Novidades

abril 2024


E se um menino se chamasse Portugal?
Ou então: pode o Portugal do antes do 25 de Abril ser comparado a um menino?
Ora por que não?
Ouçam, pois, a sua história: como cresceu e sofreu e lutou até, já adulto, ver realizado um sonho.
E que sonho foi esse? O da liberdade, é claro. Mas imaginou também uma democracia e uma justiça que julgou possíveis no seu país à beira-mar.
Esse país onde hoje o mesmo menino, homem feito agora, continua atento a sonhar com um mundo melhor.

março 2024

Tudo Foi Como Tinha de Ser

de Raul Minh'alma

O que os outros pensam sobre ti não define quem és. Quando um vídeo íntimo é partilhado nas redes sociais, Mariana sente o seu mundo desmoronar. Incapaz de lidar com o julgamento dos outros, congela a matrícula na faculdade e fecha-se em casa, o único sítio onde se sente segura. Gonçalo prepara-se para realizar o sonho de abrir um restaurante. Por um acaso do destino, o sítio ideal surge na rua onde vive Mariana. Quando percebe a prisão em que ela vive, começa a lançar-lhe desafios para a ajudar a vencer os seus medos. A...


fevereiro 2024

Às Vezes, Um Abraço Não Chega

de Eoin McLaughlin; Ilustração: Polly Dunbar


Novo álbum ilustrado da coleção Um Abraço, um livro que nos convida a ouvir e a respeitar o tempo do outro, sem pressas e com amor! 
Hoje não é um bom dia para a Tartaruga. Ela está chateada e ninguém consegue ajudá-la a sentir-se melhor. Pacientemente, o Ouriço vai percebendo que, às vezes, um abraço não chega. e como é que ele descobriu isso? Bastou colocar-se no lugar da sua amiga e escutá-la com muita atenção!


janeiro 2024



A História de Ismael, Que Atravessou o Mar

De  Francesco D'Adamo; Tradução: Maria João Rodrigues

Ismael trabalha como pescador ao longo das costas do norte de África, a poucos quilómetros da ansiada Itália. O mar parte integrante da sua vida é fonte de sustento e símbolo de pertença a um grupo. Mas quando o mar, de repente, lhe rouba o seu pai, não resta outro remédio a Ismael senão abandonar tudo o que conhece e ama, e empreende uma viagem desesperada à procura de sorte e de um lugar ao qual realmente possa chamar casa.



janeiro 2024

A partir do momento presente encontra-se à disposição de todos, na Biblioteca Escolar de Escariz, o jornal Expresso.



outubro 2023

André Fernandes

SOBRE AMOR

No livro SOBRE AMOR, André Fernandes fala-nos das histórias mais marcantes que ouviu nos milhares de palestras que deu pelas escolas do país. Histórias que lhe trouxeram diferentes lições sobre aquilo que todos viemos à Terra aprender e, sempre que possível, ensinar: O AMOR.



setembro 2023


Um grupo de crianças partilha as questões desconfortáveis que ouvem constantemente, em oposição àquilo que consideram mais importante sobre elas próprias.
Questões intrigantes e ilustrações expressivas para alimentar conversas animadas, neste livro que promete celebrar a diversidade e a inclusão.



maio 2023

Cuscas é uma pequena abelha muito curiosa e trabalhadora. Juntamente com os seus amigos, Carlota e Vasco, e com a ajuda da sua rainha Vitória vão viver muitas e intensas aventuras!Vem conhecer agora numa aventura no Castelo de Guimarães.


abril 2023

O livro "O rapaz que prendeu o vento” é uma história real que fala da vida de um rapaz, chamado William, que descendia de uma pobre família do Malawi. William teve de deixar os estudos devido à falta de dinheiro para pagar as propinas. Mas não foi isso que o impediu de estudar. William passou a ir quase todos os dias a uma biblioteca para requisitar livros acerca das matérias que estavam a ser lecionadas pelos professores na escola. Certo dia, encontrou por acaso um livro sobre moinhos de vento e foi esse mesmo livro que lhe mudou a vida.

William baseou-se em alguns dos exemplos de moinhos que viu no livro para fazer um ptotótipo. Conseguiu assim seu grande sonho fornecer eletricidade e bombear água para toda a sua comunidade.




lmarço 2023


Numa história com sabor a mar, Manuel António Pina traz-nos a aventura de Manuel, um corajoso rapaz que tudo fará para proteger o seu pai… incluindo enfrentar o gigante Adamastor! Atreve-te a conhecer este enredo, no qual se misturam a realidade e a imaginação, o fantástico e o terrível, e que te surpreenderá até à última página. A coleção Educação Literária reúne obras de leitura obrigatória e recomendada no Ensino Básico e Ensino Secundário e referenciadas no Plano Nacional de Leitura.




fevereiro 2023



O novo romance do autor bestseller.

Nem todos os erros são errados. Foi o que ele lhe disse, as lágrimas de um nas lágrimas do outro, a janela do quarto do hotel aberta, os corpos suados à procura do repouso depois da loucura. É impossível ter-te mas é inaceitável não te ter. Ela limpou com a parte de trás da mão uma das suas lágrimas, depois com a boca as lágrimas dele, o vento a empurrar as cortinas do quarto, alguns segundos do mais doloroso dos silêncios. Destruía a minha vida toda por ti porque sei que sem ti tenho a minha vida toda destruída.


janeiro 2023


De casa ao recreio, da cantina ao jardim, um rapaz interroga-se sobre a chegada do inverno:
Porque está tanto frio?
Como se formam os flocos de neve?
Para onde foram as aves?
E o que aconteceu às folhas das árvores?Um livro para descobrir o mundo surpreendente que nos rodeia e saber tudo sobre o inverno!


dezembro 2022


Imagine que decide passar a correr dez quilómetros por dia. Se é um corredor profissional, até pode saber a pouco. Mas se nunca correu na vida, o seu objetivo revela-se demasiado ambicioso - e condenado ao fracasso. No entanto, se usar A Regra dos Dois Minutos, e gastar apenas esse tempo a treinar todos os dias, é bem capaz de, sem dar por isso, estar a caminho da sua primeira maratona.

A maior parte das pessoas pensa que para mudar de vida (ou mudar algo de relevante nas suas vidas) tem de pensar em grande. Mas um dos maiores especialistas mundiais em hábitos, James Clear, propõe uma alternativa. Após décadas de trabalho nessa área, concluiu que as grandes mudanças surgem do efeito combinado de centenas de pequenos atos - seja fazer uma elevação por dia ou acordar cinco minutos mais cedo. É o que o autor chama de Hábitos Atómicos. Neste livro revolucionário, o autor mostra passo a passo como usar essas minúsculas mudanças para conseguir resultados estruturantes na sua vida. Dá-nos as pequenas dicas (como A Regra dos 2 Minutos) mas sobretudo uma metodologia apoiada no melhor que a Psicologia e a Neurociência têm para oferecer. Vai assim ficar a conhecer as quatro leis para a formação de hábitos (a evidência, a atração, a facilidade e a gratificação), e como implementá-las.

novembro 2022


Japão, 1917. Por desonrar o nome da família, o jovem Katsuro é exilado pelo seu próprio pai, um poderoso governador, num ilhéu inóspito. Abandonado, o rapaz irá deparar-se, pela primeira vez, com o terrível segredo da família Tsukuda, enquanto luta para sobreviver à fome, à sede e à culpa. Lisboa, cem anos depois. No Liceu Camões, um dos mais antigos da cidade, um professor de Geografia suicida-se numa sala de aula. O nosso narrador, funcionário do liceu e alcoólico em recuperação, decide inaugurar uma reunião semanal para...

outubro 2022


Nomeação Melhor Álbum de Autor Estrangeiro editado em  Portugal no Amadora BD 2018  «12 de junho de 1942:
Espero poder confiar-te tudo, como nunca pude confiar em ninguém, e espero que venhas a ser uma grande fonte de conforto e apoio.» No verão de 1942, com a ocupação nazi da Holanda, Anne Frank e a família são forçados a esconder-se. Durante dois longos anos, vivem com um grupo de outros judeus num pequeno anexo secreto em Amesterdão, temendo diariamente ser descobertos. Anne tinha treze anos quando entrou...

setembro 2022



A felicidade é o mais importante na vida, por isso, quando o senhor Pombo decide vendê-la  em frascos pequenos, grandes e de tamanho familiar ,surgem imediatamente compradores interessados. Uma pena que, quando o vendedor de felicidade vai embora, deixe cair um pequeno jarro. É então que a verdade é revelada...


Junho 2022


A breve história do país de que mais se fala.
Nação de proporções colossais ou continente? Luz do mundo ou terra condenada? Aliado da Europa e do Ocidente ou seu adversário mortal? Território de santos, czares, poetas, pintores, revolucionários e músicos, a Rússia é um enorme mistério que importa desvendar. Esconde uma história tão rica, antiga e diversa quanto desconhecida.
José Milhazes, o grande especialista português da Rússia, propõe neste livro uma viagem fascinante que atravessa séculos e séculos da história, cultura e civilização russas, que começa nos povos eslavos vários séculos antes de Cristo e acaba na actualidade, com Putin. Nesta edição que inclui dezenas de fotografias e mapas – além de uma cronologia e de bibliografia aconselhada para quem quiser saber mais – fique a conhecer a geografia, os povos, as grandes figuras, efemérides e feitos desta grande nação em permanente devir.




Maio 2022


Simon Kelleher é o criador do Má-Língua, uma nova aplicação que está a encurralar a elite de Bayview High, revelando pormenores da vida privada dos alunos da escola.
Mas o caso torna-se mais grave quando Simon e quatro colegas ficam fechados de castigo numa sala, e ele morre diante das suas vítimas.
Os quatro que se tornam suspeitos imediatos do homicídio, são:
A melhor aluna da escola, Bronwyn que nunca viola uma regra e quer entrar em Yale.
A estrela da equipa de basebol de Bayview, Cooper.
Nate, o criminoso, que está em liberdade condicional por vender droga.
A menina bonita, Addy, que parece ter a vida perfeita ao lado do namorado perfeito.

Que segredos queriam esconder para eliminar Simon?
Quem será o culpado?



Abril 2022


TRINCAS, o MONSTRO devorador de livros, trincou tanto que saiu do seu próprio livro, e agora está a provocar o caos em histórias bem conhecidas.
Cuidado!




Março 2022



"Poemas da Horta e Outras Verduras" Mas, será que podemos fazer ou, mesmo, ler poemas sobre um nabo ou uma abóbora-menina?... Claro que sim. Aqui, acima de tudo, brinca-se. Com palavras, com poemas, com histórias. Por acaso — ou não será assim tão por acaso? —, as personagens são da horta, mas poderiam ser outras. E até tu podias entrar neste livro... ou eu, ou os teus amigos ou os meus vizinhos. Com tudo o que nos define. Com as nossas alegrias e tristezas, com as nossas qualidades e defeitos, com os nossos desejos e os nossos sonhos.
São, sobretudo, pequenas histórias que acontecem todos os dias. Para as descobrires, só tens de estar atento… e ter alma de poeta!



Fevereiro 2022

Uma história de amor arrebatadora, marcada pela beleza daquela região italiana, onde, afinal, todos os sonhos são possíveis.

Gemma Jericho é uma médica nova-iorquina a braços com uma filha adolescente que não lhe dá um minuto de descanso e uma mãe que se preocupa com o facto de ela não ter vida própria. Por isso, quando a mãe, Nonna, recebe uma carta informando-a de que recebeu uma misteriosa herança na Toscana, Gemma, a donzela de gelo, arrisca: as três deixam para trás as precauções e partem para Itália em busca de um sonho e de uma nova vida.
Mas o que as três encontram no paraíso da Toscana não é exactamente o que haviam sonhado. Afinal, a herança de Nonna, uma bela villa a necessitar de obras, pode pertencer a um americano, Ben Raphael. Entre Gemma e Ben surge de imediato uma forte atracção, mas a relação amorosa é abalada pela intensa disputa imobiliária.
Será o amor de ambos suficientemente forte para resistir a todas as provações? Ou prevalecerá a força dos laços que ligam Gemma, Nonna e Livvie?
Gemma terá de escolher entre o homem que ama e a herança da família. E a sua vida nunca mais será a mesma…


Janeiro 2022

Descobre "Onde Tudo Aconteceu", percorrendo com António Mota esta compilação de dezanove poemas que convidam a enriquecedoras viagens pela natureza, pelo sonho e pelas vivências do dia a dia.


Dezembro 2021

Um corpo congelado, incapaz de se mover. Os olhos vazios, fixos no sangue que emana do seu próprio corpo, enchendo uma taça de porcelana cuidadosamente trabalhada a ouro. Os lábios entreabertos de quem soltou um grito que não chegou a ninguém. E ele apenas sorri, enxugando-lhe as lágrimas com os dedos frios. Marcada para a morte. Um número, uma letra. Duas personagens, nove cortes, os seus destinos cruzados e nitidamente esculpidos na pele ensanguentada de Danielle. Tess já tinha visto isto antes. Nos corpos de outras vítimas… ela conhece aquela assinatura... O Assassino das Palavras está de volta, no entanto, a sua identidade permanece um mistério. Um assassino impulsivo, desorganizado e rápido como um relâmpago. E porque terá deixado Danielle com vida? MORTE NAS ALTURAS. O mar alto não teve tempo suficiente de destruir o corpo. A sua beleza permanece intacta, os lábios pálidos em memória de um último suspiro, o rosto escondido por mechas de cabelo escuro e ondulado. Cada centímetro da sua pele testemunha um terrível destino entregue nas mãos de um assassino que nunca esperou que ela fosse encontrada.

Novembro 2021


Uma coleção que ajuda as crianças a entenderem as crises e os temas que dominam as notícias e o mundo. O planeta em que vivemos está cheio de animais, desde pequenos insetos a baleias enormes, e nós! O nosso planeta oferece-nos ar para respirar, água para beber e alimentos para comer. Usamos plantas e outros recursos naturais para fazer roupa, casas e medicamentos. Usamos combustíveis para pôr as nossas máquinas a funcionar. A nossa Terra maravilhosa dá-nos, a nós e aos outros animais, tudo o que precisamos para viver. O Planeta Terra ajuda-nos e, por isso, devemos protegê-lo!


Outubro 2021

Os Contos da Infância e do Lar (Kinder- und Hausmärchen), de Jacob e Wilhelm Grimm, são a obra de língua alemã mais traduzida e editada no mundo. Publicada pela primeira vez em Berlim em 1812 e em 1815, foi crescendo em popularidade ao longo do século XIX, consagrando-se como um dos tesouros da cultura popular alemã e europeia. Os critérios de rigor e de fidelidade por que se regia e os valores nacionalistas em que assentava inspiraram projetos idênticos de recolha de contos orais um pouco por toda a Europa.A presente edição reúne os três volumes de Contos da Infância e do Lar e constitui a primeira tradução integral da obra em língua portuguesa. Compreende duzentos contos e respetivas notas, dez lendas religiosas infantis, um apêndice com outros vinte e oito contos não incluídos na última edição em vida dos autores (1856-1857), um conjunto de seis fragmentos de contos e um longo capítulo que inclui bibliografia relevante citada pelos autores nas suas notas e considerações gerais sobre diversas tradições nacionais, assim como uma reflexão final sobre a relação dos contos populares com a mitologia.

Setembro 2021

"Trevor Benson não planeava voltar a New Bern, na Carolina do Norte. Mas quando uma explosão perto do hospital onde trabalha no Afeganistão o deixa com ferimentos devastadores, a velha casa que herdou do avô parece um bom lugar para recuperar. Decidido a regressar à faculdade de Medicina, Trevor não está minimamente disponível para amar… mas o primeiro encontro com Natalie abala as suas convicções. A ligação entre ambos é impossível de ignorar, mesmo que Natalie se esforce por manter uma distância inexplicável. Igualmente difícil de compreender é Callie, a adolescente solitária que mantinha com o avô de Trevor uma profunda relação de amizade.Trevor espera que a jovem o ajude a desvendar o mistério que paira sobre a misteriosa morte do avô, mas com pouco sucesso… até que a verdadeira natureza do passado de Callie ameaça ser revelada, deixando Trevor perante um segredo que nunca poderia ter antecipado. Trevor espera que a jovem o ajude a desvendar o mistério que paira sobre a misteriosa morte do avô, mas com pouco sucesso… até que a verdadeira natureza do passado de Callie ameaça ser revelada, deixando Trevor perante um segredo que nunca poderia ter antecipado. Na sua missão para decifrar os segredos de Natalie e de Callie, Trevor irá descobrir o verdadeiro significado do amor e do perdão… e que na vida, para seguir em frente, temos muitas vezes de voltar atrás. "

Comentários