, a Nora acha que está demasiado crescida para acreditar nessas tontices. Afinal, toda a gente sabe que os tigres vivem na selva e não em jardins!
Até pode haver libelinhas do tamanho de pássaros, plantas que tentam comer girafas de peluche, ou um urso-polar que gosta de pescar…
Mas a Nora continua a ter a certeza, certezinha, de que é impossível existir um tigre no jardim…
... Ou será que existe mesmo?
Uma história que promove a imaginação e o gosto pela aventura
Vencedor do prémio Waterstones para Melhor Livro Ilustrado!
Dezembro de 2017
Origem
 Robert Langdon, professor de simbologia e iconologia religiosa da universidade de Harvard, chega ao ultramoderno Museu Guggenheim de Bilbau para assistir a um grandioso anúncio: a revelação da descoberta que «mudará para sempre o rosto da ciência.» O anfitrião dessa noite é Edmond Kirsch, bilionário e futurista de quarenta e dois anos cujas espantosas invenções de alta tecnologia e audazes previsões fizeram dele uma figura de renome a nível global. Kirsch, um dos primeiros alunos de Langdon em Harvard, duas décadas atrás, está prestes a revelar um incrível avanço científico… que irá responder a duas das perguntas mais fundamentais da existência humana. No início da noite, Langdon e várias centenas de outros convidados ficam fascinados com a apresentação tão original de Kirsch, e Langdon percebe que o anúncio do amigo será muito mais controverso do que ele imaginava. Mas aquela noite tão meticulosamente orquestrada não tardará a transformar-se num caos e a preciosa descoberta do futurista pode muito bem estar em vias de se perder para sempre.
A narrativa tem um ritmo incrível, a escrita é inteligente, o vocabulário é verosímil na boca de um gaiato com este perfil. É o caso típico da literatura infantil que lhe queremos recomendar: é para miúdos, não é para meninos. E é muito bom. 
No início da sua carreira, Nora Roberts escreveu três histórias inspiradoras que a tornaram conhecida como uma das vozes mais românticas da actualidade. Nesta colectânea apresentamos: Uma Última Noite, a história de Kasey, uma antropóloga que conhece Jordan, um escritor a fazer pesquisa para o seu próximo romance. Kasey e Jordan terão que lidar não só com os sentimentos que nutrem um pelo outro, mas com a sobrinha de Jordan, uma órfã solitária. Em Uma Questão de Escolha, o polícia James Sladerman tem a missão de investigar a loja de antiguidades de Jessica Winslow, onde existe a suspeita de roubo e tráfico de objectos de grande valor. O que Sladerman não esperava era sentir uma atracção cada vez mais forte pela mulher que tem de proteger a todo o custo. Em Fins e Recomeços, Liv é uma jornalista de Washington que trabalha para o jornal local enquanto Thorpe é repórter num dos maiores diários nacionais. O trabalho que partilham torna apenas mais forte a química entre ambos, mas Liv já foi magoada no passado e não deseja voltar a render-se a nenhum homem. O que ela não descobriu ainda é que Thorpe não aceitará um não como resposta. 
Um observatório astronómico capta uma estranha emissão vinda do espaço na frequência dos 1,42 megahertz. Um sinal de vida. O governo americano e a ONU são imediatamente informados. Um objeto dirige-se à Terra. A NASA prepara com urgência uma missão espacial internacional para ir ao encontro da nave desconhecida. Tomás Noronha, o maior criptanalista do mundo, é recrutado para a equipa de astronautas. Começa assim a mais invulgar aventura do grande herói das letras portuguesas modernas, uma história de cortar a respiração que nos leva ao coração do maior mistério do universo. Será a vida um acidente ou resultará de um desígnio? Estaremos sós ou seremos um entre milhões de mundos habitados?
Do autor dos bestsellers "Avozinha Gângster" e "Doutora Tiradentes", uma nova aventura de partir o bico a rir!Tens uma tia malvada? Ela:- obriga-te a comer sobremesas nojentas? - tricota camisolas ásperas que dizem «Adoro a minha tia» à frente? - dá-te beijos repenicados e belisca-te a bochecha com força? Pois, por muito terrível que a tua tia seja, jamais será capaz de superar a malvadez da Tia Alberta. Não acreditas? Então, lê e descobre! 

Novembro de 2017

Irmão Lobo
Numa narrativa a duas vozes, esta é a história de uma família obrigada a mudar de vida e de uma viagem por um país que se desmorona. Nela se cruzam a voz de Bolota, 8 anos, quando parte «em expedição pela estrada fora, em direção ao fogo e ao centro da Terra»; e a da mesma personagem, já adolescente, recordando a estranha aventura passada na infância.

O Museu
«Quando vejo uma obra de arte, algo acontece no meu coração.» Uma menina dança e rodopia pelas salas de um museu. Ela sente que está a viver uma aventura fantástica. Cada obra de arte provoca algo de novo dentro de si: divertimento, curiosidade, alegria, inspiração. Quando se encontra diante de um quadro em branco, ela é levada a criar e a expressar-se - que é o maior sentimento de todos.
Supergigante
Edgar corre a toda a velocidade e deixa tudo para trás: a família, a escola, os amigos. Hoje é o dia mais triste da sua vida porque o avô desapareceu, mas é também o dia mais feliz porque Joana o beijou pela primeira vez. Nesta estrada sempre em frente, Edgar tropeça nas suas reflexões, nos almoços de família, nas gargalhadas dos amigos e nas longas conversas com Joana. À medida que avança, Edgar torna-se cada vez maior. A certa altura não cabe dentro do seu corpo. É um monstro. É uma explosão continua. É supergigante. (...)
O Alfabeto da Natureza
A natureza está em todo o lado e, no entanto, às vezes esquecemos como ela é importante para nós! O Alfabeto da Natureza convida-te a pensar e a descobrir coisas sobre o mundo em que vives. Descobre a Natureza de A a Z. Sabias que havia tanto para aprender?
Amigos do Peito
Prémio Ilustrarte 2016 Livro recomendado pelo Plano Nacional de LeituraEducação Pré-escolar. Leitura em Voz Alta Neste livro somos levados pela mão de um menino que mora num bairro como tantos outros. Ele quer falar-nos de amigos, amigos do peito. Para isso, o menino leva-nos pelas ruas do seu bairro. Por sinal, este bairro é muito parecido com o nosso: há uma escola, um bar, uma casa à esquina, um jardim, prédios. Mas as ruas e as casas não são a única ...
Avozinha Gângster
Uma história sobre preconceitos e aceitação, cheia de piadas engraçadas e palavras tolas, ao estilo bem-humorado do comediante David Walliams. O nosso herói,...
Grande Coisa
O Billy tem um problema (infelizmente bastante comum): é um rapaz extremamente difícil de contentar. O pai esforça-se, mostrando-lhe as coisas mais espantosas do mundo, mas o Billy a tudo responde com um enfadonho encolher de ombros e um lacónico “Grande Coisa.”  É verdade que os pais podem ter uma paciência infinita – e o pai do Billy parece tê-la – mas, há momentos em que um pai tem mesmo de tomar medidas drásticas ...
Quando Lisboa Tremeu
Lisboa, 1 de Novembro de 1755. A manhã nasce calma na cidade, mas na prisão da Inquisição, no Rossio, irmã Margarida, uma jovem freira condenada a morrer na...

Outubro de 2017

A história de Irene Sendler
Durante a ocupação nazi, na Segunda Guerra Mundial, Irena Sendler dedicou a sua vida a salvar judeus. Ciente de que era questão de vida ou de morte para as crianças cuja única culpa era terem sangue não-ariano a correr-lhes nas veias, foi capaz de encontrar dentro de si uma energia extraordinária e imaginação para as salvar, revelando ainda um espantoso talento organizativo. Ela, que trabalhava como assistente social, organizou então juntamente com as suas colaboradoras a saída de cerca de 2.500 crianças do Gueto de Varsóvia, para o seio de famílias católicas, orfanatos, conventos ou fábricas.
A vida inútil de José Homem
As idas à grande cidade para se libertar da herança dum pai coronel verticalmente duro e duma mãe extravagante e desligada fazem com que José Homem se sinta no bom caminho para uma morte sem memórias nem saudade. Descrente no governo de deus e, sim, das circunstâncias, é por mão do padre que se vê obrigado a relacionar-se com um dos rapazes estrangeiros recebidos no orfanato, Antonino, mutilado na guerra civil de Angola, o que vem despertar em si um sopro inesperado de amor e vontade.


Os Primos e a Bruxa Cartuxa
Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura. 3º Ano de Escolaridade. Os primos viajam com a bruxa Cartuxa até ao Pólo Norte para salvarem uma baleia que está presa no gelo e enviou mensagens a pedir socorro.
Vamos à caça do urso
Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura. Educação Pré-escolar. Nunca é fácil ir à caça do urso, como depressa descobrem os cinco potenciais caçadores desta história (incluindo um bebé, mas sem contar com o cão). Está um belo dia, e eles vão dizendo que não têm medo, enquanto atravessam um campo de erva alta e ondulante, cruzam um rio fundo e frio, se arrastam através da lama pegajosa, procuram o caminho pelo meio de uma floresta, passam através de um nevão que rodopia e entram pé-ante-pé numa caverna soturna. Aqui, na escuridão, tudo parece diferente... E qual é a coisa temível que aparece diante deles?

Março de 2017
Nujeen
Esta é uma história sobre as migrações modernas, a história de uma rapariga que supera a adversidade e foge do inferno da guerra enquanto luta por andar pela primeira vez na sua vida. Nujeen Mustafa tem paralisia cerebral. Isso não a impediu de percorrer numa cadeira de rodas, com a irmã, os mais de 5000 quilómetros de distância entre a Síria e a Hungria. Graças a ter aprendido inglês vendo séries americanas na televisão síria, conseguiu abrir caminho até à fronteira húngara, com a esperança de conseguir asilo na Alemanha.
Retratos de uma viagem
Ao longo das páginas iremos encontrar imagens que ilustram o percurso na história do Geopark de Arouca.
A nova história da arte de Janson
Nova edição, completamente revista e actualizada, da "História da Arte" de H. W. Janson, manual clássico editado pela Fundação Calouste Gulbenkian e utilizado por várias gerações de estudantes. Intitulada "A Nova História de Arte" de Janson, contou com uma equipa de especialistas de diferentes áreas que recorreu a recentes abordagens interpretativas, a novos dados da história de arte e a novas fontes documentais, para além de novas e melhoradas imagens. As linhas mestras definidas pelo autor são mantidas: capítulos individuais consagrados ao Renascimento no Norte da Europa, ao Renascimento Italiano, à arte do Barroco e ao Alto Renascimento, que apontam para as divisões estilísticas que caracterizam os períodos fundamentais da era moderna. Apesar de se circunscrever à arte ocidental, tal como a versão original, datada de 1962, contém um novo capítulo dedicado à arte islâmica e às relações desta com a arte ocidental.
Guia à descoberta da biodiversidade do Arouca Geopark
Que este guia desperte a curiosidade e o gosto pela Natureza de Arouca.



Fevereiro de 2017
Jogos cantados 
A palavra 'jogo' pode ter uma gama de sentidos como - divertimento, distração, passatempo e, principalmente, aprendizado. Os aspectos afetivos são determinantes na construção da personalidade do indivíduo e se revelam de forma explícita no jogo. A partir daí, temos os jogos cantados como uma ferramenta rica em aprendizados, pois a música é uma linguagem universal. Significa dizer que as pessoas podem utilizar uma expressão em comum para se comunicar e serem compreendidas como seres sociais. 
Ajudaris'16: "Histórias de Encantar"
O projecto “Histórias da Ajudaris”, criado em 2009, é um dos projetos mais inovadores e emblemáticos da Ajudaris, promovendo a leitura, a escrita, a arte e a solidariedade. As crianças participantes, com a orientação de professores, tornam-se verdadeiros autores de histórias de encantar, sobre temas como a solidariedade, os afetos, a cidadania, o ambiente, os valores, entre outros. Cada história conta com um ilustrador solidário que colhe inspiração na história que lhe for atribuída, dando cor e vida às suas personagens e cenários. Os artigos postos à venda irão contribuir para sorrisos de crianças, jovens e adultos carenciados.
Haatchi & Little B
Numa noite gelada em janeiro de 2012, Haatchi, o cão, foi atingido na cabeça e abandonado numa linha de caminho de ferro para ser atropelado por um comboio. O maquinista viu demasiado tarde o adorável pastor-da-anatólia ??de cinco meses. De alguma forma, o aterrorizado cachorrinho sobreviveu à perda de sangue da pata e cauda parcialmente cortadas e conseguiu rastejar para um lugar seguro. Felizmente, Haatchi foi resgatado, embora os veterinários não tenham conseguido salvar-lhe a pata e cauda. Um apelo no Facebook chamou a atenção de um casal de bom coração, Colleen Drummond e Will Howkins, que também são o pai e a madrasta de Owen (conhecido na família como Little B, ou seja Little Buddy, «amiguinho»). 
Divorciada aos 10 anos
A infância de Nojoud teve um final abrupto quando o pai lhe arranjou um casamento com um homem muito mais velho, que ignorou o compromisso de esperar que a menina alcançasse a puberdade para ter relações sexuais. O marido roubou-lhe a virgindade na noite de núpcias. Ela tinha apenas dez anos. A sua tenra idade não a impediu de fugir - não para casa, mas para o tribunal. Surpreendentemente, o juiz deu-lhe razão. Algo inédito num país onde mais de metade das raparigas casa antes dos dezoito anos. A sua coragem foi aplaudida pela imprensa internacional e comoveu o mundo inteiro. Nojoud conta agora a sua história.
Janeiro de 2017
O senhor Cavalo-Marinho
Na maior parte das famílias de peixes, depois de a mãe pôr os ovos e de o pai os fertilizar, ninguém fica de guarda aos ovos. Mas nem sempre é assim, como acontece com o cavalo-marinho, o peixe-espinho, a tilápia, o "kurtus gulliveri", o peixe...
A admirável aventura de Malala
Um testemunho de como a educação é a arma mais poderosa para melhorar o mundo. Malala acredita que todas as crianças – independentemente do sexo, da raça, da origem social ou do credo religioso – têm o direito indiscutível a aprender. Porque saber...
Remédios literários
De A a Z, desde «Abandono» até «Zangar-se com o melhor amigo» – centenas de livros para a cura de todos os seus males. O seu amor não é correspondido? Sofre de depressão? Está com uma crise identidade? Constipada? Tem falhas de memória?
Viver depois de ti
Lou Clark sabe muitas coisas. Sabe quantos passos deve dar entre a paragem do autocarro e a sua casa. Sabe que trabalha na casa de chá The Buttered Bun e sabe que não está apaixonada pelo namorado, Patrick. O que ela não sabe é que vai perder o...

Dezembro de 2016

Harry Potter e a Criança Amaldiçoada
A oitava história. Dezanove anos depois. Baseada numa história original de J.K. Rowling, John Tiffany e Jack Thorne, "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada" - a nova peça de teatro de Jack Torne -, cuja estreia mundial decorreu no West End em...
Bruce Chatwin "Na patagónia"
O mais importante dos escritores de viagens e a mais bela das suas grandes narrativas. uma viagem comovente pela Patagónia e terra do Fogo para descobrir que o fim do mundo não existe. E que a aventura recomeça. A remota Patagónia, uma terra «no fim do mundo» é habitada por figuras errantes e exiladas, da gaúchos a foragidos, de mineiros peculiares aos índios da Terra do Fogo. Fascinado por este sítio desde a infância, o autor atravessa toda a região, desde Rio Negro até Ushuaia, a cidade no extremo sul, captando o espírito da terra, da sua história e da sua gente, e conferindo-lhe uma...
Pipas de Massa
Tal como aconteceu no primeiro livro, Madonna prescindiu de qualquer tipo de retribuição por estes livros infantis e voltou, assumidamente, a escolher um tema que traz consigo um ensinamento importante para orientar a conduta dos seus jovens leitores.   Misturando fantasia, beleza, humor e importantes valores morais, esta história conquistará certamente os leitores portugueses Inspirado no secXVIII em França e Itália, este livro conta a história do mimado e egoísta Pipas de Massa que apesar de toda a sua riqueza se sente infeliz e insatisfeito. Vai então à procura do segredo da felicidade.   Um texto com humor...
O Segredo da Felicidade
Era uma vez um rei tão infeliz que chorava pelos olhos e pelo nariz.  Nada lhe parava as lágrimas, que alagavam o palácio e constipavam a rainha, forçada a dormir numa cama sempre molhada. Vieram médicos famosos e bruxas de renome, até que...

Novembro de 2016

Era uma vez um castelo
Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura. 2º Ano de Escolaridade.


O último Grimm
Livro recomendado para o 8º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada. Durante as férias de Verão, na Cornualha, William Zimmer descobre que herdou o dom secreto de Wilhelm Grimm, e também o seu destino extraordinário. Agora ele sabe que o Outro Lado anseia pela sua chegada, porque o dobro da vida é o que espera um novo "Grimm", que é outro nome para "aquele que vê".

A história de Frei João da Esperança
Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma. O Mosteiro de S. João de Tarouca foi fundado em 1140, numa época em que D. Afonso Henriques, muito jovem ainda, não era ainda reconhecido pelo Papa como o primeiro rei de Portugal. No entanto já assim se considerava. Nesse tempo, com o seu exército e os nobres que o apoiavam, uma das principais ações de D. Afonso era conquistar terras que ainda pertenciam aos mouros, criando condições para as provocar e expandir o território do que viria a ser o reino de Portugal.

Viajar com... Eça de Queiroz
Viajar com Eça de Queiroz, é o primeiro volume da colecção que pretende visitar os lugares que caraterizam o autor e as suas obras, pretende trilhar os mesmos caminhos e levar-nos a admirar as mesmas paisagens, sejam elas  os campos verdejantes do Minho, as águas do Atlântico, a sobriedade granítica do Porto ou a tenaz humanidade das terras transmontanas e durienses.
Maio de 2016
Ajudaris'15
Nestes livros, as crianças, orientadas pelos professores, são as protagonistas e autoras das histórias, partilhando magia da sua criatividade com os seus pares e a sociedade em geral, ao mesmo tempo que vários artistas, de forma generosa, lhes dão cor e vida...
Anarquismo e Neo-Realismo
A matriz literária do pensamento de Ferreira de Castro está explicita nos seus livros, do juvenil Criminoso por Ambição (1916) ao evocativo Os Fragmentos (1974). Percebê-la, enquadrando a acção cívica do escritor oposicionista ao Estado Novo, é o propósito deste breve estudo. Não era fácil ser-se escritor nesse tempo extremado. Não o era sequer para os da «situação», embora estes não vislumbrassem um horizonte de provável gaveta e possível prisão, como sucedia aos demais. Ser da oposição, mas nela independente - como foi o caso do autor de A Selva -, só era suportável...
Caça ao Escaravelho Azul
Uma incrível caça ao tesouro aguarda as Tea Sisters no Egito! Chegaram para participar numa tranquila escavação arqueológica, e vão encontrar-se imersas nos mistérios dos antigos faraós, incluindo templos escondidos, enigmas e perseguições ...
Tsunami
Após um violento tsunami destruir quase por completo uma ilha tropical, o seu governador aproveita a situação para construir estâncias de luxo muito lucrativas. James Adams tem como missão proteger a família corrupta do governador da ilha e o agente não gosta muito da ideia, sabendo que esta será a sua última missão na CHERUB. E, para complicar ainda mais, o seu colega Kyle Blueman reaparece com um plano ultrassecreto, nada oficial e muito, muito perigoso…

Abril de 2016

Agnes Grey
Agnes Grey é um retrato gritante do isolamento, estagnação intelectual e apatia emocional que rodeava muitas das governantas de meados do século XIX. Uma novela em tom muito intimista, escrita a partir da experiência da própria autora, afirmou-se como um marco da literatura que lida com a evolução social e moral da sociedade inglesa. 
Animais domésticos
Neste livro, com texto em rima, a criança vai ficar a conhecer melhor os animais de estimação, cada página estimula a curiosidade infantil, pois tem uma textura escondida...
O mirabolante caso dos queijos malcheirosos
Com mil mozarelas, em Ratázia está a acontecer algo de estranho, muito estranho, aliás… estranhíssimo! Todos os roedores têm repentinas dores de barriga e soluços, e cobrem-se de… vistosas verrugas verdes! Comecei logo a indagar e, com a ajuda do meu amigo e investigador Abelhudo Tchiit, acabei por ir parar a uma misteriosa fábrica de queijos, envolvida numa nuvem de fumo… 
O grande livro dos animais
Este livro ensina às crianças tudo sobre animais da montanha, selvagens e os maiores do mundo. Aprende alguns factos surpreendentes sobre 67 animais diferentes.

Março de 2016

Jeremy Strong "Bat-Cuecas"
A Bat-Cuecas, um orangotango fêmea, é muito peluda e completamente louca. Adora saltar de árvore em árvore e também adora tarte de maçã. Mas, acima de tudo, adora a família, os Amores, e todas as aventuras divertidas que vivem juntos. Ema Amores, a mãe, trabalha como dupla de cinema e toda a família vai assistir às filmagens. Mas alguém preparou um plano maquiaveeeeeélico e as coisas poderão dar para o torto… será a Bat-Cuecas capaz de salvar a situação?
Cãozinho Mágico
A Tyra nunca na vida imaginou que iria ter um cãozinho mágico como amigo! Quando o Storm, um raro cãozinho Akita de pêlo fulvo e creme, aparece por magia, a Tyra sente-se muito mais feliz. Até a mudança de casa por causa das inundações se torna uma grande aventura com o Storm por perto!
O Nome da Rosa
Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura. Esta nova tradução portuguesa de O Nome da Rosa é a primeira edição mundial da versão revista pelo autor. Uma nova tradução, admirável, do Professor Jorge Vaz de Carvalho que acaba de ser galardoado com o Prémio PEN Clube Português 2010 na categoria de ensaio, com a obra Jorge de Sena: "Sinais de Fogo" como Romance de Formação.
Agência de Fantasmas "O Rei dos Arrepios"
Em casa dos Moogley é tempo de vacas magras: os negócios estão fracos e parece que já ninguém precisa de fantasmas… De quem é a culpa? Simples! Da Monstros, Monstrengos & C.a, a nova e aguerrida agência que acaba de entrar no mercado do medo. A empresa, de facto, oferece aos seus clientes diferentes tipos de monstros, roubando assim trabalho aos fantasmas habituais. No entanto, Will e o seu fiel assistente Tupper não tencionam render-se!

Fevereiro de 2016

A casa Dajani
Arredores de Jafa, 1895. Salah Dajani, um rapazinho muçulmano perturbado que vive num casarão em ruínas rodeado de pomares ao abandono, é consumido por estranhas visões de um desastre que se abaterá sobre o seu povo. A sua vida é, porém, virada do avesso com a chegada à cidade de um homem loiro e bonito, um colono judeu extremamente dinâmico, por quem se sente atraído e que vê como uma espécie de anjo salvador. Trata-se do agrónomo Haim Margaliot Kalvarisky, que rumou à terra dos antepassados na esperança de salvar o seu...
Uma criança em perigo
Torey Hayden ficou conhecida quando contou a sua história em A Criança Que Não Queria Falar, ao revelar ao mundo o seu trabalho de pedagoga com crianças problemáticas, muitas delas vítimas de abusos físicos e psicológicos. A sua capacidade para exorcizar fantasmas do passado e transformar pesadelos em sonhos é posta à prova perante novos casos de crianças que são deixadas ao seu cuidado. A realidade é que esta americana consegue operar milagres, desbloqueando experiências traumáticas, profundamente enraizadas e substituí-las por sentimentos de esperança, amor e confiança.
O Ratinho Marinheiro
Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta. Um rato espertinho, pequeno e bravio, vibia sozinho num buraco frio. Até que encontrou perdida uma noz. Partindo-a, fazia um barco veloz. Esta é a história de um ratinho que, fazendo-se marinheiro, partiu à aventura.
Um dia atarefado
Naquele dia, a Rosinha, a Dália e o Dorminhoco iam ter um dia muito atarefado, desde o pequeno-almoço até à história antes de irem para a caminha. Ao abrir este livro, a criança vai participar em todos os momentos do dia dos três coelhinhos tão enérgicos.

Janeiro de 2016

O Menino que Detestava Escovas de Dentes
Como praticamente todos os meninos na idade em que deveriam começar a ganhar o hábito de lavar os dentes, o Martim, o protagonista desta história detesta escovas de dentes. Já experimentou todas as escovas possíveis e imaginárias, a da mãe, do pai, às cores, com formas, mas continua sem escovar os dentes. Mas um dia, o Martim recebeu a visita da fada dos dentes. Escusado será dizer que o presente da fada foi precisamente uma escova de dentes muito especial que iria pôr os dentes do Martim a brilhar. Será que depois disso o Martim vai passar a gostar de lavar os dentes?
O Nome da Rosa
Primeira edição em todo o mundo da versão revista pelo autor. Numa nova tradução, admirável, do Professor Jorge Vaz de Carvalho que acaba de ser galardoado com o Prémio PEN Clube Português 2010 na categoria de ensaio, com a obra Jorge de Sena: "Sinais de Fogo" como Romance de Formação.
Pedrito Coelho Diz
A loja da aldeia está cheia de clientes que não estão com vontade nenhuma de esperarem pela sua vez. Então o Pedrito CoelhoTM propõe que se jogue uma versão adaptada de O Rei Manda. É o que fazem e ninguém dá conta de o tempo passar. Um livro que mostra que a melhor maneira de o tempo passar é estar entretido.
Redacções da Guidinha
"O amor é uma coisa que há em Coimbra quando os estudantes tocam guitarra e passeiam com umas coisas que há lá e que eu não sei o que são chamadas tricanas mas depois os estudantes acabam os exames e vêm para Lisboa e não pensam mais no amor e casam eu sei estas coisas porque oiço o rádio da vizinha que está sempre a tocar muito alto mas não conheço ninguém que tivesse guitarra em Coimbra e por isso não sei muito bem o que é o amor e a que sabe mas sei outras coisas porque sou de Olhão como diz a minha professora que é a D.Eugénia..."

Dezembro de 2015

Bica escaldada
«A minha infância foi uma velha máquina de escrever, onde tentei juntar letras, fazer palavras, e que bonito era aquele som!», escreveu algures Alice Vieira. Em "Bica Escaldada", um conjunto de crónicas publicadas no Diário de Notícias, Jornal de Notícias, Tempo Livre e Activa, sentimos que a...
Entre o céu e a terra
A jovem Ripley Todd quer apenas levar uma vida tranquila na acolhedora Ilha das Três Irmãs. O seu trabalho como ajudante de xerife mantém-na ocupada e feliz e, quando lhe apetece estar com alguém, não tem dificuldade em encontrar um parceiro... Apesar de isso estar a acontecer cada vez menos vezes...
A princesa da neve
Uma jovem princesa, amaldiçoada com um coração de gelo, vive sozinha num palácio de neve.Muitos príncipes tentam resgatá-la da terrível maldição… Mas, somente quando perceber que o amor está mesmo debaixo do seu nariz, a Princesa da Neve encontrará a felicidade.


No reino da fantasia
Alguma vez sonhaste viajar através do Reino da Fantasia? Gostarias de encontrar Bruxas, Sereias, Dragões, Duendes, Gigantes, Fadas… e também Unicórnios, Trolls e Lobisomens? Gostarias de voar com o lendário Dragão do Arco-Íris? Então partamos juntos nesta viagem de aventura, nas asas da Fantasia!...
Novembro de 2015
Papa Francisco
A nova encíclica de Francisco, inspirando-se no Cântico das criaturas de São Francisco de Assis (Laudato si’, mi’ Signore), é um urgente apelo à preservação da Terra e da vida, através da qual a Igreja procura também influenciar os trabalhos da próxima Conferência de Paris sobre o Clima (7-8 de dezembro de 2015). Num ano crucial para decisões sobre o meio ambiente, portanto, o Papa consagra, pela primeira vez, uma encíclica às questões ambientais, reconhecendo que o tema ecológico é um importantíssimo desafio para a humanidade...
O navegador da Passagem
Quando a Armada de Pedro Álvares Cabral, depois de ter descoberto as Terras da Santa Cruz (Brasil), prosseguia a sua viagem para a Índia um grande cometa surgiu nos céus... Naquele tempo, os cometas eram tomados como um prenúncio agoirento de desastres e Bartolomeu Dias, capitão de uma caravela dessa armada de treze navios, tem o pressentimento da morte e recorda a sua vida feita de viagens e aventuras...
Histórias de Arouca
Um projecto editorial de 16 gravuras avulsas originais, que apresentam um conjunto de lendas ligadas à tradição oral de Arouca. Estas foram cuidadosamente recolhidas por Antónia Brandão junto dos seus alunos que as ouviram aos seus pais e avós. A arte de ilustração de Pedro Avelar tornou cada história uma peça única...
Mago Goma
A magia das palavras, dos versos e da imaginação,para viajar, ao ritmo do palíndromo, até a um mundo fantástico onde tudo é possível...

Setembro / Outubro de 2015

Entre cães e gatos
José Jorge Letria quis deixar registada a memória de uma partilha que nunca precisou da matéria-prima das palavras para se cumprir. Talvez seja mesmo verdade que só descobrimos a nossa capacidade de amar e ser amados quando um animal entra na nossa vida para nos conquistar o coração Partilhe as memórias do homem que confessa: «Com amigos assim, a vida tem outro sabor.»
As gémeas "O sexto ano no Colégio de Santa Clara"
«Sim, é exatamente isso que eu estou a dizer!», confirmou a Isabel, impaciente. «Ponho as mãos no fogo em como há duas Matildes!» As gémeas O´Sullivan são as novas delegadas das alunas e não vão ter mãos a medir com as traquinices da Matilde, uma aluna do primeiro ano. Vai haver mais sarilhos em Santa Clara!
Toy story 2 "Em busca de Woody"
Quando o malvado coleccionador de brinquedos rapta Woody, o seu amigo Buzz e os demais brinquedos envolvem-se numa grande aventura para resgatá-lo. Longe do jardim de Andy, o grupo de brinquedos enfrenta o perigoso mundo exterior para encontrar Woody. E chegam mesmo a lutar contra o maior vilão de todos os tempos: o diabólico Imperador Zurg! É uma missão difícil, más... é para isso que servem os amigos!
Uma vida sem problemas
A Matemática está em todo o lado. Às vezes completamente às claras, outras vezes bem escondida, disfarçada e oculta, mas, se soubermos olhar, lá a encontraremos. Na primeira parte deste livro, tentaremos mostrar como a Matemática influencia a nossa forma de estar no mundo. Trazendo-a ao de cima em várias situações, permite-nos ficar com uma visão mais rica da realidade. Certos capítulos correspondem a artigos publicados na revista Educação e Matemática, da Associação de Professores de Matemática. Outros capítulos abordam questões que foram apresentadas em conferências de divulgação científicas. A segunda parte do livro é constituída por 50 desafios propostos...

Julho de 2015

Histórias Falsas
Arrogante, mais do que era seu costume, cheio de vaidade pela riqueza que ostentava e pelo estômago farto, Mercatore disse, para Diógenes: – Se tivesses aprendido a bajular o rei, não precisavas de comer lentilhas. E riu-se depois, troçando da pobreza evidenciada por Diógenes. O filósofo, no entanto, olhou-o ainda ...
Avenidas sem sentido
É uma coletânea de 16 contos de novos autores. É um conjunto de ruas, mais do que de textos, desde as antigas ruas de Bizâncio às ...
Meu querido cromo
A Jamie tem motivos de preocupação: a sua rival, a Angeline, está empenhada em ajudar várias obras de caridade e a sua popularidade sobe em flecha. A Jamie não lhe pode ficar atrás, agora tem de vencer a beleza exterior e a beleza interior da Angeline! Enquanto isso, a Jamie enfrenta outra dura missão: dominar a arte de colocar ganchos no cabelo. Será melhor recorrer à Conselheira de Ganchos ou confiar nas suas próprias habilidades?...
Viagem ao infinito
O professor Stephen Hawking é um dos cientistas mais notáveis e famosos da nossa era, e autor do bestseller científico A Brief History of Time, que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares. Nestas fascinantes memórias, Jane Hawking, a primeira mulher de Stephen Hawking, apresenta-nos a história do seu extraordinário casamento vista por dentro. Enquanto o prestígio académico de Stephen disparava, o seu corpo cedia aos assaltos da doença neuromotora, e o relato franco de Jane, em que descreve como tentava equilibrar os cuidados constantes que o marido exigia com as necessidades de uma família em crescimento, será ...

Junho de 2015

Fugas a pé
Este livro pretende ser um guia prático que reúne um conjunto de informações úteis a todos os que fazem caminhadas/ecoturismo e tem o objectivo de incentivar a prática da caminhada aliando o saber ao conhecimento. Com o FUGAS A PÉ o leitor vai descobrir as vantagens e segredos de uma boa caminhada. Aproveite o bom tempo para descobrir o nosso Pais da ...
Gabriel, o Galo cantor
O Galo Gabriel canta todas as manhãs, sem nunca dar descanso à sua voz, ...
O voo da Joaninha
Na horta biológica, um dos ovos da Joaninha é arrastado por um jato de saponária e perde-se. Mais tarde, a Borboleta descobre uma larva de joaninha e tenta salvá-la, mas aparece o Melro e engole-a. Será que a larva de joaninha consegue sobreviver e libertar-se?
José Gomes Ferreira
Poesia desassossegada e insatisfeita com o mundo e consigo mesma, é sua natureza fundamental uma dialéctica incessante que não poupa a própria linguagem que lhe dá o ser, razão por que José Gomes Ferreira fixou a sua origem...

Maio de 2015


Experiência Antárctica
Alguns cientistas vão até ao fim do mundo para encontrarem a Natureza em estado puro. E o caso de José Xavier, cientista polar da Universidade de Coimbra e do Instituto British Antarctic Survey, que passou nove meses seguidos na Antárctida...
Os pássaros também se sentam
Esta é uma história que fala de uma amizade vinda nos ventos da Primavera, nas asas de um pequeno pássaro que...
Pintura Naturalista na coleção Millennium BCP
Constituída por um conjunto de 46 obras de 27 artistas, as quais percorrem mais de um século de produção artística -1830 a 1962. Estas fazem parte do acervo artístico do Banco, que através desta iniciativa se propõe partilhar com todos o melhor da sua coleção privada...
Uma menina está perdida no seu século à procura do pai
Marius encontra uma menina perdida à procura do pai. Hanna, rapariga, cabelos castanhos, olhos pretos, catorze anos. Hanna fala com dificuldades, entende mal o que lhe acontece, não percebe o raciocínio dos outros. Está perdida. Marius está com pressa mas muda o seu percurso...

Abril de 2015

Ao correr do tempo "Duas décadas com Manoel de Oliveira"
Entrevistas, reportagens e outros trabalhos jornalísticos (1988-2008)...
Desenhar com as Mãos
Diverte-te a criar mais de 20 animais somente a partir do contorno das tuas mãos! Com apenas um lápis, vais conseguir desenhar...
Herberto Helder "Poemas Completos"
 nada pode ser mais complexo que um poema, organismo superlativo absoluto vivo, apenas com palavras, apenas com palavras despropositadas...
Prometo falhar
É um livro de amor.O amor dos amantes, o amor dos amigos, o amor da mãe pelo filho, do filho pela mãe, pelo pai, o amor que abala, que toca ...

Março de 2015

Aço
Uma história sobre a amizade de duas adelescentes e a dificuldade em crescer num mundo sem esperança...
Mar Humano - No meio de todos há alguém
parte da ligação turbulenta entre duas pessoas e penetra em temas como a longevidade da vida humana... 
Poesia para todo o ano
Esta antologia, dirigida especialmente a crianças do 1º Ciclo do ensino básico, é certamente uma bela iniciação à poesia...
Todos temos asas mas apenas os voluntários sabem voar
Este livro é dirigido a todas as crianças do mundo e àquelas que, apesar de por fora serem adultas....

Fevereiro de 2015

Os Últimos Artesãos do Vale do Paiva
Pretende retratar os ofícios ainda existentes ao longo do Vale do Rio Paiva e que se encontram em sério risco de ...
Os Cachorros, Os Chefes
Segundo o autor, «Os Chefes é um pequeno microcosmo do que viriam a ser o resto dos meus livros.»
Quando escreveu Os Cachorros (1967) o escritor peruano já era mestre de todas as faculdades da sua narrativa, pelo que este livro acaba por ser uma mostra da diversidade das paixões pessoais e colectivas.
HISTÓRIA DA RESSURREIÇÃO DO PAPAGAIO
Eduardo Galeano, um dos escritores uruguaios mais importantes no cenário literário contemporâneo, presenteia as crianças com esta narrativa de renovação. O poeta Ferreira Gullar assina a tradução, leve e cuidadosa, que, junto com as esculturas coloridas em madeira do espanhol Antonio Santos, compõem o cenário para a história de um papagaio distraído que morre ao cair...
O Silêncio da Água
Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada - Grau de Dificuldade I. A partir de uma recordação de infância, José Saramago compôs uma fábula universal que sobressai pela sua sabedoria. Manuel Estrada, um dos maiores artistas gráficos contemporâneos, recria com mestria toda a doçura desta história memorável...
Janeiro de 2015
2666
A vida humana inteira está dentro destas páginas ardentes…
A culpa é das estrelas
A história é narrada por uma paciente com cancro de 16 anos de idade que é forçada pelos pais a participar num grupo de apoio, onde se apaixona por um ex-jogador…
Fernando Pessoa “Romance”
É uma obra magnífica, fruto de uma pesquisa meticulosa, e uma verdadeira homenagem ao maior poeta da Língua Portuguesa…
O meu irmão
Com a morte dos pais, é preciso decidir com quem fica Miguel, o filho de 40 anos que nasceu com síndrome de Down…

Dezembro de 2014

A Chave de Salomão
O corpo de Frank Bellamy, o director de Tecnologia da CIA, é descoberto no CERN, em Genebra, na altura em que os cientistas procuram o bosão de Higgs, também conhecido por Partícula de Deus. Entre os dedos da vítima é encontrada uma mensagem incriminatória. A mensagem torna Tomás...
O Ovo do Ivo
O Ivo adora viver no seu ovo, pois é quentinho e muito seguro. Como reagirá ele quando tiver de sair do ovo?
Um século, dez lápis, cem desenhos
O projeto Viarco Express, que partiu do encontro da Fábrica de Lápis Viarco com a Associação Cultural Saco Azul e o Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos, é fruto de um desejo de criação de políticas e dinâmicas que fomentem a produção no campo das artes em Portugal.
Histórias do Lápis Mágico
é um projecto de Banda Desenhada integralmente produzido na Viarco, que conta as aventuras de um menino que encontra um lápis com poderes muito especiais.

Novembro de 2014

Alabardas
Um homem fascinado por peças de artilharia, empregado numa fábrica de armamento, que leva a cabo uma investigação na sua própria empresa, incitado pela ex-mulher, uma mulher com caráter, pacifista e inteligente…
Os ciganos
Ruy vive numa casa com demasiadas regras e muitas rotinas. Um dia, é surpreendido pelo rataplã de um tambor que o desafia a saltar o muro do jardim e a percorrer os campos ao encontro de um acampamento de ciganos. Com eles acaba por ficar e, inspirado pelo espírito indomado de Gela, descobre o ….
Marie Curie
Eu e Pierre, o meu marido, passamos horas sem fim a interrogar-nos que elemento químico seria aquele que emitia radiações tão surpreendentes. Demos-lhe o nome de polónio. Depois, descobrimos o rádio. Chamámos àquele fenómeno radioatividade… e de energia.
Nos passos de Magalhães
Não acredito em lugares mágicos, nem em pontos de energia telúrica, nem em ondas místicas que se libertam da paisagem. Acredito, isso sim, em estados de alma. Que fazem com que os lugares se tornem mágicos…

Outubro de 2014

27 HISTÓRIAS PARA COMER A SOPA
Mesmo que a sopa tenha pouco sal, podemos sempre torná-la mais apetecível contando uma história. E se forem 27, ainda melhor...


Os Meus 30 Anos com Amália de Estrela Carvas
Este livro relata vivências e intimidades, muitas delas até agora desconhecidas do público. 

Filhos da nação "Egas Moniz e José Saramago"
Gandhi
O livro começa com uma auto-apresentação - «Chamo-me...Gandhi. Ao longo da minha vida, pude demonstrar que a violência é a pior forma de lutarmos pela ...

Setembro de 2014

Cântico Negro
poema de José Régio, contido em "Poemas de Deus e do Diabo, aborda" a problemática do indivíduo que anseia por sua afirmação a partir da contestação da... 

Dias de Aço
Ocorre durante a Primeira Guerra Mundial, a Grande Guerra, ou o "sorvedouro" como lhe chamavam na altura... 
Olhar a pintura
Este livro é desde o início, uma festa para os olhos, uma deliciosa descoberta de 18 obras-primas da pintura...
Perdida de Riso
A Cremilde tinha um problema: Chorava por Tudo e por Nada. Chorava porque Sim e porque Não. Mas a Cremilde tinha, ainda, outro problema: Não ...

Julho de 2014

Abrigos
Maria é uma menina que não gosta de se abrigar da chuva. A caminho da escola vê um sem-abrigo a dormir no passeio. Logo ali inicia uma série de perguntas à mãe sobre o porquê daquele homem não ter uma casa. Como a mãe não lhe consegue dar respostas que a satisfaçam, a pequena Maria resolve...
A Morte sem Mestre
é o mais recente livro de poesia de Herberto Helder. Escrito em 2013 e integralmente inédito, «Tudo quanto neste livro possa parecer acidental é de facto intencional» - «[...] peço por isso que um qualquer erro de ortografia ou sentido / seja um grão de sal aberto na boca do bom leitor impuro.», escreve-nos o autor.
Hoje Sinto-me
Hoje Sinto-me… Audaz, Baralhado, Curioso… Cada dia é uma aventura emocional. Ao longo deste ABC dos sentimentos, acompanhamos a nossa personagem e o que ela vai sentindo, letra a letra, de A a Z. As ilustrações, pintadas a aguarela e a tinta-da-china, associam-se de forma inusitada às emoções... 
A geometria do amor
Porto, 2007, véspera de Natal. Havia um concerto dos Clã, na Casa da Música, desmarcado ao final da tarde. E muitos sonhos por cumprir...Nesta época do ano, carregada de memórias, o tempo corre sempre devagar.Nesse dia, à semelhança de outros dias, aquele telefonema foi um gesto puro. De cuidado,...

Junho de 2014

2014 FIFA World Cup
Revista sobre o mundial de futebol. Podes encontrar aqui entrevistas exclusivas com os melhores jogadores, guia dos jogos, história das 32 equipas, e muito mais...


Pequenos gestos, Grandes corações
O projeto Histórias da Ajudaris materializa-se num livro anual de histórias escritas por 5000 crianças de 41 escolas de vários pontos do país e pinceladas por artistas conceituados, resultando numa obra coletiva.
Filipa de Lencastre "A rainha que mudou Portugal"
Filipa de Portugal morreu de peste negra, tal como a sua mãe, a 15 de Julho de 1415. Com 55 anos. No dia 25 partiam de Lisboa 240 embarcações e um exército de 20 mil homens, entre os quais D. Duarte, o Infante D. Henrique e D. Pedro. A Praça de Ceuta caía cerca de um mês depois. D. Filipa não... 
O meu avô - Prémio Internacional de Ilustração 2014
Feira do Livro Infantil de Bolonha O meu avô. E o Dr. Sebastião. Duas personagens, dois tempos diferentes. O meu Avô acorda todos os dias às 6 da manhã. O Dr. Sebastião acorda às 7. Cruzam-se todos os dias à mesma hora. O meu Avô já teve uma loja de... 

Maio de 2014

A Prisão do Silêncio
"A trabalhar no ensino especial, Torey Hayden, psicóloga e professora, procura devolver afecto às crianças perturbadas psiquicamente. A todas une o mesmo sentimento: problemas na infância que as leva a manifestar comportamentos invulgares e preocupantes, geralmente em consequência de algum tipo de maus-tratos. Com o dom de desbloquear estes sentimentos, Torey Hayden foi chamada por um centro de tratamento para ajudar um rapaz a sair da sua prisão de silêncio..."
A Serra Encantada
"da autoria de João Petronilho e David Guimarães, editado pela Associação Geopark Arouca e apoiado pela Fundação EDP, dará a conhecer o património único e maravilhoso desta montanha do litoral Atlântico de Portugal!"
Do Cinzento ao Azul Celeste
"Uma bela estória para os mais novos, onde se fala da escola e dos professores, da liberdade e da falta dela, dos poetas da poesia e de livros, escritores e cantores. Fala-se também de bibliotecas cheias de sol de cor e de saber. Com uma belíssima ilustração!" 
Os Jogos da Fome
"Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a América do Norte Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Todos os Distritos estão obrigados a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome - um espectáculo sangrento de combates mortais cujo lema é «matar ou morrer». No final, apenas um destes jovens escapará com vida… Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um acto de extrema coragem… Conseguirá Katniss conservar a sua vida e a sua humanidade? Um enredo surpreendente e personagens inesquecíveis elevam este romance de estreia da trilogia Os Jogos da Fome às mais altas esferas da ficção científica..."

Abril de 2014

Contos Completos , 1947-1992 - Gabriel García Márquez
"Este volume reúne os contos escritos por Gabriel García Márquez desde os finais dos anos 1940, até meados dos anos 1990. Um conjunto de 41 histórias que nos permite desfrutar de todo o encanto e mestria do genial escritor colombiano, e que nos leva a um mundo inesquecível cuja realidade se expressa..."


O Soldado João
Livro recomendado pelo Plano Nacional de LeituraEducação pré-escolarLer em voz alta / Contar Excerto: «Então o incrível aconteceu. Os dois generais levantaram-se ao mesmo tempo e condecoraram-no com duas luzentes medalhas de ouro. Como era noite, acharam que já passara o tempo da guerra,...


José Afonso. O Rosto da Útopia
Este livro reúne entrevistas, fotografias e poemas manuscritos por José Afonso. É uma memória viva do cantor, do poeta, do combatente anti-fascista e do revolucionário que foi Zeca Afonso. Um livro sobre o Zeca Afonso que, como diz o próprio autor, "é um homem demasiado grande para caber num simples álbum".
Março de 2014
A mãe que chovia
O protagonista do primeiro livro infantil de José Luís Peixoto é filho da chuva. Com uma mãe tão original, tão necessária a todos, tem de aprender a partilhar com o mundo aquilo que lhe é mais importante: o amor materno. Através de uma ternura invulgar, de poesia e de uma simplicidade desarmante, este livro homenageia e exalta uma das forças mais poderosas da natureza: o amor incondicional das mães...


Os transparentes
Ondjaki, o escritor angolano já bem conhecido do público por obras como o assobiador (2002), quantas madrugadas tem a noite (2004), os da minha rua (2007), AvóDezanove e o segredo do soviético (2008), entre outros títulos, sempre colocou Angola, e em particular Luanda, de onde é natural, no centro da sua escrita. Com o presente romance, de novo aparece Luanda - a Luanda atual do pós- guerra...
Pequenos Gestos, Grandes Corações
São 160 páginas de histórias escritas por crianças de vários estabelecimentos de ensino e faixas etárias, e que posteriormente foram sujeitas à visão criativa de vários ilustradores, que ofereceram na íntegra os direitos de reprodução das respectivas ilustrações. O livro é por isso mesmo o resultado de...
Jerusalém de Gonçalo M. Tavares
É um livro sobre os limites da loucura e da razão. Livro também sobre a crença. O livro começa com Mylia a tentar entrar numa igreja às quatro da manhã...

 

Fevereiro de 2014

Abraço
A infância, o Alentejo, o amor, a escrita, a leitura, as viagens, as tatuagens, a vida. Através de uma imensa diversidade de temas e registos, José Luís Peixoto escreve sobre si próprio com invulgar desassombro. Esse intimismo, rente à pele, nunca se esquece do leitor, abraçando-o, levando-o por um caminho que passa pela ternura mais pungente, pelo sorriso franco e por aquela sabedoria que se alcança com o tempo e a reflexão. Este é um livro de milagre e de lucidez. Para muitos, a confirmação. Para outros, o acesso ao mundo de um dos autores portugueses mais marcantes das últimas décadas.


A Luz de um Novo Dia
Torey Hayden tem pela frente um ano escolar que constituirá talvez um dos desafios mais exasperantes e recompensadores da sua carreira. Da turma que lhe foi atribuída fazem parte Billy, um rapaz que transborda agressividade, Shane e Zane, dois gémeos afectados pela síndrome alcoólica fetal, Jesse, um menino que sofre de síndrome de Tourette, e Venus, uma rapariga de sete anos que não fala nem reage a qualquer estímulo, excepto quando sente o seu espaço ameaçado. Torey, com a sua dedicação e sensibilidade, tentará chegar a estas crianças que tanto precisam dela, enfrentando obstáculos e revelações dolorosas, para as resgatar do seu sofrimento e lhes proporcionar a esperança de um novo dia.


Coração Romance Sem Abrigo
Jorge Letria continua a surpreender com a sua escrita. Desta vez, deixa-nos um tributo ao cão, o melhor amigo do homem. “Coração Sem Abrigo” tem como protagonistas um sem-abrigo e um pobre cão que lhe serve de companhia nas horas mais frias e solitárias. Houve, num primeiro contacto, uma simbiose. Se, por um lado, o labrador de pêlo preto lhe começou a servir de companhia, por outro, foi salvo do canil municipal onde estava prestes a ser abatido.


Piolhex No Planeta Capitis
Piolhex era um piolho pequenino, com as seis patas mais velozes do Planeta Capitex. Curioso e destemido, achava que era o melhor e o mais esperto de todos os piolhos! Um dos seus sonhos era conhecer um planeta diferente, e ele sabia que, para tal, bastava agarrar-se a um cachecol, a um chapéu ou a um pente… mas queria fazê-lo de uma forma original. Infelizmente não tinha asas para poder voar… Apostando na educação para a saúde, e num estilo literário muito próprio, Manuela Mota Ribeiro pretende, com este livro, esclarecer os leitores sobre a famosa pediculose, contribuindo assim para prevenir uma das parasitoses que mais afetam as crianças em idades pré-escolar e escolar.

Janeiro de 2014

O Professor do Futuro 

Jorge Rio Cardoso dá resposta às perguntas mais importantes, sistematizando informação e dando voz aos professores que todos os dias trabalham e constroem a escola em Portugal. Com a colaboração de mais de 50 professores e personalidades de relevo ligadas à educação, este é o livro que perspectiva o futuro...

O Santo Guloso
Era uma vez um castelo. Era uma vez uma família de condes com uma filha que odiava formigas. Era uma vez uma família de formigas que habitavam o castelo e que foram mortas às dúzias, para calar a menina que as odiava. Então...


Salada de Flores
Uma horta ecológica onde não há lugar para adubos químicos, uma piscina em que a limpeza da água não depende do cloro, e uma casa de argila e de palha, com um jardim no telhado, são o cenário ideal para a aventura da Sara, da Maria, da Carolina e do Rodrigo, quatro amigos de palmo e meio que partem à ...


Vida de PI
Filho do administrador do jardim zoológico de Pondicherry, na Índia, Pi Patel possui um conhecimento enciclopédico sobre animais e uma visão da vida muito peculiar. Quando Pi tem dezasseis anos, a família emigra para a América do Norte num navio cargueiro juntamente com os ...


Dezembro de 2013

Eu, Malala – A minha luta pela liberdade e pelo direito à educação
"Esta é a história, contada na primeira pessoa, da menina que se recusou a baixar os braços e a deixar que os talibãs lhe ditassem a vida. É também a história do pai que nunca desistiu de a encorajar a seguir os seus sonhos numa sociedade que dá primazia aos homens..."
ZZZer ou não ZZZer "Um livro para ZZZeres que querem voar mais alto"
"Acha que tem problemas? Então imagine a vida que leva uma abelha operária: uma existência reprimida, entrincheirada no tédio sem fim da vida da colmeia - procurar alimento, armazenar o mel e o pólen, alimentar as larvas, proteger e reparar a colmeia… e depois, dormir, acordar e repetir tudo. Vezes e vezes sem conta..."
O Homem de Constantinopla
"O Império Otomano desmorona-se e a minoria arménia é perseguida. Apanhada na voragem dos acontecimentos, a família Sarkisian refugia-se em Constantinopla. Apesar da tragédia que o rodeia, o pequeno Kaloust deixa-se encantar pela grande capital imperial e é ao atravessar o Bósforo que pela primeira vez formula a pergunta que havia de o perseguir a vida inteira..."
A Crise Explicada às Crianças , Para Miúdos de Direita e para Miúdos de Esquerda
"Numa altura em que só se fala em crise, crise e mais crise, quem explica às crianças o que é essa coisa que a todos nos aflige? Este livro explica. E explica de acordo com a ideologia favorita de cada leitor: se prefere as justificações defendidas pela esquerda começa a ler o livro por um lado, se..."

Novembro de 2013

O Enigma da Pedra Negra
"Tudo começou com um livro que continha vários segredos sobre o universo e o ancestral enigma da pedra negra. Pensava-se que quem lhe tocasse poderia..."
Madrugada Suja
"No princípio, há uma madrugada suja: uma noite de álcool de estudantes que acaba num pesadelo que vai perseguir os seus protagonistas..."


O Rapaz do Pijama às Riscas
"Uma extraordinária história sobre a amizade e os horrores da guerra..."


Serafim Está sempre Constipado
"Esta história convida ao desfrute da aprendizagem nutricional, com um enfoque pedagógico divertido e cativante..."
Janeiro 2013

Pequeno-Almoço com Sócrates



-Robert Rowland Smith

O Filósofo e o Lobo

- Mark Rowlands

101 experiência de filosofia quotidiana


- Roger-PolDroit 

Novembro 2012

 NOVAS CARTAS PORTUGUESAS

- Maria Isabel Barreno- Maria Teresa Horta- Maria Velho da Costa

Poemas Portugueses – Antologia da Poesia Portuguesa do Séc. XIII ao Séc. XXI

Prefácio de Vasco Graça Moura. Coordenação e organização Jorge Reis-Sá e Rui LagePorto Editora
Dicionário de Filosofia

Gérard Durozoi, A. RousselEditor: Porto Editora

Sem comentários:

Enviar um comentário