Livro do mês

abril 2024- Sugestões de Leitura


«Reescrevendo, pois, as conhecidas cartas seiscentistas da freira portuguesa, Novas Cartas Portuguesas afirma-se como um libelo contra a ideologia vigente no período pré-25 de Abril (denunciando a guerra colonial, o sistema judicial, a emigração, a violência, a situação das mulheres), revestindo-se de uma invulgar originalidade e actualidade, do ponto de vista literário e social. Comprova-o o facto de poder ser hoje lido à luz das mais recentes teorias feministas (ou emergentes dos Estudos Feministas, como a teoria queer), uma vez que resiste à catalogação ao desmantelar as fronteiras entre os géneros narrativo, poético e epistolar, empurrando os limites até pontos de fusão.»
Ana Luísa Amaral in «Breve Introdução»

março 2024- Sugestões de Leitura


Uma fantástica seleção de contos, onde não falta a animação e o entusiasmo próprios do bom tempo! Parte numa aventura primaveril com histórias como a do rapazinho que salva um cordeiro em apuros ou as fadas escondidas em ovos de Páscoa. A magia e o divertimento estão sempre por perto, nesta coleção pensada para os mais novos lerem em voz alta antes de dormir ou para partilharem com amigos nas salas de aulas. Enid Blyton continua a ser uma das autoras preferidas das crianças e as suas coletâneas são perfeitas para as novas...


fevereiro 2024- Sugestões de Leitura

Os cinco grandes arrependimentos na hora de partir!
Um livro que encerra preciosas lições de vida, através de testemunhos reais de pessoas que se retratam no leito de morte e apelam aos que estão prestes a deixar para que não cometam os mesmos erros. A autora, enquanto prestadora de cuidados paliativos, vivenciou os momentos finais de várias pessoas que lhe confidenciaram os seus grandes remorsos.
Vivências comoventes com doentes terminais e seus entes queridos que tocarão o coração de qualquer leitor. Histórias tocantes, exemplos de coragem e de profundo humanismo.

 

janeiro 2024- Sugestões de Leitura

O Livro Vermelho do Inverno

De Sophie Coucharriere e Hervé Le Goff

De casa ao recreio, da cantina ao jardim, um rapaz interroga-se sobre a chegada do inverno: Porque está tanto frio? Como se formam os flocos de neve? Para onde foram as aves? E o que aconteceu às folhas das árvores? Um livro para descobrir o mundo surpreendente que nos rodeia e saber tudo sobre o inverno!


dezembro 2023- Sugestões de Leitura

O abeto de Natal

de  Hans Christian Andersen 

Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com o Natal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.

Um bonito abeto sonha ser grande como as árvores à sua volta. Com o passar do tempo, transforma-se numa árvore robusta. Enquanto crescia, observa algumas das outras árvores grandes a serem cortadas. "Para onde as levarão?", interrogava-se ele. Os pardais deram-lhe a resposta: serviam para enfeitar as casa no Natal, com dezenas de luzinhas e presentes. E ele desejou que lhe acontecesse o mesmo...



novembro 2023- Sugestões de Leitura

A Serra Encantada

Das objetivas de João Petronilho e David Guimarães surgiram vários retratos de uma serra que consideram “encantada”, a Serra da Freita, localizada no norte de Portugal é uma das inúmeras pequenas preciosidades naturais que não é muito conhecida, mas que é extremamente importante para a preservação de numerosas espécies de flora e fauna. “A Serra Encantada” é a Freita, e as paisagens retratadas de uma beleza rara. A fauna, a flora, as cores, os aromas, a passagem dos rebanhos e dos pastores, toda a vida que a serra encantada abraça está retratada neste livro. A edição, da responsabilidade da AGA – Associação Geoparque Arouca, foi contemplada com o apoio do programa «Livros com Energia», uma iniciativa anual da Fundação EDP.


outubro 2023- Sugestões de Leitura

No limiar entre a vida e a morte, depois de uma vida cheia de desgostos e carregada de remorsos, Nora Seed dá por si numa biblioteca onde o relógio marca sempre a meia-noite e as estantes estão repletas de livros que se estendem até perder de vista. Cada um desses livros oferece-lhe a hipótese de experimentar uma outra vida, de fazer novas escolhas, de corrigir erros, de perceber o que teria acontecido se tivesse escolhido um caminho diferente. As possibilidades são infinitas e vários horizontes se abrem à sua frente.

Mas será que algum desses caminhos lhe proporciona uma vida mais perfeita do que aquela que conheceu? Na altura da escolha final, Nora terá de olhar para dentro de si mesma e decidir o que de facto lhe preenche a vida e o que faz com que valha a pena vivê-la.

A Biblioteca da Meia-Noite transformou-se num bestseller a nível internacional, com um milhão de livros vendidos em todo o mundo.


setembro 2023- Sugestões de Leitura


felicidade é o mais importante na vida, por isso, quando o senhor Pombo decide vendê-la em frascos pequenos, grandes e de tamanho familiar, surgem imediatamente compradores interessados. Uma pena que, quando o vendedor de felicidade vai embora, deixe cair um pequeno jarro.


junho 2023- Sugestões de Leitura

Como todos os meninos e meninas, tu tens um corpo. Este livro vai ajudar-te a saberes um pouco mais sobre ele.
O teu corpo é teu, e ninguém lhe pode tocar se tu não quiseres. Um livro que não vai deixar ninguém indiferente.


maio 2023- Sugestões de Leitura

Poucas pessoas sabem, mas no coração de Tóquio há uma pequena biblioteca comunitária, e ali trabalha a imponente senhora Sayuri Komachi. Dizem que tecla no computador a uma velocidade estonteante. Nos momentos mortos, com agulha e lã, constrói amorosamente pequenas figuras em feltro que oferece como brinde aos leitores - pode ser um pequeno avião ou um caranguejo, uma colher ou uma flor. Diz-se também que faz a mesma pergunta a todas as pessoas que entram na biblioteca: "O que procuras?"A sua voz tem um estranho magnetismo, que leva os clientes a confessarem-lhe os seus sonhos mais secretos. Saem de lá com uma lista de livros, onde há sempre um título inesperado. Mais tarde, quando o leem, descobrem portas e janelas onde antes só viam paredes, encontram desvios, onde antes só viam obstáculos. O Que Procuras Está na Biblioteca, o romance da premiada jornalista Michiko Ayoama, apresenta-nos as histórias de várias personagens cujo destino se vai ligando por fios quase invisíveis. Nelas revemos a nossa própria história, os nossos desejos por cumprir. E, tal como elas, percebemos que os livros são mágicos, têm o poder de abrir novos caminhos


abril 2023- Sugestões de Leitura

Romance do 25 de Abril. de João Pedro Mésseder

E se um menino se chamasse PortugalOu então: pode o Portugal do antes do 25 de Abril ser comparado a um menino? Ora por que não? Ouçam pois a sua história: como cresceu e sofreu e lutou até, já adulto, ver realizado um sonho. E que sonho foi esse? O da liberdade, é claro. Mas imaginou também uma democracia e uma justiça que julgou possíveis no seu país à beira-mar. Esse país onde hoje o mesmo menino, homem feito agora, continua atento a sonhar com um mundo melhor.


março 2023- Sugestões de Leitura

Mês da Poesia e da Mulher

Florbela Espanca

Florbela Espanca (1894-1930) foi uma poetisa portuguesa, autora de sonetos e contos importantes na literatura portuguesa. Foi uma das primeiras feministas de Portugal. A sua poesia tem um estilo peculiar, com forte teor emocional, onde o sofrimento, a solidão e o desencanto estão aliados ao desejo de ser feliz.


fevereiro 2023- Sugestões de leitura

O Noé vivia com o pai à beirinha do mar. Certo dia, encontrou uma baleia encalhada na areia…Ao acordar depois de uma noite de grande tempestade, o Noé avistou qualquer coisa ao longe: uma pequena baleia tinha dado à costa. O Noé sabia que não era bom para uma baleia estar fora de água e decidiu levá-la para casa, fazer-lhe companhia, contar-lhe histórias e até tocar-lhe umas musiquinhas… Será que o pai do Noé vai gostar da nova inquilina? Uma história ternurenta sobre a amizade improvável entre um menino e uma baleia.


janeiro 2023- Sugestões de leitura


Segredos do jardim da casa grande de barras amarelas continua a saga do Branquinho, o protagonista de Episódios da vida de um jovem gato. Desta vez, porém, é o jardim da casa grande de barras amarelas que guarda segredos misteriosos: árvores, arbustos, plantas, flores e relva conviviam há muito tempo de forma harmoniosa até ao dia em que a D. Constança, que tinha a mania da mudança, decidiu tudo remodelar.
Se no início os seres que habitavam o jardim (e não constavam da lista de remodelação) foram egoístas e apenas pensaram em salvar-se a si mesmos, quando a D. Constança convidou o senhor Corta-Tudo a dizimar outras árvores, arbustos, plantas, flores e pedaços de relva, o jardim convocou alguns conselhos de árvores e delineou uma estratégia de salvação.
No último conselho, a Lua também foi convidada a estar presente. Juram os habitantes da vila que, nessa noite, o jardim da casa grande de barras amarelas foi visto a ser puxado pela Lua, com umas grandes cordas, para o outro lado do rio. A acreditar nos habitantes, o Branquinho também ia escondido nos arbustos do jardim.
Para onde será que a Lua levou o gato da casa grande de barras amarelas?

dezembro 2022- Sugestões de leitura


Eddie sonha com uma bicicleta há muito, muito tempo. Apesar de ter apenas doze anos, sabe que o sonho vai ser difícil de concretizar, pois a família debate-se com problemas financeiros desde que o pai morreu. Ainda assim, acredita que a sua mãe vai conseguir o milagre, e que na manhã mágica do dia 25, junto à modesta árvore de Natal, encontrará a tão desejada prenda… Em vez disso, depara-se com um pequeno embrulho. Lá dentro uma camisola, "uma estúpida e feia camisola tricotada à mão", que o rapaz enfurecido atira para um canto do quarto.
Demasiado novo para perceber o valor simbólico da prenda que a mãe lhe tricotou com tanto amor, Eddie inicia uma dura caminhada para a idade adulta, que o levará a questionar tudo e todos. Até que, no mais profundo momento da sua revolta, conhece um enigmático vizinho, que aparece e desaparece sem deixar rasto. É um homem sábio, de idade indefinida, que ensina ao rapaz um segredo: na vida, há sempre uma segunda oportunidade, podemos sempre voltar atrás e desfazer todo o mal que fizemos.
A Prenda de Natal é um romance mágico, uma história que ficará para sempre na nossa memória.


novembro 2022- Sugestões de leitura


«[…] o que finalmente temos é uma longa, lenta, amorosa e perspicaz divagação sobre as vidas que se cruzavam com ela [a autora] nas estações de caminho­-de­-ferro e nos comboios, designadamente na linha do Douro, a que vai ou, antes, ia de São Bento e de Campanhã, no Porto, até Barca d’Alva, antes de entrar por Espanha adentro.»


Outubro 2022- Sugestões de leitura


Da autoria de J. K. Rowling, autora da coleção “Harry Potter”, Querido Mundo não é apenas o relato absorvente de uma família num país em guerra, na Síria, é também um olhar único e pungente de uma criança sobre uma das maiores crises de sempre da humanidade.

"Uma história de amor e coragem num clima de violência e terror. O testemunho de uma criança exposta a sofrimento inimaginável.” J. K. Rowling.


Setembro 2022 - Sugestões de leitura



Nasceste para SER tantas coisas!

O mais importante - seja qual for o teu caminho - é que tu sejas sempre… Tu!
Este livro é uma magnífica celebração da individualidade. Porque todas as crianças são diferentes e cada uma pode ser tudo o que quiser. A força do sonho e da imaginação juntam-se à magia da escrita e da ilustração de Peter H. Reynolds para que cada criança sonhe e imagine… sem limites.

Vive a melhor versão da tua vida!



Junho 2022 - Sugestões de leitura


«Naquela altura, mais precisamente no dia 9 de Setembro de 1977, os comboios da linha Póvoa de Varzim-Porto (Trindade) ainda eram movidos a carvão e foi num deles que se iniciou, nessa data, a minha longa viagem ao País dos Sovietes. […] A mala era leve porque, além de não haver dinheiro para mais, eu estava convencido de que não se ia para o “Paraíso Terrestre” com a casa às costas, porque nesse lugar não costuma faltar nada, à excepção do pecado. Sim, eu ia viver na sociedade quase perfeita, na transição do socialismo desenvolvido para o comunismo.»

José Milhazes

O mar é o espaço natural das viagens, dos sonhos, dos mistérios e das lendas. Ler estas lendas é conversar baixinho com o mar, num país que não pode ser contado nem imaginado sem ele.


Maio 2022 - Sugestões de leitura


Este é o romance biográfico de Fernando Pessoa, o poeta que foi muitos poetas. Órfão de pai aos cinco anos de idade, cedo perde a atenção da mãe quando esta volta a casar. Forçado a partir para a distante África do Sul, onde o nascimento de irmãos o isolam ainda mais, refugia-se em si mesmo e aí cria novos mundos.
No fim da adolescência regressa a Lisboa, na vã tentativa de resgatar os poucos momentos da vida em que fora feliz. Aí conhece personalidades do mundo das artes e da literatura, como Almada Negreiros, Mário de Sá-Carneiro ou Adolfo Casais Monteiro. É um dos fundadores da Orpheu, uma revista artística que foi recebida com escândalo pela crítica. Correspondente comercial, inventor, tradutor, editor, publicitário e astrólogo, Fernando Pessoa procurou várias formas de ganhar a vida. E até o amor lhe bateu à porta quando conheceu Ophélia Queiroz.
Fernando Pessoa, O Romance é uma obra magnífica, fruto de uma pesquisa meticulosa, e uma verdadeira homenagem ao maior poeta da língua portuguesa. Um poeta que Sónia Louro consegue dissecar, desvendando os seus segredos, medos, sonhos e, mais importante, a sua humanidade.




Se há um tesouro que não podemos perder é o da nossa língua. A língua Portuguesa é hoje a quinta mais falada no mundo, sendo usada por mais de 200 milhões de pessoas em vários continentes, o que constitui para os portugueses um motivo de orgulho e de responsabilidade. Entretanto, a nossa língua, pelos maus tratos que todos os dias sofre, tem vindo a empobrecer e a perder grandeza. Não podemos esquecer que é a língua de Camões, de Gil Vicente e de Fernando Pessoa, mas também a língua que falaram Vasco da Gama ou Pedro Álvares Cabral. Este novo livro de José Jorge Letria celebra essa riqueza que é de todos e para todos e que merece ter um futuro à altura daquilo que vale e daquilo que representa. É de tudo isto que se fala neste livro, com a alegria e a simplicidade com que se devem tratar as coisas importantes.


Abril 2022 - Sugestões de leitura


UMA HISTÓRIA MÁGICA SOBRE O PODER INSPIRADOR DOS LIVROS
Depois de Mosca Mye «acidentalmente» pegar fogo ao moinho onde o tio a acolheu após a morte do pai, esta rapariga de doze anos não tem outra alternativa senão fugir da aldeia onde vive e ir em busca de outras oportunidades. Mas as coisas não vão correr exatamente como ela pensava. É que Mosca tem um dom bastante invulgar na sua comunidade - sabe ler, e esse facto mudará o seu rumo. Acompanhada por Sarraceno, o seu ganso de estimação, e Epónimo Clent, um vigarista que ajuda a libertar da prisão, Mosca vê-se a caminho de Mandelion, onde uma série de circunstâncias a conduzirá ao centro de uma intriga política sem precedentes… Entre espiões, contrabandistas e conspirações, Mosca só poderá confiar em si própria e nas suas habilidades para salvar a população de Mandelion.


UMA HISTÓRIA INSPIRADORA SOBRE O PODER TRANSFORMADOR DAS PALAVRAS
Os colecionadores colecionam coisas… Uns colecionam selos. Outros colecionam moedas. Há quem colecione rochas. E há quem colecione arte. E quanto ao Jaime? O que é que ele colecionava? O Jaime colecionava palavras.
Nesta extraordinária história, Jaime descobre a magia das palavras à sua volta - breves e doces palavras, guloseimas de duas sílabas, e palavras com muitas letras, que soam como pequenas canções. Palavras que nos ligam e transformam. Um livro que celebra o momento em que encontramos as nossas próprias palavas e o impacto que elas podem ter quando as partilhamos com o resto do mundo.

Março 2022 - Sugestões de leitura



Alcalá de Henares, 1572. A jovem livreira Inés Ramírez fica viúva e tem de assumir o controlo do negócio familiar. Depressa descobre que o seu marido possuía a chave de acesso ao único exemplar de um livro proibido, cujo desaparecimento, séculos antes, tinha sido ordenado pelo poder político e pela igreja.
Com a colaboração de Pierre Arbús, um impressor de livros francês, ela dá início à investigação. Terá de lidar com personagens de todo o tipo: mestres impressores, eruditos, delinquentes, nobres... e tudo sob a sombra omnipresente da Inquisição, capaz de tudo para controlar o pensamento e a palavra, e da rigorosa política de censura de Filipe II (I de Portugal).
Romance de intriga histórica, esta magnífica obra transporta-nos para uma época em que imprimir, vender e ler livros eram atividades extremamente perigosas. Além de uma viagem às origens da indústria do livro é também uma homenagem a todos os escritores, impressores, editores, livreiros e leitores que há séculos dão vida à melhor forma alguma vez inventada para divulgar o conhecimento e a cultura: o livro.



Com um trabalho focado na mediação de leitura através do acompanhamento de famílias, técnicos e outros mediadores, a editora O Bichinho de Conto apresenta o seu novo livro. "Uma Biblioteca é uma Casa onde cabe toda a Gente" Porque todos os leitores são diferentes, a capa apresenta-se com 3 cores à escolha. Um livro lúdico, divertido e inacabado, para leitores dos 0 aos 200 anos.


Fevereiro 2022 - Sugestões de leitura


“ Os nossos pais, os nossos avós e os nossos irmãos são fisicamente muito diferentes. Uns são altos, outros são baixos e, outros ainda, não são altos nem baixos. Uns são louros, outros são morenos e há até quem já tenha o cabelo branquinho. Porém, existe algo igual em todos eles: o coração. E porquê? Porque, além de ser vermelho – como, aliás, todos os corações -, tem muitas outras coisas que nunca faltam no coração dos pais, dos avós e dos irmãos! E agora, para ficares a saber o que é, tens de ler.


Leitura recomendada para o 11.° ano de escolaridade

    Obra incontornável do movimento romântico português, Amor de Perdição leva-nos a conhecer uma das mais apaixonantes histórias de amor de todos os tempos. Simão e Teresa (qual Romeu e Julieta) pertencem a famílias inimigas, mas a paixão que os une fá-los acreditar que tudo é possível. Poderá este amor vencer todos os obstáculos ou será o caminho para a sua perdição?




Janeiro 2022 - Sugestões de leitura


Livro utilizado para a Fase Concelhia do CNL - 2021/2022- 2º ciclo.

    "O Dragão" de Luísa Duclas Soares é um livro recomendado para o 5.º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma e também escolhido para esta fase do concurso.
    A narrativa fala-nos das fantasias de Ching-Ling, uma menina chinesa que gostava muito de animais, particularmente de dragões. Sempre que podia, desenhava-os e pintava-os. Até no recreio brincava aos dragões… Um dia, encontrou um dragão na floresta. 





Livro utilizado para a Fase Concelhia do CNL - 2021/2022- 4º ano.

    O Livro " Histórias do Arco da Velha" é uma antologia de contos infantis organizada por António Botto. Apresenta as seguintes histórias: O Preguiçoso, Tudo Pode o Amor, A Noz da Felicidade, O Pajem das Violetas, O Jardineiro do Rei, As Três Gotas de Sangue, Mais um Milagre de Amor, O Silêncio da Princesa, João Pateta, O Feiticeiro e o Rapaz, A História de um Anão, O Leão e o Burro, O Menino Recompensado.
    A história escolhida para esta fase do concurso foi: «O Leão e o Burro»
 

Dezembro 2021 - Sugestões de leitura

Livro utilizado para a Fase Escolar do CNL - 2021/2022 - 
Ensino Secundário

       
        Lendas e Narrativas, publicadas em dois volumes em 1851, conheceram até à morte do autor mais três edições (1858, 1865 e 1877). A coletânea é constituída, na sua maioria, por textos publicados entre 1839 e 1844, na revista literária O Panorama.
     Os textos retratam pormenorizadamente contextos sociais passados, bem reveladores do profundo conhecimento histórico de Alexandre Herculano.
Os alunos do ensino secundário trabalharam a lenda "A Dama Pé de Cabra".




Livro utilizado para a Fase Escolar do CNL - 2021/2022- 3º ciclo.
 
    Da coletânea "17 Histórias baseadas em Lendas e Narrativas da Área Metropolitana do Porto", foram selecionadas duas lendas, posteriormente, trabalhadas pelos os alunos para o referido concurso: «Santa Maria da Feira - A vingança de Lia» e «Santo Tirso - A fonte da Maria Velha».

Novembro 2021 - Sugestões de leitura


Livro utilizado para a Fase Escolar do CNL - 2021/2022- 2º ciclo.

Numa tarde silenciosa, um garoto vai pescar à beira do Tejo e é surpreendido por um peixe enorme que lhe puxa o anzol. Infelizmente, a linha rebenta, deixando-o escapar. Ele corre até a casa dos avós, com a esperança de voltar a lançar a cana de pesca e “ajustar contas com o monstro”. Claro que, ao alcançar o mesmo ponto do rio, o menino não encontra mais nada, apenas o silêncio da água. A sua tristeza só não é completa porque o peixe, como ele diz, “Com o meu anzol enganchado nas guelras, tinha a minha marca, era meu”.


Livro utilizado para a Fase Escolar do CNL - 2021/2022- 4º ano.

A Menina das Rosas é a recriação do episódio lendário do milagre das Rosas, envolvendo o Rei D. Dinis e a Rainha Santa Isabel, aqui designada de Rainha Menina. Neste livro são revisitados alguns factos da história de Portugal e alguns lugares bem conhecidos, como o Convento de Santa Clara, em Coimbra, o pinhal de Leiria e a cidade de Santarém.
O perfil da Rainha Menina é aqui traçado num cruzamento de referências históricas, familiares e existenciais, capazes de entusiasmar e cativar os mais novos.

Outubro 2021 - Sugestões de leitura

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 4º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.
E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?


Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

           Setembro 2021 - Sugestões de leitura
  

O Monstro das Cores enfrentará, desta vez, o seu primeiro dia na escola

O Monstro das Cores continua a explorar as suas emoções. Como se sentirá no seu primeiro dia de escola?
Muitas aventuras e novos amigos esperam pelo nosso amigo Monstro das Cores. Página a página vamos acompanhá-lo na descoberta das novas rotinas, espaços, dinâmicas de escola e conhecermos os seus novos colegas.
Vais gostar da experiência, Monstro? Com certeza que sim.

Trata-se de uma ficção histórica centrada nas extraordinárias viagens anuais realizadas pelos portugueses entre Macau e o Japão, nos séculos XVI e XVII, a bordo do enorme navio que passou à História com a designação de Nau do Trato ou Navio Negro e figura como tema central dos magníficos biombos Namban.

O livro foi encomendado pela Fundação Jorge Álvares na intenção de interessar jovens do 3.º ciclo e eventualmente do 6.º ano, pelas peripécias aventurosas vividas por comerciantes, navegadores e missionários que participaram nesta iniciativa. Inclui uma parte informativa que permite alargar o conhecimento da ação e impacte dos missionários em terras do Oriente, num período importante da nossa História, em que os portugueses contribuíram decisivamente para mediar a comunicação entre os vários povos da Terra. 

Junho 2021 - Sugestões de leitura 


Plano Nacional de Leitura Livro recomendado para o jardim de infância, destinado a ler em voz alta/contar/trabalhar na sala de  aula.

Maio 2021 - Sugestões de leitura 

  
Uma história simples e bonita sobre o amor de uma filha pelo seu pai.
Ilustrações muito mimosas que são do agrado tanto das crianças como dos pais.


O Livro dos Corações visa constituir-se como um (singelo, mas sentido) contributo para a exploração, junto dos primeiros leitores, da temática da afetividade entre as crianças e os respetivos pais, avós e irmãos. Temática esta ainda pouco explorada na literatura para a infância que se publica em Portugal. E, de facto, num período em que cada vez mais se reclama uma maior presença da família na vida e na própria educação das crianças, é urgente incentivar os mais novos a olhar, com olhos de ver, para os mais velhos como uma peça-chave de qualquer núcleo familiar.


Numa das muitas noites em que falta a luz em Luanda, dois adolescentes ensaiam o seu primeiro beijo, mas este primeiro beijo precisa de muitos ensaios, de muitos momentos de aproximação e afastamento, de certezas e de inseguranças… o ambiente ajuda e o pretexto surge: estão os dois na varanda da avó Dezanove, às escuras, à espera do cinema bu: um cinema que só acontece quando um carro passa com a velocidade e os faróis certos para projetar sombras/imagens nas paredes brancas das casas da rua escura.


Há espaços que são sempre nossos. E quem os habita, habita também em nós. Falamos da nossa rua, desse lugar que nos acompanha pela vida. A rua como espaço de descoberta, alegria, tristeza e amizade. "Os da Minha Rua" tem nas suas páginas tudo isso.

Abril 2021 - Sugestões de leitura 

Um cão-guia tem uma missão extraordinária: ser os olhos de quem não vê. A relação que se estabelece entre um cão-guia e o seu dono é baseada numa confiança e cumplicidade enormes. É desta profunda ligação que nos fala este livro.
Cross é um cão-guia muito divertido e brincalhão. Mario é um jovem invisual que está prestes a começar uma nova etapa da sua vida. Juntos, vivem mil e uma aventuras, derrotas e triunfos e tornam-se absolutamente inseparáveis.
Através dos meus pequenos olhos é um relato emocionante que narra as peripécias de Cross no mundo dos humanos e nos traz uma perspetiva diferente sobre o seu e o nosso mundo.

Alcalá de Henares, 1572. A jovem livreira Inés Ramírez fica viúva e tem de assumir o controlo do negócio familiar. Depressa descobre que o seu marido possuía a chave de acesso ao único exemplar de um livro proibido, cujo desaparecimento, séculos antes, tinha sido ordenado pelo poder político e pela igreja.
Com a colaboração de Pierre Arbús, um impressor de livros francês, ela dá início à investigação. Terá de lidar com personagens de todo o tipo: mestres impressores, eruditos, delinquentes, nobres... e tudo sob a sombra omnipresente da Inquisição, capaz de tudo para controlar o pensamento e a palavra, e da rigorosa política de censura de Filipe II (I de Portugal).
Romance de intriga histórica, esta magnífica obra transporta-nos para uma época em que imprimir, vender e ler livros eram atividades extremamente perigosas. Além de uma viagem às origens da indústria do livro é também uma homenagem a todos os escritores, impressores, editores, livreiros e leitores que há séculos dão vida à melhor forma alguma vez inventada para divulgar o conhecimento e a cultura: o livro.

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com as artes nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.
Escolhem-se palavras com música dentro. Desenham-se figuras em movimento. Gestos vibrantes ou sossegados, a condizer. Pinta-se tudo de cores bailarinas. Assim se contam Histórias em Verso com Música e Dança.

Nas ruas havia flores vermelhas por toda a parte.
No peito das mulheres, dos homens, nos olhos das crianças, nos canos silenciosos das espingardas.
Nem era uma guerra, nem uma festa. Era o mundo de coração aberto

Março 2021 - Sugestões de leitura 

A palavra brincalhar só existe no dicionário da imaginação.
Quem ma ensinou foi um menino que, um dia, depois de ouvir estes poemas, me confessou:
— Estes são poemas para brincalhar...
Fiquei perplexo e retorqui:
— Mas a palavra brincalhar não existe...
— Pois não, inventei-a hoje ao ouvir-te: são poemas brincalhões para brincar...
Não estás a ver?
Claro que vi! E adotei esta palavra nova.
Espero que todos o façam também e, com ela, brinquem e se tornem brincadores.
 


Os milhões de leitores das aventuras de ""Fernão Capelo Gaivota"" encontram novas palavras de inspiração, além de momentos da mais prazerosa leitura em ""Ilusões"". Neste livro, Richard Bach transporta-nos na cabine de um biplano até um lugar onde conhece Donald Shimoda, ex-mecânico que faz as ferramentas voarem, a imaginação do autor viaja e os leitores vivem uma vida muito mais feliz e completa. O autor reflete sobre a condição humana, sobre seus anseios e mistérios numa história inesquecível, que mudou, para melhor, a vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

         Fevereiro 2021 - Sugestões de leitura 

«Apesar da beleza da paisagem, dos campos de arroz, do verde omnipresente, dos templos hindus, dos macacos zangados, uma das melhores coisas que trouxe de Bali foi uma oferta do João, que me embrulhou e ofereceu uma palavra, talvez duas: Jalan significa rua em indonésio, disse-me. Também significa andar. Jalan jalan, a repetição da palavra, que muitas vezes forma o plural, significa, neste caso, passear. Passear é andar duas vezes. (…) Passear é o que fazemos para não chegar a um destino, não se mede pela distância nem pela técnica de colocar um pé à frente do outro, mas sim pelo modo como a paisagem nos comoveu ou como o voo de um pássaro nos tocou. É um pouco como a arte, tem o valor imenso de tudo aquilo que não tem valor nenhum. Pode não ter razão, destino, objetivo, utilidade, e é exatamente aí que reside a riqueza do passeio. Não existem profissionais do passeio. Chesterton, que era um grande apologista do amador, dizia que as melhores coisas da vida, bem como as mais importantes, não são profissionalizadas.»


O Fred é um dragãozinho simpático, mas quando alguém lhe diz o que fazer, ele fica muito, mas MUITO zangado...
Um dragão, em especial um dragão com pavio muito curto, não são uma boa combinação. A família e os amigos do Fred depressa disso se apercebem.
Ele queima o jantar (literalmente!), reduz a baliza a cinzas e nem durante um mero jogo de tabuleiro é capaz de manter a calma. Todos se afastam… porque será?
Felizmente, repara que os outros animais têm truques para se acalmarem e consegue encontrar um para si próprio, e, no fim, reconquista os amigos que se tinham afastado.
Uma história muito relevante sobre temperamento, fúrias e o que nos ajuda a acalmar.

Dezembro 2020 - Sugestões de leitura para o Natal


Milagre de Natal conta a noite de Natal de um cachorrinho de rua, que devido a uma série de peripécias acaba no saco de presentes do trenó do Pai Natal e, por engano, é deixado como oferta na casa de um menino. Este presente vai ser encarado como um verdadeiro milagre, enchendo de magia e alegria a família do menino e esta bela história de António Torrado.
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com o Natal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.


A consoada em casa de Joana é cheia de abundância e alegria. Mas  Joana lembra-se do seu amigo Manuel que não vai ter presentes e, guiada por uma estrela, Joana descobre o verdadeiro Natal.
Recomendado para o 3º, 4º, 5º e 6º ano.



Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com o Natal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.
O Natal aproxima-se. O Carlos, o Álvaro, a Catarina e o Frederico nem sonham o que vão encontrar no sapatinho...
Nada menos que uma aventura incrível, que os leva a lutar contra gente poderosa que quer fazer de Vila Rica um depósito de lixo nuclear! Como não podia deixar de ser, o Tio João mete-se no barulho. Mas quem entra verdadeiramente em acção é o Bando dos Quatro.


As histórias deste livro estão cheias da magia, da alegria e da esperança do Natal. E ainda ensinam às crianças receitas e pequenos trabalhos manuais para se ocuparem e divertirem durante as férias de Natal.Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com o Natal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.


A quinta onde o grupo passa férias de Natal fica no alto da Serra, num sítio muito isolado mas cheio de encantos e famoso devido às lendas relacionadas com tesouros escondidos.
Logo no primeiro dia, quando saltam animadamente em cima de colchões velhos que alguém guardou no celeiro, encontram um papel com sinais esquisitos. Pensando tratar-se de um mapa de tesouro resolveram seguir as pistas. Isso obriga-os a decifrar outros enigmas, a fazer perigosas escaladas e a vasculhar nas ruínas de uma aldeia abandonada. E a enfrentar chuva, vento, caminhos de lama, trovoadas súbitas, uma misteriosa cobra em pedra. Mas pior que tudo é a quadrilha que os persegue, disposta a cometer qualquer crime para lhes roubar o mapa do tesouro.


Os mais belos e famosos contos de Andersen estão contidos nesta preciosa edição ilustrada por Michael Fiodorov. 



Novembro 2020

Memórias da Terra : património arqueológico do Concelho de Arouca / António Manuel S. P. Silva

A História é uma ciência que estuda a vida do Homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do Homem enquanto ser que constrói seu tempo. Estamos nós neste momento também a contribuir para a História, a nossa História. E, claro está, é muito importante conhecermos a História dos nossos antepassados. Certamente que já tiveste curiosidade sobre o monumento megalítico que está no recinto da nossa Escola. Na biblioteca poderás conhecer o património arqueológico de Escariz e do concelho Arouca, as origens do povoamento, os caminhos antigos, objetos do quotidiano passado, etc. 

 

 Com o livro sugerido poderá conhecer a riquíssima História na nossa terra através dos seus testemunhos arqueológicos desde a pré-história até às memórias da contemporaneidade. 

 



Junho 2020


O Décimo Círculo

Jodi Picoult, nasceu e cresceu em Long Island. Estudou Inglês e Escrita Criativa na Universidade de Princeton e publicou dois contos na revista Seventeen enquanto ainda era estudante. O seu espírito realista e a necessidade de pagar a renda levaram Jodi Picoult a ter uma série de empregos diferentes depois de se formar: trabalhou numa corretora e numa editora, foi copywriter numa agência de publicidade e professora de Inglês. Aos 38 anos, é autora de onze bestsellers e em 2003 foi galardoada com o New England Bookseller Award for Fiction.

sinopse
Daniel Stone era o único rapaz branco da vila esquimó do Alasca onde a mãe dava aulas. Por ser diferente, todos troçavam dele sem misericórdia e ele retribuiu tornando-se o pior dos adolescentes, roubando, bebendo e assaltando, até um dia deixar a vila. Quinze anos depois, Daniel é uma pessoa totalmente diferente: um pai calmo e atencioso, autor de banda desenhada, casado com uma professora que dá aulas sobre Dante e o seu Inferno. Trixie, a filha de ambos, é tudo para Daniel.
Mas toda esta calma é perturbada no dia em que Trixie é violada numa festa e Daniel começa a debater-se novamente com uma impotência e uma raiva que podem destruí- lo a si e à sua família.
O Décimo Círculo questiona até onde somos capazes de ir por alguém que amamos e quantas vezes somos capazes de nos reinventar até os nossos erros desaparecerem para sempre ou voltarem para nos assombrar quando menos esperamos.
Mas este livro mostra que existe mais do que uma maneira de contar uma história. No livro encontramos também a banda desenhada de Daniel Stone que conta a história de uma rapariga que é raptada pelo diabo e levada para o inferno de Dante, e do pai que literalmente desce ao inferno para salvá-la.
Este livro viaja desde os corredores de um liceu moderno até uma vila isolada no Alasca, e do inferno até ao coração desfeito de um pai




Maio 2020


Húmus

Existe na nossa Biblioteca e pode baixá-lo através do link: https://www.luso-livros.net/livros/page/2/

Publicado pela primeira vez em 1917, Húmus, a obraprima de Raul Brandão, é um misto de diário, feito de visões e reflexões metafísicas, e de ficção simbólica, onde se alternam dois monólogos interiores em fragmentos datados ao longo de cerca de um ano — o monólogo do autor/narrador, na primeira pessoa, e o de um filósofo lunático, alter ego do autor, apodado de Gabiru. Escrito num estilo poderosamente original e de uma modernidade impressionante, Húmus explora a contradição entre o mundo aparente e o autêntico, onde se descobrem monstruosidades não sonhadas.


Abril 2020


O Código da Vinci


Robert Langdon, conceituado simbologista, está em Paris para fazer uma palestra quando recebe uma notícia inesperada: o velho curador do Louvre foi encontrado morto no museu, e um código indecifrável encontrado junto do cadáver. Na tentativa de decifrar o estranho código, Langdon e uma dotada criptologista francesa, Sophie Neveu, descobrem, estupefactos, uma série de pistas inscritas nas obras de Leonardo da Vinci, que o pintor engenhosamente disfarçou. Tudo se complica quando Langdon descobre uma surpreendente ligação: o falecido curador estava envolvido com o Priorado de Sião, uma sociedade secreta a que tinham pertencido Sir Isaac Newton, Botticelli, Victor Hugo e Da Vinci, entre outros.

Dan Brown -  Daniel Gerhard Brown é um escritor norte-americano.Filho de um professor de matemática e uma organista da igreja, Dan Brown desenvolveu um fascínio pela interação paradoxal entre ciência e religião. Estes temas eventualmente formaram o pano de fundo para os seus livros policiais.


Março 2020


A Seleção iniciou-se com 35 raparigas. Agora, com o grupo reduzido a 6, a Elite, a competição para conquistar o amor do Príncipe Maxon é mais feroz do que nunca. Quanto mais perto America se encontra da coroa, mais se debate para perceber onde está verdadeiramente o seu coração. Cada momento que passa com Maxon é como um conto de fadas, instantes cheios de romantismo avassalador e muito glamour. Mas sempre que vê Aspen, o seu primeiro amor, é assaltada pelo desejo da vida que tinham planeado partilhar.

America anseia por mais tempo. Mas enquanto se sente dividida entre dois futuros, o resto da Elite sabe exatamente o que quer e a oportunidade de America para escolher está prestes a desaparecer.

Fevereiro 2020



Uma jovem atraente e aspirante a escritora entra na livraria em East Village onde Joe Goldberg trabalha. O seu interesse imediato por esta mulher leva-o a pesquisar no Google o nome que consta no cartão de crédito que ela usa para pagar. Trata-se de Guinevere Beck, e Joe constata que na cidade de Nova Iorque há apenas uma pessoa com aquele nome.

Guinevere utiliza incessantemente as redes sociais, o que permite a Joe ir descobrindo os detalhes mais íntimos da vida dela: é simplesmente Beck para os amigos, frequentou a Brown University, mora na Bank Street, nessa noite irá a um bar em Brooklyn - o lugar perfeito para um encontro casual.

À medida que Joe vai controlando a vida de Beck, de forma obsessiva e sem que ninguém se aperceba, ele vai removendo os obstáculos que se interpõem entre ambos e faz tudo para que ela caia nos seus braços - mesmo que isso implique matar.

Um thriller arrebatador, com suspense permanente e de leitura compulsiva, já comparado aos melhores livros do género e muito elogiado por Stephen King.



Janeiro 2020


O Romance de Amadis
Afonso Lopes Vieira (1878-1946), natural de Leiria foi um escritor, poeta e ficcionista Português 
que esteve ligado à Renascença Portuguesa.
Foi também um dos principais representantes do Neogarrettismo Português. Da sua obra literária destacamos, neste mês frio de janeiro O Romance de Amadis, um clássico e medieval, traduzido e adaptado para português, dirigido ao público infantojuvenil e, através do qual, o autor procurou restituir à nossa língua, uma obra que considerava portuguesa pelo espírito. 

Dezembro 2019



Os Poemas da Minha Vida

Urbano Tavares Rodrigues nasceu na cidade de Lisboa, em 6 de Dezembro de 1923 e faleceu em 2013.
Filho de uma família de grandes proprietários agrícolas. Passou a infância e a adolescência na região do Alentejo.
Estudou depois no Liceu de Camões, em Lisboa, com o seu irmão.
Licenciou-se em filologia românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Urbano Tavares Rodrigues destacou-se igualmente como crítico literário e como escritor, tendo publicado principalmente obras de romance, prosa poética, conto, poesia e ensaios.
 O seu primeiro livro foi o romance A Porta dos Limites, em 1952, que foi bem recebido pela crítica.
Apesar dos problemas que enfrentou durante a ditadura, ainda escreveu cerca de vinte obras de ficção durante esse período, tendo a última sido Estrada de Morrer, em 1972. Continuou a escrever após a restauração da democracia em 1974, tendo publicado cerca de um livro por ano, até ao seu falecimento, totalizando mais de quarenta obras. 
Ainda em 1974 publicou a obra Dissolução. O seu último livro antes de falecer foi A Imensa Boca dessa Angústia e Outras Histórias, tendo a editora D. Quixote editado postumamente a sua obra Nenhuma Vida, e em 2007 iniciou a publicação das suas obras completas.

Neste mês de dezembro destacamos o livro de poemas deste autor. “Os Poemas da minha vida”. 

Novembro 2019


Padeira de Aljubarrota

Muitas histórias correram sobre a humilde mulher que, em 1385, numa aldeia perto de Alcobaça, pôs a sua extrema força e valentia ao serviço da causa nacional, ajudando assim a assegurar a independência do reino, então seriamente ameaçada por Castela. É nos seus lendários feitos e peripécias, contados e acrescentados ao longo dos tempos, que se baseia este romance, onde as intrigas da corte e os tímidos passos da rainha-infanta D. Beatriz de Portugal se cruzam com os caminhos da prodigiosa padeira de Aljubarrota, Brites de Almeida, símbolo máximo da resiliência e bravura de todo um povo.

Outubro 2019


O Cônsul Honorário

Henry Graham Greene mais conhecido como Graham Greene (1904-1991) foi um dos mais importantes autores britânicos do século XX. Foi jornalista, crítico literário e romancista. Muitos dos seus romances foram adaptados para o cinema. Graham Greene escreveu também vários livros de contos, peças teatrais, livros infantis, ensaios e quatro livros autobiográficos.
 A sua orientação política tendeu sempre para a esquerda, e no final da vida criticava o imperialismo norte-americano, e apoiava Fidel Castro.
Este mês de outubro destacamos uma das suas obras, o empolgante romance de espionagem “O Cônsul Honorário”, publicado em 1973 sendo considerado pelo autor um de seus trabalhos favoritos.
A ação passa-se na região do Rio da Prata. Um grupo de guerrilheiros paraguaios confunde o cônsul inglês honorário com o embaixador dos EUA e, em vez deste, sequestra aquele. O equívoco faz a trama passar de drama a tragédia.
Com um pouco de romance político e um pouco de psicológico, o autor revela o grande contador de histórias que sempre foi; combinando relatos sobre a instabilidade política de alguns governos com as miseráveis condições de vida dos povos sul-americanos, o autor, na verdade, faz uma análise do tema sempre presente em todos os seus romances: a condição humana.
Boas leituras e até novembro!

Setembro 2019


Um Crime no Expresso do Oriente 

CHRISTIE, Agatha nasceu Agatha May Clarissa Miller, em Torquay, na Grã-Bretanha, em 1890. Durante a I Guerra Mundial, prestou serviço voluntário num hospital, primeiro como enfermeira e depois como funcionária da farmácia e do dispensário. Com o seu segundo marido, o arqueólogo Max Mallowan, Agatha viajaria um pouco por todo o mundo, participando ativamente nas suas escavações arqueológicas, nunca abandonando contudo a escrita, nem deixando passar em claro a magnífica fonte de conhecimentos e inspiração que estas representavam.
Autora de cerca de 300 obras (entre romances de mistério, poesia, peças para rádio e teatro, contos, documentários, uma autobiografia e seis romances publicados sob o pseudónimo de Mary Westmacott). E foi considerada a Melhor Autora de Livros Policiais do Século XX e os livros protagonizados por Hercule Poirot a Melhor Série Policial do mesmo século.
«Pouco depois das doze batidas da meia-noite, um nevão obriga o Expresso do Oriente a parar. Para aquela época do ano, o luxuoso comboio estava surpreendentemente cheio de passageiros. Só que pela manhã havia, vivo, um passageiro a menos. Um homem de negócios americano jazia no seu compartimento, apunhalado até à morte.
Poirot aceita o caso, aparentemente fácil, que acaba por se revelar um dos mais surpreendentes de toda a sua carreira. É que existem pistas (muitas!), existem suspeitos (muitos!), sendo que todos eles estão circunscritos ao universo dos passageiros da carruagem. Para ajudar às investigações, o morto é reconhecido como sendo o autor de um dos crimes mais hediondos do século. Com a tensão a aumentar perigosamente, Poirot acaba por esclarecer o caso…de uma maneira a todos os títulos surpreendente!».
Junho 2019


A Sibila

BESSA-LUÍS, Agustina nasceu em Vila Meã, Amarante, a 15 de outubro de 1922. A sua infância e adolescência são passadas nesta região, cuja ambiência marcará fortemente a obra da escritora. Estreou-se como romancista em 1948, com a novela Mundo Fechado.
É em 1954, com o romance A Sibila, que Agustina Bessa-Luís se impõe como uma das vozes mais importantes da ficção portuguesa contemporânea.
Agustina Bessa-Luís foi distinguida com os prémios Vergílio Ferreira 2004, atribuído pela Universidade de Évora, pela sua carreira como ficcionista, e o Prémio Camões 2004, o mais alto galardão das letras em português. 
Morreu dia 3 de junho de 2019, com 96 anos.
«No norte de Portugal, em finais do século XIX, na propriedade da Vessada, há já muito tempo que são as mulheres que, perante a indolência e os sonhos de evasão que os homens alimentam, asseguram como podem a gestão da propriedade. Quina era uma adolescente franzina e inculta, que desde cedo participava nos trabalhos do campo ao lado dos trabalhadores. Com a morte do pai, com a propriedade quase em abandono, Quina passa a ter que ter uma ainda maior responsabilidade na administração da mesma. Graças ao seu esforço a todos os níveis, começa a acumular de novo a riqueza que seu pai desperdiçara, o que lhe vale a admiração da sociedade. Quina era uma pessoa lúcida, astuta e sempre em demandas, o que faz com que esta se torne conhecida por Sibila…»

O romance A Sibila foi concluído no dia 16 de janeiro de 1953 e logo depois apresentado ao Prémio de romance Delfim Guimarães, instituído pela Guimarães Editores, que lhe foi atribuído. Foi publicado pela primeira vez, logo depois, em 1954, há 55 anos. Esta edição fixa o texto definitivo da obra. É o livro mais famoso da autora, traduzido em várias línguas.



Maio 2019


Cortei as Tranças

MOTA, António nasceu no concelho de Baião, em 1957.Em 1979 publicou o seu primeiro livro, intitulado A Aldeia das Flores. É um dos autores mais lidos e premiados da literatura infantojuvenil portuguesa, tendo cerca de noventa títulos publicados, e a sua vasta obra foi, em grande parte, selecionada pelo Plano Nacional de Leitura. Recebeu vários prémios. Em 2008, foi agraciado pela Presidência da República com a Ordem da Instrução Pública.
Em 2014, foi nomeado para o prémio ALMA por ser «um dos mais prolíficos escritores portugueses para a infância e juventude» e por a sua obra ter «a singular qualidade de ser ao mesmo tempo intemporal e universal». No Meio do Nada é o seu primeiro livro para adultos, publicado quando se comemoram os 40 anos de uma carreira literária a semear histórias que alimentaram a imaginação de milhares de leitores.
«Tudo decorria com normalidade na vida da protagonista desta história. Não era muito boa aluna, chegava muitas vezes atrasada à primeira aula apesar de morar em frente à escola e normalmente via-se envolvida em confusões pelas quais não era responsável. Mas até se considerava uma felizarda. Até ao dia em que tudo muda: perde a mãe, corta as tranças, arranja um emprego, tem de ficar e parecer mais adulta, mais responsável.»



Abril 2019


Vento Suão

FARIA, Rosa Lobato nasceu em Lisboa em abril de 1932 e faleceu a 2 de fevereiro de 2010. Poetisa e romancista, o essencial da sua poesia está reunido no volume Poemas Escolhidos e Dispersos, de 1997. O seu primeiro romance, O Pranto de Lúcifer, veio a público em 1995. Foi também autora de diversos livros infantis. Está traduzida em Espanha, França e Alemanha e representada em várias coletâneas de contos, em Portugal e no estrangeiro. Foi também conhecida do grande público como atriz de televisão e cinema.
Em 2000, obteve o Prémio Máxima de Literatura. Quando faleceu, a 2 de Fevereiro de 2010, Rosa Lobato de Faria deixou inacabado este Vento Suão.
«Aqui fica, pois, este Vento Suão tal e qual como Rosa Lobato de Faria o deixou. E como derradeira homenagem a uma escritora cuja obra teve como eixos fundamentais, nas palavras de Eugénio Lisboa, "a força da vida, o conhecimento profundo da realidade e do meio em que se agitam os seus fantoches ficcionais, o domínio das minúcias, o fôlego narrativo, a irrupção imparável de um vento negro de violência que impõe uma aura de tragédia intemporal ao que parece quase inócuo." (Eugénio Lisboa)»


Março  2019


Amor de Perdição

CASTELO-BRANCO, Camilo, nasceu em Lisboa a 16 de Março de 1825 e faleceu em  Vila Nova de FamalicãoSão Miguel de Seide a 1 de Junho de 1890) foi um escritor português, romancistacronistacríticodramaturgohistoriadorpoeta e tradutor. Foi ainda o 1.º Visconde de Correia Botelhotítulo concedido pelo rei D. Luís. Foi um dos escritores mais prolíferos e marcantes da literatura portuguesa.
«Uma novela passional em que os personagens seguem cegamente os impulsos do coração, numa atmosfera dramática concluída por um trágico final. Inspirado nas próprias desventuras amorosas do autor e pela peça de Shakespeare, Romeu e Julieta, Camilo Castelo Branco escreveu o seu romance mais famoso. Obra emblemática do Romantismo português, conta-nos a história de Simão Botelho e Teresa de Albuquerque, dois jovens que pertencem a famílias distintas de Viseu. Entre ambos nasce um amor que são obrigados a calar, pois as suas famílias são rivais e tudo farão para os separar. Mas os amantes acabarão por mostrar através do mais dramático dos atos, que nada, nunca, destruirá o sentimento que os une.»


Fevereiro 2019


Frei Luís de Sousa

GARRETT, João Baptista da Silva Leitão de Almeida, (mais tarde 1.º Visconde de Almeida Garrett; nasceu no Porto a 4 de fevereiro de 1799. Foi um escritor e dramaturgo romântico, orador, par do reino, ministro e secretário de estado honorário português. Grande impulsionador do Teatro em Portugal, uma das maiores figuras do Romantismo português, foi ele quem propôs a edificação do Teatro Nacional de D. Maria II e a criação do Conservatório de Arte Dramática)
«É uma peça de teatro escrita por Almeida Garrett baseada na vida do frade Manuel de Sousa Coutinho, conhecido por Frei Luís de Sousa e da sua esposa, D. Madalena de Vilhena, tendo como cenário a resistência à ocupação filipina e o mito de D. Sebastião.»


Janeiro 2019


O Mistério do Caso de Campolide
FLORESFrancisco Moita (Nasceu em Moura. Foi inspetor da Polícia Judiciária e pertenceu a brigadas de furto qualificado, assalto à mão armada e homicídios. Participou no programa da SIC Casos de Polícia. Dirigiu a equipa que identificou e trasladou os mortos do cemitério da Aldeia da Luz, numa destacada operação científica. É reconhecido do público pela sua obra literária e pelo seu trabalho como dramaturgo para televisão, cinema e teatro. Tem uma vasta obra publicada e produzida. Foi o autor escolhido para participar na atividade “Um escritor na escola” neste ano letivo de 2018/2019.
«Um promissor político morre misteriosamente. Terá sido assassinado? Uma história fascinante de intriga política, amores impossíveis e poderes ocultos.»

Comentários