Concursos


1

Ano Letivo 2023/24

Biblioteca Escolar vem dar-te a conhecer vários concursos e projetos, para que possas decidir em qual gostarias de participar. 

Dirige-te à Biblioteca e terás mais informações e acesso aos regulamentos.


Miúdos a Votos

Edição de 2023-2024

A Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior organizam, pelo sétimo ano consecutivo, a eleição dos livros preferidos das crianças e dos jovens portugueses, através da iniciativa “Miúdos a Votos” que promove a leitura e o desenvolvimento de competências de cidadania ativa.

Os alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade podem votar no seu livro preferido, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real.

Na sequência de anos anteriores, o Agrupamento de Escolas de Escariz, dado o sucesso da sua participação neste projeto, vai integrar a edição deste ano letivo.






Biblioteca Escolar: o meu lugar preferido para...


Este concurso destina-se a alunos do Ensino Secundário e consiste na criação de uma visita virtual aos espaços da biblioteca escolar, realçando os seus serviços, recursos e atividades, sendo os participantes desafiados a mostrar essa realidade do seu ponto de vista.




“Digital Bookmarks Exchange Project”


No âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo em outubro, a biblioteca escolar convida-vos a participar no projeto “Digital Bookmarks Exchange Project” promovido pela IASL (International Association of School Librarianship) em parceria com a RBE (Rede de Bibliotecas Escolares).




Concurso Interconcelhio de Leitura - ConCIL

Promovido, pela primeira vez a nível interconcelhio, este concurso tem como principal objetivo estimular o gosto e o prazer pela leitura, e desenrola-se ao longo de três fases:
  • fase escolar (de outubro de 2023 a final de janeiro de 2024)
  • fase concelhia (1 de fevereiro a 30 de março de 2024)
  • fase final (2 a 8 de maio 2024)



Abril depois de Abril

A Rede de Bibliotecas Escolares associa-se às comemorações do quinquagésimo aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974 com a iniciativa “Abril depois de abril”.

Esta iniciativa tem como propósito sublimar os valores conquistados com a Revolução, através de ações que

  • conduzam à compreensão do seu impacto a nível local e nacional,
  • convoquem para o exercício de uma cidadania democrática e reflexiva e
  • estimulem o desenvolvimento da criação estética e cultural.





                    Campeonato de Ciência e Escrita Criativa

O Campeonato de Ciência e Escrita Criativa lança a sua 4.ª edição, a decorrer até maio de 2024. A iniciativa tem como objetivo principal promover a leitura, a escrita e o aprofundamento de conhecimentos científicos dos participantes, a partir da leitura de livros da coleção O Clube dos Cientistas, da autora Maria Francisca Macedo.

Após a leitura de um livro da coleção, os participantes selecionam uma parte em que os protagonistas se confrontam com um problema, propondo uma solução alternativa que inclua um protocolo experimental, à semelhança dos que constam no final de cada livro.

O público-alvo do Campeonato são os alunos do 1.º ciclo e do 2.º ciclo, através da inscrição da respetiva turma. 




Clássicos em rede

Olimpíadas da Cultura Clássica

Temas:

  • Escalão A: Titãs; Pandora;
  • Escalão B: Titãs; Pandora;
  • Escalão C: Titãs; Pandora; Céfalo e Prócris.

Inscrições:

Para participar as escolas devem inscrever-se no formulário de inscrição, disponível nesta página.

Calendarização:

Data-limite para a inscrição nesta edição 2023-2024:

  • 5 de janeiro de 2024

Datas-limite para o envio dos trabalhos:

  • Trabalhos escritos - 22 de março
  • Trabalhos nas restantes modalidades – 12 de abril



Media@ção

O tema a abordar este ano será media, direitos humanos e paz.
 
O prazo limite para envio dos trabalhos é o dia 22 de março de 2024, não sendo necessária pré-inscrição.

Os trabalhos deverão ter caráter narrativo, podendo apresentar-se sob a forma de vídeo, podcast ou técnicas de animação tais como 2D ou 3D. 




Este projeto destina-se a alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico e tem o objetivo de promover a leitura em família.





Histórias da Ajudaris


Este projeto destina-se a crianças e jovens que frequentam o ensino pré-escolar, o 1.º e o 2.º Ciclos do Ensino Básico, do ensino público e privado. 

As histórias devem ser escritas coletivamente pelas crianças sob orientação dos seus educadores/professores e podem assumir qualquer género literário (canção, poema, texto narrativo...).

As histórias devem ser enviadas em formato digital (editáveis – formato WORD) e devidamente identificadas (nome do agrupamento, nome da escola, nome da turma, título), até 31 de março de 2024.


“Histórias da Ajudaris em Voz Alta”



Este projeto destina-se a crianças, jovens, adultos e seniores falantes da língua portuguesa no Mundo.

Procedimentos:

1. Conhecer as histórias da Ajudaris em: http://www.ajudaris.org/site/products-page/

2. Realizar a inscrição até ao dia 31 de dezembro de 2023, através do seguinte link: https://forms.gle/jnXNbdT2XDnYoxTP7

3. Gravar um vídeo, com o máximo de 2 minutos, a ler uma das histórias que integram os diversos livros das “Histórias da Ajudaris”, independentemente da edição;

4. Enviar o vídeo, em formato horizontal, em mp4 para o email: historiasdaajudaris@ajudaris.org até 15 de janeiro de 2024.





“A(r)Riscar”


Público-Alvo: 3.º ciclo e Secundário

Tema 2023-2024: “Lendas e Tradições”

Submeter as ilustrações e as memórias descritivas até ao dia 31 de março de 2024 em formato digital JPG.

Todas as obras a concurso, com exceção dos finalistas irão a votos no Facebook.





Concurso “Uma Aventura… Literária 2024”


Este concurso tem 6 modalidades: Texto Original, Recomendação de Leitura, Crítica, Desenho, Olimpíadas da História e Teatro na Rádio.

Os trabalhos podem ser individuais, de grupo ou de turma, e devem ser enviados até 15 de março de 2024.





Clube de Leitura

Sonetos de Leitura

Encontra-se implementado desde o início do ano letivo e destina-se aos alunos do 2.º Ciclo do ensino básico. 
Embora tenha sido apresentada a candidatura, o Clube não foi contemplado com o apoio financeiro da RBE.













Ano Letivo 2022/23

Biblioteca participou ao longo deste ano em vários concursos e projetos que te vamos dar a conhecer. 
Vê em quais participaste.


SOBE+


AE de Escariz - Alunos novos do JI e 1.º Anos (candidatura em articulação com o PES).

CIENTIFICAMENTE PROVÁVEL
Este ano letivo os alunos dos 6.º Anos e os alunos dos 9.º Anos participaram nas palestras realizadas no âmbito do projeto.

LEITURA EM FAMÍLIA


                  Projeto Leitura em Família
 
                     - Leitura em vai e vem
                   - Já sei ler                       
                  EB de Chave 


                               MARCADORES DIGITAIS

 

Este ano letivo os nossos alunos participaram, novamente, na troca de "Marcadores Digitais" com outra Biblioteca Escolar, no âmbito do MIBE integrando o projeto da IASL (International Association of School Libraries), tendo como parceiro o Agrupamento de Escolas da Golegã, Azinhaga e Pombalinho. Os alunos participantes do Agrupamento de Escariz pertencem às turmas do 8ºB e C, que na área de MediArte, utilizando o programa "Canva", realizaram os marcadores digitais sob orientação da professora Paula Aniceto.

Os marcadores foram elaborados de acordo com o tema do MIBE “Ler para a Paz e Harmonia Global”. Assim, aos alunos do Agrupamento de Escolas da Golegã, Azinhaga e Pombalinho, foi dado a conhecer os trabalhos realizados. Porém surgiram algumas dificuldades na interação com o agrupamento parceiro

  • Público-Alvo: 3.º ciclo e Secundário
  • Tema 2022-2023: Monumentos de Portugal
  • Inscrições até ao dia 31 de janeiro de 2023
  • Todos os participantes terão direito a um certificado de participação. Os finalistas e os vencedores receberão prémios.
Esta excelente iniciativa da Ajudaris promove o conhecimento e a sensibilidade relativamente à produção artística portuguesa, tendo o envolvimento dos alunos em atividades enriquecedoras com um cariz solidário. Com este concurso, os alunos são desafiados a conhecer, explorar e “Arriscar”, no âmbito das estratégias da Arte Contemporânea, desenvolvendo competências artísticas e valores de cidadania. Tomam consciência dos diferentes olhares de artistas sobre os lugares e as pessoas, enriquecendo a sua perceção do território e promovendo a arte e a criatividade dos alunos.

Alunos dos 9.º Anos.



Histórias da Ajudaris


Os pequenos grandes autores sob a orientação de professores e educadores solidários, tornam-se verdadeiros autores de histórias de encantar, sobre temas como a solidariedade, os afetos, a cidadania, o ambiente, os valores, entre outros, de especial relevância. Cada história conta com um ilustrador solidário que colhe inspiração na história que lhe for atribuída, dando cor e vida às suas personagens e cenários. O resultado é uma obra imperdível que vai querer ler!
Deseja fazer parte na construção de um mundo onde reina a Paz? Todos podem participar neste projeto de afetos e terão direito a um certificado de participação.

Pequenos gestos, Grandes corações.

Escariz, Fermedo e Chave.

ESCOLA A LER



Atividades:

1. Leitura orientada; 2. Projeto Pessoal de Leitura; 3. Tempo para ler e pensar!; 4. Vou levar-te comigo! ;5. Livr’ à mão;.6. Equipas de leitura.

Prazos - A ação será desenvolvida entre 3 de janeiro de 2022 e 31 de julho de 2023.


Clássicos em Rede

Edição 2022-2023





 As Olimpíadas da Cultura Clássica são um concurso dirigido a alunos e alunas do 4.º ao 12.º anos de escolaridade, que tem por objetivo estimular a sua curiosidade e alargar os seus conhecimentos sobre temas de Cultura Clássica, através de desafios que apelam à escrita, à expressão artística e ao domínio de ferramentas digitais.

Níveis etários São realizados desafios em 3 níveis etários:

 • Escalão A - 4.º ano do 1.º ciclo e 2.º ciclo do Ensino Básico;

 • Escalão B - 3.º ciclo do Ensino Básico; 

• Escalão C - Ensino Secundário.

Na edição 2022-23 das Olimpíadas da Cultura Clássica existem diferenças em relação aos anos anteriores. 

Para participar as escolas devem inscrever-se no formulário de inscrição

Temas desta edição:

·         Escalão A: Jasão e os Argonautas; Penélope à espera;

·         Escalão B: Jasão e os Argonautas; Penélope à espera;

·         Escalão C: Jasão e os Argonautas; Penélope à espera; Sísifo.

Tipo e conteúdo dos desafios As Olimpíadas da Cultura Clássica incluem desafios de expressão escrita, artes e multimédia. São admitidos trabalhos numa, ou em várias, das seguintes 5 categorias: 1. Recursos digitais (blogues, jogos, bandas desenhadas com uso de apps, …); 2. Vídeos/ filmes; 3. Desenho, ilustração, fotografia, bandas desenhadas não digitais; 4. Escultura/ instalação; 5. Escrita (textos narrativos, dramáticos, poéticos, jornalísticos, …) Em qualquer das categorias, os trabalhos podem incidir sobre um, ou mais, temas, entre os que são definidos para cada escalão etário.

Alunos do clube Anima-TE

Calendarização

Datas-limite para o envio dos trabalhos:

Trabalhos escritos - 3 de março

Trabalhos nas restantes modalidades - 24 de março




UMA AVENTURA LITERÁRIA



Modalidade de Crítica:Crítica a qualquer dos livros selecionados para o concurso (uma página datilografada ou manuscrita)

Modalidade de DesenhoUm desenho que ilustre um momento de qualquer dos livros a concurso – desenhos a preto e branco em papel A4 (os concorrentes não devem imitar os desenhos dos livros).

Modalidade de Olimpíadas da HistóriaUm texto à escolha de qualquer dos livros a concurso recontado por palavras do concorrente que poderá ser ilustrado e, se desejar, com fotografias, desenhos, colagens, etc.

Nota: o concorrente deve indicar o título do livro que escolheu e a página do texto em que se baseou.

Modalidade de Recomendação de LeituraModalidade para todos os anos de escolaridade. Escreve um texto de 3 ou 4 parágrafos a recomendar a um amigo um dos livros das autoras à tua escolha.

Modalidade Teatro na RádioEscolher uma cena de um dos livros da coleção Uma Aventura, ou dos livros Rás, Príncipes e Feiticeiros e Histórias e Lendas da Europa, adaptá-la para formato áudio. O concorrente deve gravar a adaptação com o máximo de 10 minutos, colocar no YouTube e copiar o respetivo LINK para a inscrição no Concurso, através do site Uma Aventura. No espaço Titulo da Candidatura deverá referir o livro escolhido e a respetiva cena.

Prémios de Olimpíadas de História: Medalha de bronze, medalha de prata, medalha de ouro (por bronze, prata ou ouro entenda-se a cor da medalha).

 Rádio:Os premiados além da publicação do trabalho recebem cheques-livro. Os respetivos professores recebem também cheques-livro. Há ainda Menções Honrosas, Diplomas de Participação, Diplomas de Coordenação Pedagógica. Todas estas informações estarão disponíveis nos nossos sites: www.uma-aventura.pt e em www.caminho.leya.com

 

Prazos e contactos

Os trabalhos devem ser enviados até ao dia 15 de Março de 2023, preferencialmente através do site: www.uma-aventura.pt , ou via CTT:

Concurso Uma Aventura… Literária 2023

Editorial Caminho - Rua Cidade de Córdova n.º 2 – 2610-038 Alfragide

Para mais informações contactar diretamente, em dias úteis das 10.00h às 13.00h e das 14.00h às 18.00h, Jaime Ramalho através do telefone: 214272288 email: fantastico@caminho.leya.com ou pelo correio para: Editorial Caminho – Rua Cidade de Córdova n.º 2 – 2610-038 Alfragide.

Alunos do 1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.ºCiclo e Secundário.






SER ESCRITOR É COOL

REGULAMENTO

O concurso “SER ESCRITOR É COOL!” é organizado pela Rede de Bibliotecas Escolares e tem como objetivos a promoção da leitura e da escrita, com recurso aos media. Está organizado em 4 escalões: 1.º, 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário. 

FASES DO CONCURSO

INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser efetuadas pelas bibliotecas escolares dos Agrupamentos de Escolas através de um formulário.

O professor bibliotecário é o responsável pelo concurso e pelo envio dos trabalhos. Poderão concorrer todos os alunos, individualmente ou em grupo (máximo de 4 elementos), por escalão. Os alunos/ grupos não ficam obrigados a concorrer a todos os desafios.

DESAFIOS

Os participantes deverão criar uma SÉRIE, em que cada um dos desafios corresponde a um episódio.

Os trabalhos poderão ser realizados nos seguintes formatos: 

Formatos

1.º e 2.º ciclos

3.º ciclo e ensino secundário

Vídeo

Até 2 minutos

 

Até 3 minutos

Podcast

Até 2 minutos

 

Até 3 minutos

Texto

Máximo de 1.800 carateres

(com espaços incluídos)

Máximo de 3.600 carateres

(com espaços incluídos)

 

Nota: os trabalhos em formato de vídeo e podcast devem ser acompanhados de um guião com o texto e/ou a planificação da fase de conceção, bem como de uma ficha técnica. Os concorrentes podem utilizar apenas um ou vários formatos, ao longo dos três desafios.


JÚRI

O Agrupamento de Escolas deverá constituir um júri que deve integrar o Professor Bibliotecário, um Professor de Português ou Professor Titular de Turma, um aluno e outro elemento da comunidade. Os critérios de apreciação dos trabalhos são os seguintes:

- Respeito pelo tema e pertinência da informação – 40 pontos

- Originalidade/ criatividade - 20 pontos

- Correção linguística - 20 pontos

- Coerência e coesão do trabalho - 20 pontos.

Por cada desafio, o júri deverá selecionar o melhor trabalho, por escalão, tendo em conta a sua votação (75%) e a votação do público (25%), que votará no seu trabalho favorito.

O vencedor final será o aluno/ grupo que obtiver a maior cotação, no conjunto dos diferentes desafios.

Serão atribuídos prémios ao melhor trabalho de cada desafio e ao vencedor final.

Alunos do 1.ºCiclo e 2.º Ciclo. 



Miúdos a votos


Este projeto pretende dar voz aos alunos e aumentar a sua participação dentro da escola, criando renovadas oportunidades para a formação de cidadãos de pleno direito. Ao terem oportunidade de expor e defender os seus pontos de vista, trocar argumentos e debater ideias, dentro e fora da comunidade escolar, perceberão melhor os princípios do processo democrático. 



Alunos do 1.º Ciclo de Fermedo, Escariz e Chave. Alunos do 2.º Ciclo, 3.º Ciclo e Secundário.




Concurso Nacional de Leitura 16.ª edição

Escola Básica e Secundária de Escariz, Arouca Ensino Secundário;2.º ciclo;3.º ciclo;1.º ciclo

Escola Básica de Chave, Arouca 1.º ciclo

Escola Básica de Fermedo, Arouca 1.º ciclo


CALENDARIZAÇÃO

Abertura e Inscrições

 

12 de outubro de 2022

 Anúncio de abertura.

Divulgação do regulamento da 16.ª edição do CNL - 2022|23 para os ensinos básico e secundário.


12 a 28 de outubro de 2022

 Inscrição das escolas nos Formulários PNL2027.


11 de novembro de 2022

Divulgação das escolas inscritas e das obras selecionadas (no Portal do PNL + sites dos parceiros)


Fase Escolar e Municipal

 

14 de novembro a 10 de março de 2023

Apuramento de vencedores por nível de ensino por agrupamento de escolas/escolas não agrupadas

 Apuramento dos vencedores por nível de ensino e por município


13 e 14 de março

Preenchimento do formulário PNL2027 – alunos apurados e obras lidas


17 de março

Divulgação da lista de alunos apurados – no Portal do PNL + sites dos parceiros

.

Fase Intermunicipal

 

26 de janeiro de 2023

Divulgação das obras para a fase intermunicipal (no Portal do PNL + sites dos parceiros)


21 de março a 28 de abril de 2023

Apuramento de 2 vencedores por CIM / AMA / AMM, em cada nível de ensino


2 e 3 de maio de 2023

Preenchimento do formulário PNL2027 -alunos apurados e obras lidas


8 de maio de 2023

 Divulgação da lista de alunos apurados (no Portal do PNL + sites dos parceiros)


14 de maio de 2023

 Data-limite para envio dos vídeos para o PNL2027


15 de maio de 2023

Realização da prova de pré-seleção à distância


25 de maio

 Divulgação dos alunos finalistas da prova de vídeo (no Portal do PNL + site dos parceiros)


26 de maio a 2 de junho de 2023

 Votação pelo público dos vídeos no Portal do PNL


3 de junho de 2023

 Realização da prova de palco.

 Votação pelo júri e nomeação dos vencedores do CNL: 1.º, 2.º, 3.º lugares, menções honrosas.




Ano Letivo 2021/22

A Biblioteca participou ao longo deste ano em vários concursos e projetos que te vamos dar a conhecer. 
Vê em quais participaste.

Projeto Leitura em Família
 
                     - Leitura em vai e vem
                   - Já sei ler                       
👫 EB de Chave e EB de Fermêdo



  
 Projeto Escola a Ler 
👫 AE de Escariz






👫 AE de Escariz (EB de Fermedo, EB de Chave, EB e Secundária de Escariz); - Fase Escolar, Concelhia e Interconcelhia (1º,2º,3º e Secundário).
 





👫 AE de Escariz - EB de Fermedo, EB de Chave (JI, 1º e 2º anos) EB/S de Escariz (JI, 2º ano, 5º (A,B e C), 6º A e Clube à Descoberta do Passado.


👤 Aluno do 4.º ano da EB de Fermedo.

International School Library Month (ISLM)
Digital Bookmark Exchange Project

👫  AE de Escariz - (7º B e 8º B e C)        

  • 👫 Seleção de livros (EB de Chave, EB de Fermedo e EB/S de Escariz)
  • 👫 Campanha - 7º A,B e C. 
  • 👫 Votação - EB de Chave, EB de Fermedo e EB/S de Escariz


👫 EB/S de Escariz - Alunos do 9.º Ano
  







 

👫EB de Fermedo - JI e 1º Ano
 
👫EB/S de Escariz - 2.º Ano e 6.ºA.
👫EB de Chave Sala 2 do JI.
Centenário de José Saramago
👫EB de Fermedo
👫EB de Escariz                  (Não selecionados)
👫EB de Chave (4.º ano)     



👫EB/S de Escariz - Formação Pordata Kids - Inscrição dos alunos do 6.º Ano e respetivos professores
👫EB/S de Escariz - Formação Pordata - Inscrição dos alunos do Secundário com os professores de Geografia e História. 




👫AE de Escariz - Alunos novos do JI e 1.º Anos (candidatura em articulação com o PES).
Clássicos em rede - Olimpíadas da Cultura Clássica 2021-22
👫EB/S de Escariz - Categoria - Recursos Digitais 7.º C e 8.ºB
.


👫EB/S de Escariz - Clube Anima-te - 8ºB.





👫EB/S de Escariz - 3.º Ano.


Dia Mundial da Língua Portuguesa - PNL 2027
Ler em vários sotaques 
👫 EB/S de Escariz - 8.ºC, 10.º A e B.

Parabéns pelas tuas iniciativas e dos professores que te acompanharam nessa jornada!




Já foram escolhidos os livros que vão às eleições de "Miúdos a Votos". 

Arranja um grupo que tenha em comum gostar muito de um dos livros candidatos e um orientador/Professor e começa a preparar a tua campanha!

 





Olá, tens aqui a calendarização do CNL.
Sempre que saírem resultados, a tua professora Bibliotecária informar-te-á, no caso de teres sido selecionado.   



Comentários